• Carregando...
A expectativa é que o edital de abertura seja publicado ainda em 2022
A expectativa é que o edital de abertura seja publicado ainda em 2022| Foto: Divulgação/PCDF

Foi publicado nesta sexta-feira (27) o regulamento do próximo concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), edital que terá a oferta de 150 vagas para o ingresso na carreira de delegado de polícia, sendo 50 imediatas e 100 para a formação de um cadastro de reserva. O cargo tem vencimento inicial de R$ 18.177,32 e exige o diploma de bacharelado em Direito, habilitação (CNH) na categoria B ou superior e três anos de prática jurídica ou atividade policial.

Segundo o documento disponibilizado no Diário Oficial do Distrito Federal (confira aqui), o concurso terá as seguintes fases, sucessivas e sequenciais:

(1) Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório, contendo questões das matérias de Direito Administrativo e Legislação Complementar, Direito Constitucional e Legislação Complementar, Direito Civil e Empresarial e Legislação Complementar, Direito Penal e Legislação Complementar, Direito Tributário e Legislação Complementar, Direito Processual Civil e Legislação Complementar, Direito Processual Penal e Legislação Complementar, Direito Ambiental e Legislação Complementar, além de conhecimento teórico e prático sobre assuntos afetos ao serviço de polícia judiciária, organização geopolítica do Distrito Federal e sobre a organização e manutenção da Polícia Civil do Distrito Federal.
(2) Prova discursiva de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões dissertativas e da elaboração de uma peça relativa à atividade de polícia judiciária.
(3) Prova oral classificatória e eliminatória que avaliará a argumentação e o conhecimento do candidato quanto às disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.
(4) Avaliação biopsicossocial para os candidatos que concorrerem às vagas reservadas às pessoas com deficiência, exames biométricos e avaliação médica, prova de capacidade física (teste de corrida de doze minutos, teste de barra fixa, teste de flexão abdominal, teste de natação e corrida de ir e vir - shuttle run), investigação social, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa, etapas sucessivas de caráter somente eliminatório.
(5) Curso de formação profissional a ser realizado pela Escola Superior de Polícia Civil, durante o qual serão ministradas provas práticas de adestramento técnico regradas por edital. O curso terá duração e frequência mínima obrigatórias a serem estabelecidas no projeto de curso, podendo, inclusive, se estender aos sábados, domingos, feriados e ao horário noturno.
(6) Prova de títulos de caráter apenas classificatório, ocasião em que haverá pontuação pela apresentação de diplomas de doutorado, mestrado, pós-graduação lato sensu, cursos de aperfeiçoamento reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura com carga horária mínima de 120 horas e, também, obras e artigos científicos publicados.

Com o regulamento publicado, as próximas etapas preparatórias serão a contratação de uma empresa ou entidade especializada em testes seletivos e a publicação do edital de abertura da seleção.

Último concurso

O último edital para ingresso no cargo de delegado da PCDF foi publicado pela Fundação Universa em 30 de dezembro de 2014 (acesse aqui) com a oferta de cem vagas imediatas e mais cem para formação de cadastro de reserva.

Na ocasião os inscritos foram avaliados em Brasília através de prova objetiva com duzentas questões das matérias de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil e Empresarial, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário e Direito Ambiental, além de prova discursiva de conhecimentos jurídicos, composta de três questões dissertativas e da elaboração de uma peça prático-profissional relativa à atividade de polícia judiciária.

Os classificados nas provas escritas foram convocados para perícia nos candidatos com deficiência, exames biométricos, avaliação médica, prova de capacidade física, sindicância de vida pregressa, investigação social e avaliação psicológica, etapas sucessivas de caráter eliminatório. Houve, também, posterior prova oral e avaliação de títulos. A última etapa do concurso foi o curso de formação profissional com 406 horas, de caráter eliminatório e classificatório, realizado na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal sob responsabilidade da Fundação Universa.

Veja aqui os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]