• Carregando...
O cargo de terceiro-secretário do Ministério de Relações Exteriores exige o nível superior em qualquer área de formação. (Foto: André Brito/Wikimedia Commons)
O cargo de terceiro-secretário do Ministério de Relações Exteriores exige o nível superior em qualquer área de formação. (Foto: André Brito/Wikimedia Commons)| Foto:

Para aqueles que desejam ingressar na carreira diplomática, chegou o momento de acelerar os estudos. Já está publicado no Diário Oficial da União o regulamento (acesse aqui) do próximo concurso para o cargo de terceiro-secretário do Ministério de Relações Exteriores (MRE). O salário inicial é de R$ 18 mil.

De acordo com o regulamento, o concurso terá 26 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para ingresso no Itamaraty. A seleção será feita em três fases de avaliação. Na primeira, haverá aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.

LEIA TAMBÉM: Ministério Planejamento autoriza concurso da área de apoio da AGU.

Na segunda fase, os candidatos farão provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa e de língua inglesa. Nesta etapa, serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas.

Já na terceira fase haverá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, de história do Brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. Também será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas da terceira fase.

LEIA TAMBÉM: Estados do Nordeste somam mais de 2,8 mil vagas abertas em concursos.

Outra informação importante divulgada pelo Itamaraty é quanto a primeira fase do concurso. O prazo de realização da primeira prova será reduzido para 45 dias em relação à data de publicação do edital do concurso. Isso significa que entre o edital e a primeira fase os candidatos terão apenas 45 dias para estudar todo o programa, por isso a importância de antecipar a preparação.

Último Concurso

O último concurso para a carreira diplomática teve edital publicado em 14 de junho de 2017 (acesse aqui) e ofereceu 30 vagas com remuneração inicial no Brasil de R$ 16.935,40 (valor bruto). A organização do certame ficou sob a responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe.

A seleção teve 5.939 candidatos inscritos, o que resultou em cerca de 198 candidatos por vaga. Para ingresso no cargo foi exigido, entre outros requisitos básicos listados no edital de abertura, nível superior em qualquer área de formação.

BAIXE: E-book gratuito ensina como começar a estudar para concursos públicos.

O concurso também teve três fases, além do curso de formação no Instituto Rio Branco. A primeira fase foi composta de uma prova objetiva, com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público. A segunda fase foi composta de uma prova escrita de língua portuguesa e de língua inglesa. Já a terceira fase teve prova escrita com as matérias de história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]