• Carregando...
O compromisso do governador do estado e do secretário da Segurança Pública é que o edital seja publicado com mais de 1 mil vagas para soldado. (Foto: Divulgação/PMSC)
O compromisso do governador do estado e do secretário da Segurança Pública é que o edital seja publicado com mais de 1 mil vagas para soldado. (Foto: Divulgação/PMSC)| Foto:

Para quem deseja ingressar na Polícia Militar de Santa Catarina chegou a hora de começar a preparação. O governador do estado Carlos Moisés da Silva, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar e atual secretário da Segurança Pública coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, anunciou nas redes sociais do governo a abertura de concurso com a oferta de mais de 1 mil vagas para ingresso na carreira de soldado da Polícia Militar.

VEJA TAMBÉM: São Paulo tem 64 concursos abertos e quase 2 mil vagas em disputa

Durante o anúncio, o governador afirmou que “o ingresso de novos soldados fortalece o efetivo da PM e a nossa segurança pública como um todo”. Conforme publicação no site da Policia Militar, o edital será conduzido pelo departamento jurídico da corporação. Veja abaixo o vídeo oficial do lançamento do concurso.

Com o concurso autorizado, o órgão terá pela frente a tarefa de definir o número de vagas, elaborar o edital e contratar uma instituição organizadora para auxiliar nos trabalhos da comissão do concurso, principalmente na aplicação das provas escritas.

Último concurso

A organização do último concurso para soldado da Polícia Militar em Santa Catarina ficou por conta do IOBV (Instituto O Barriga Verde) e teve edital publicado em 23 de fevereiro de 2015 (baixe aqui). Na ocasião, foram ofertadas 658 vagas de soldado no Quadro de Praças Policiais Militares, sendo 619 para homens e 39 para mulheres. Entre os requisitos exigidos para o ingresso no cargo constava a idade máxima de 30 anos até o último dia de inscrição no concurso público, a exigência da carteira nacional de habilitação (CNH), o curso de nível superior em qualquer área de formação e, ainda, a altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m para candidatas do sexo feminino.

Na ocasião da inscrição, o candidato pode optar por fazer a prova teórica nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste ou Tubarão. Após aprovado na prova teórica, as demais fases puderam ser realizadas nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville ou Lages, conforme escolha do candidato no momento da inscrição.

VEJA TAMBÉM: Curitiba lança concurso para procurador e mais 9 cargos de nível médio e superior

No concurso, os candidatos fizeram a prova teórica, exame de avaliação de saúde, exame de avaliação física, exame de avaliação psicológica, entrega do questionário de investigação social (QIS), além da entrega de documentos e exames toxicológicos. A prova teórica aconteceu em 19/04/2015, apenas 55 dias após a publicação do edital, e contou com 50 questões de múltipla escolha das matérias de Noções de Direito (Constitucional, Penal e Processual Penal), Noções de Legislação Institucional, Língua Portuguesa e Noções de Informática.

Após a aprovação em todas as etapas do concurso, a investidura no serviço público aconteceu com a matrícula no Curso de Formação de Soldado (CFSd), com duração aproximada de 8 meses e vencimento a partir do primeiro mês do curso de formação no valor de R$ 4.143,87, recebidos a título de indenização de ensino no cargo de Soldado PM 3ª Classe (Aluno-Soldado PM).

BAIXE: E-book gratuito ensina como começar a estudar para concursos públicos.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]