• Carregando...
Os aprovados ingressarão no IME para uma graduação de cinco anos como militar e aluno
Os aprovados ingressarão no IME para uma graduação de cinco anos como militar e aluno| Foto: Felipe Barra/Ministério da Defesa

O Instituto Militar de Engenharia (IME), órgão do Exército Brasileiro, abriu dois concursos que somam 98 vagas para ingresso no Curso de Formação e Graduação de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares, sendo o quadro da ativa (CFG/Ativa) destinado a candidatos que desejam seguir carreira militar e o quadro da reserva de 2ª classe (CFG/Reserva) destinado aos candidatos que não desejam seguir a carreira militar, sendo civis com a graduação fornecida pelo IME.

De acordo com os editais de abertura (acesse aqui), o acesso ao curso exige o nível médio de escolaridade (ou equivalente), no máximo 22 anos de idade para o quadro da ativa e 21 anos para o quadro da reserva, além de altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

As inscrições serão recebidas de 30 de junho a 17 de agosto de 2021 no site do Instituto Militar de Engenharia (IME), com taxa de participação no valor de R$ 100,00 para todos os cargos.

Etapas do concurso

Os candidatos serão avaliados através de seleção intelectual idêntica para ambos os concursos (CFG/Ativa e CFG/Reserva), sendo aplicada em duas fases nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vila Velha (ES).

A primeira fase do exame intelectual (EI) será no dia 3 de outubro de 2021 composta por uma prova objetiva de caráter eliminatório com quarenta questões de múltipla escolha das matérias de matemática, física e química. Já a segunda fase será a prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório nos dias 25, 26, 27 e 28 de outubro de 2021, com questões dissertativas de matemática, física, química, português, inglês e redação.

Os classificados nas provas escritas serão convocados para inspeção de saúde (IS), exame de aptidão física (EAF), avaliação psicológica (Avl Psc) e procedimento de heteroidentificação (PH), etapas sucessivas de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas as fases anteriores ingressarão no Instituto Militar de Engenharia, sediado no Rio de Janeiro, na condição de militar e aluno do Curso de Formação e Graduação (CFOR/IME), com duração de cinco anos e currículo estruturado para atender à graduação em engenharia militar e à formação do oficial da ativa e da reserva. Durante o curso os alunos receberão o soldo inicial de R$ 1.334,00, além de fardamento, alimentação, alojamento, assistência médica, dentária e psicológica.

Quando o candidato disputar uma das vagas da ativa militar (CFG/Ativa), ao término do curso o aluno será incluído no quadro de engenheiros militares (QEM), com posterior ascensão aos graus hierárquicos superiores através de promoção, podendo chegar até o posto de General de Divisão.

Já o candidato que disputar uma das vagas da reserva militar (CFG/Reserva), ao término do primeiro ano o aluno será declarado aspirante-a-oficial da reserva do Quadro de Material Bélico, sendo que nos quatro anos restantes prosseguirá no curso na situação jurídica de civil. Ao final da graduação o aluno fará parte do quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe do QEM.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo o país |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]