• Carregando...
A expectativa é que os editais sejam publicados ainda em 2021
A expectativa é que os editais sejam publicados ainda em 2021| Foto: Ascom/PC-PB

Uma excelente notícia para quem deseja ingressar na carreira policial. Pelo menos nove estados - Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins - estão organizando concursos para as carreiras da polícia civil, com a expectativa que os editais sejam publicados ainda este ano. Veja abaixo os detalhes de cada seleção.

LEIA TAMBÉM - PEC Emergencial: o que muda nos concursos públicos?

1 - Polícia Civil de Alagoas

De acordo com o despacho n.º 1.418/2021 da Seplag, publicado no DOE de 05 de abril de 2021, o concurso será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) e terá 500 vagas nos cargos de agente, escrivão e delegado.

O último edital da PC-AL também foi publicado pelo CESPE/UnB (atual CEBRASPE) em 24 de agosto de 2012 (acesse aqui) com 400 vagas distribuídas nos cargos de agente (240), escrivão (40) e delegado (120). Os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, prova discursiva, prova de capacidade física, prova prática de digitação (para escrivão), avaliação psicológica, avaliação de títulos (para delegado), investigação social e de conduta pessoal, exames médicos e o curso de formação profissional.

2 - Polícia Civil do Ceará

O concurso terá 500 vagas nos cargos de escrivão (100) e inspetor de polícia (400), e será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) de acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado no DOE de 31 de março de 2021.

O último edital da PC-CE foi publicado pela Fundação Vunesp (três editais, sendo um para cada cargo) em 19 de setembro de 2014 (acesse aqui) com oferta de 763 vagas, sendo 168 para delegado, 259 para inspetor e 336 para escrivão. Todos os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, prova discursiva (para delegado), curso de formação e treinamento profissional, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova prática de digitação (para escrivão), exame de capacidade física (para delegado e inspetor), avaliação psicológica, avaliação de títulos (para delegado), exames toxicológicos e avaliação médica pré-admissional.

3 - Polícia Civil do Mato Grosso do Sul

O concurso foi autorizado pelo Decreto n.º 15.626 publicado no DOE de 3 de março de 2021 e terá 250 vagas nos cargos de Perito Papiloscopista (38), Agente de Polícia Científica (100) e Perito Oficial Forense, sendo este nas funções de Perito Criminal (67) e de Perito Médico-Legista (45). Com o concurso autorizado e as comissões internas formadas, a próxima etapa será a contratação de uma instituição organizadora para a seleção.

O último edital da PC-MS para os mesmos cargos foi publicado pelo governo do em 30 de agosto de 2013 (acesse aqui) com a oferta de 256 vagas nos cargos de perito criminal (nas áreas de Engenharia Ambiental, Farmácia, Química, Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Ciências Biológicas), escrivão de polícia, investigador de polícia e perito papiloscopista. Os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, prova de títulos, avaliação psicológica (exame psicotécnico), avaliação médico-odontológica, prova de aptidão física, investigação social e o curso de formação policial.

4 - Polícia Civil da Paraíba

A comissão interna do concurso já está formada desde 20 de março de 2021, sendo que o edital terá 1.400 vagas nos cargos delegado (120), escrivão (515), perito médico-legal (50), técnico em perícia (68), necrotomista (65), agente de investigação (400), perito oficial criminal (77), perito químico legal (35), papiloscopista (60) e perito odonto-legal (10).

O último edital da PC-PB foi publicado pelo CESPE/UnB (atual CEBRASPE) em 30 de setembro 2008 (acesse aqui) com a oferta de 1.162 vagas nos cargos de delegado, perito oficial criminal (nas áreas de Ciências Contábeis, Engenharia, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Geologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, Química, Química Industrial, Medicina Veterinária, Geografia, Ecologia, Física, Farmácia e Psicologia), perito oficial químico legal (nas áreas de Química, Química Industrial, Farmácia e Bioquímica, Farmácia e Farmácia Industrial), perito oficial médico-legal, perito oficial odonto-legal, agente de investigação, escrivão de polícia, papiloscopista, técnico em perícia, necrotomista e motorista policial. Os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, prova discursiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, prova prática de digitação (para escrivão), avaliação de títulos (para delegado, perito, agente de investigação e escrivão), investigação social e o curso de formação policial.

5 - Polícia Civil do Rio de Janeiro

O concurso foi autorizado em 05 de novembro de 2020 com a oferta de 864 vagas nos cargos de delegado, perito legista, inspetor de polícia, investigador policial, técnico policial de necropsia, auxiliar policial de necropsia e perito criminal. No entanto, o Decreto n.º 47.117/2020 reduziu para 73 as vagas imediatas, seguindo as regras do regime de recuperação fiscal que o estado está enfrentando.

