• Carregando...
A previsão é que o edital de abertura seja publicado em maio
A previsão é que o edital de abertura seja publicado em maio| Foto: Thiago Gomes/Agência Pará

Já está contratada a organizadora que será responsável pelo próximo concurso da Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE), seleção que terá a oferta de dez para ingresso na classe inicial da carreira de Procurador do Estado, cargo que exige graduação em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com as informações veiculadas pela agência de notícias do governo estadual, a responsabilidade pelo certame será do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O edital está previsto para ser publicado em maio, com provas aplicadas em Belém, Marabá e Santarém até o final do ano.

Último concurso

O último edital para ingresso na carreira de Procurador do Estado do Pará foi publicado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 10 de julho de 2015 (acesse aqui) com a oferta de 20 vagas que, na época, tinham vencimento inicial de R$ 8.076,40, acrescido de gratificações e outras vantagens previstas em lei.

Na ocasião, os inscritos foram avaliados em Belém, Santarém e Marabá através de prova objetiva de múltipla escolha com oitenta questões das matérias de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Comercial e do Consumidor, Direito Agrário, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Ambiental e Minerário, Direito Financeiro, Direito Processual e Material do Trabalho.

LEIA TAMBÉM: DPE-MT define banca do concurso para defensor público

A segunda fase do concurso foi composta de duas provas escritas de natureza prática para a elaboração, pelo candidato, de peças forenses adequadas à solução de problemas hipotéticos que foram propostos. Já a terceira fase teve duas provas discursivas, sendo a primeira com questões de Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Processual Civil, e a segunda com questões de Direito Financeiro, Material e Processual do Trabalho, Ambiental e Minerário, Agrário e Civil.

Os candidatos aprovados nas etapas anteriores foram convocados para a avaliação de títulos, quarta e última fase do concurso, de caráter apenas classificatório.

Veja os concursos com inscrições abertas em todo Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]