Os últimos editais da PC-RJ foram publicados em anos distintos, um documento para cada cargo em disputa, sendo para perito criminal em 09 de julho de 2013 (acesse aqui), para delegado em 27 de agosto de 2012 (acesse aqui), para inspetor em 16 de fevereiro de 2012 (acesse aqui), para perito legista em 31 de maio de 2011 (acesse aqui), para técnico de necropsia em 21 de janeiro de 2009 (acesse aqui), para investigador em 16 de novembro de 2005 (acesse aqui) e para auxiliar de necropsia em 22 de abril de 2002 (acesse aqui).

6 - Polícia Civil de Rondônia

O concurso já está autorizado pelo governador desde 10 de dezembro de 2020 e terá a oferta de 379 vagas nos cargos de delegado (10), médico legista (10), agente de polícia (175), escrivão (120), papiloscopista (50) e técnico em necropsia (14).

O último edital da PC-RO foi publicado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) em 31 de março de 2014 (acesse aqui) com 157 vagas distribuídas nos cargos de delegado, perito criminal, agente de polícia, escrivão, datiloscopista, técnico de necropsia, agente de criminalística e técnico de laboratório. Os candidatos de nível superior foram avaliados através de prova objetiva, prova discursiva, teste de aptidão física, prova de títulos, prova oral e curso de formação profissional. Já para os cargos de nível médio houve prova objetiva, redação, teste de capacidade física, prova prática de digitação (somente para escrivão) e o curso de formação profissional.

7 - Polícia Civil de Roraima

A composição da comissão do concurso foi publicada no DOE em 28 de dezembro de 2020. Ainda não há definição quanto aos cargos em disputa e o quantitativo de vagas, mas espera-se que sejam as mesmas condições ofertadas na seleção de 2018 que foi cancelada por problemas orçamentários.

O último edital da PC-RR foi publicado pela Fundação Vunesp em 18 de agosto de 2018 (acesse aqui) com 330 vagas distribuídas nos cargos de delegado, médico legista, odonto-legista, perito criminal, escrivão de polícia, agente de polícia, papiloscopista, auxiliar de perito e auxiliar de necropsia. No entanto, devido à crise financeira enfrentada pelo governo de Roraima, o concurso foi cancelado em 14 de fevereiro de 2019, inclusive com a devolução das inscrições recebidas. Se o concurso não tivesse sido cancelado os candidatos seriam avaliados mediante prova objetiva, prova discursiva (para o nível superior), avaliação psicológica, exames médicos, prova de capacidade física (para delegado e agente), prova oral (para delegado), prova de títulos (para delegado, médico legista, odonto-legista e perito criminal), investigação relativa aos aspectos moral e social e, por fim, o curso de formação profissional.

8 - Polícia Civil do Sergipe

O concurso está autorizado desde 02 de setembro de 2020 e terá a oferta de 60 vagas nos cargos de agente (50) e escrivão (10). A organizadora será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição escolhida por inexigibilidade de licitação.

O último edital para os cargos de agente e escrivão da PC-SE foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) em 25 de setembro de 2014 (acesse aqui) com a oferta de 100 vagas para agente de polícia e 20 para escrivão. Os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, exame psicotécnico, teste de aptidão física, curso técnico-profissional e prova de títulos.

9 - Polícia Civil do Tocantins

O concurso foi autorizado em 3 de março de 2021 pelo governador Mauro Carlesse durante a cerimônia de nomeação dos último aprovados no concurso da PC-TO de 2014, solenidade transmitida ao vivo pelo Youtube (veja o vídeo). Embora o edital esteja autorizado, ainda não há definição dos cargos que estarão em disputa e do quantitativo de vagas.

Os últimos editais da PC-TO foram publicados pela Fundação Aroeira em 08 de março de 2014, sendo o primeiro (acesse aqui) com 230 vagas distribuídas nos cargos de agente, escrivão, papiloscopista e agente de necrotomia. Já o segundo edital (acesse aqui) ofertou 97 vagas para o cargo de delegado e o terceiro (acesse aqui) abriu 65 vagas nas funções de medico legista e perito criminal. Todos os candidatos foram avaliados através de prova objetiva, prova discursiva (para delegado), exames médicos, teste de aptidão física (exceto para médico legista), exame psicológico, avaliação de títulos (para delegado, medico legista e perito) e o curso de formação profissional.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]