• Carregando...
106 mil candidatos farão provas em Curitiba e região metropolitana neste domingo
106 mil candidatos farão provas em Curitiba e região metropolitana neste domingo| Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Neste domingo (21) acontece a primeira etapa do concurso da Polícia Civil do Paraná, com início às 13h30min e duração de cinco horas. A confirmação da prova aconteceu na noite desta sexta-feira quando a justiça paranaense negou o último pedido liminar para suspensão da avaliação devido a pandemia.

No total, 106 mil candidatos estão inscritos para prova objetiva que terá cinquenta questões de múltipla escolha, sendo cem para o cargo de delegado, além de redação (texto dissertativo-argumentativo) na mesma data apenas para investigador e papiloscopista. Os inscritos nas vagas de delegado farão também prova discursiva de conhecimentos específicos em 14 de abril de 2021, desde que classificados na primeira etapa (prova objetiva).

Ainda de acordo com o edital de abertura do concurso, os aprovados nas fases anteriores serão convocados para a prova de títulos de caráter classificatório, além de provas de higidez física, de aptidão física e exame de investigação de conduta, três etapas de caráter apenas eliminatório.

Locais de prova

Só na capital, 168 escolas, faculdades e universidades públicas e particulares foram preparados para o concurso, além de municípios da região metropolitana, o que pode deixar o trânsito complicado em toda região. De acordo com informações da prefeitura de Curitiba, houve um reforço na quantidade de ônibus que atenderão os locais de prova para minimizar os reflexos no aumento de pessoas na cidade. Veja a seguir a lista de endereços e as respectivas linhas.

Link 1 (acesse aqui) Ensalamento
Link 2 (acesse aqui) Linhas de ônibus de Curitiba
Link 3 (acesse aqui) Horários dos ônibus

Orientações de biossegurança

Para garantir a saúde dos candidatos e fiscais, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), com a aprovação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESA-PR), estabeleceu uma lista de exigências para impedir o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) no momento das provas. Veja abaixo:

1 - Comparecer ao local de prova portando lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha, os quais não poderão conter qualquer tipo de informação.
2 - Apresentar o comprovante de ensalamento (baixe aqui) juntamente com o original ou fotocópia autenticada em cartório do documento oficial de identidade com foto recente.
3 - Usar máscara corretamente (boca e nariz cobertos) para ingresso no local de prova e DURANTE todo o período de aplicação.
4 - Dispor de máscara reserva acondicionada em saco plástico transparente.
5 - Submeter-se à aferição de temperatura no portão de acesso ao local de prova, sendo proibida a entrada caso a temperatura seja igual ou maior que 37,1 graus Celsius.
6 - Submeter-se à inspeção visual das mãos se estiver usando luvas descartáveis.
7 - Dirigir-se diretamente à sala de prova após passar pelos procedimentos de liberação para entrada no prédio.
8 - Retirar a máscara somente quando solicitado pelo aplicador para identificação na entrada da sala de prova.
9 - Higienizar as mãos com álcool gel disponível em vários pontos dos locais de prova. Se desejar, poderá levar seu próprio frasco de álcool gel, desde que em embalagem transparente e sem rótulo.
10 - Em razão dos procedimentos de saúde não será permitido ao candidato alimentar-se no local de prova.
11 - O candidato deverá levar sua própria garrafa com água, devidamente abastecida e em quantidade que entender por suficiente para todo o período em que permanecer no local de prova, cujo frasco deverá ser transparente e sem rótulo.
13 - Obedecer às demarcações de distanciamento sinalizadas no chão (1,5 metros) bem como as demais orientações dos fiscais e aplicadores de prova sobre as medidas de segurança.
14 - Dirigir-se ao portão de saída e retirar-se do local de prova imediatamente após o término da prova e entrega do material ao aplicador, sob pena de ser excluído do processo seletivo.
15 - Não será permitida a entrada de acompanhante, exceto nos casos de amamentação, nem a presença de familiares nas áreas de acesso às instalações ou ao estacionamento.

Histórico do concurso

O edital de abertura do certame foi publicado em 9 de abril de 2020 com a oferta de 400 vagas em todo o estado do Paraná, sendo 300 para o cargo de investigador, 50 para delegado e 50 para papiloscopista, além da formação de cadastro de reserva. O cronograma de provas do concurso foi suspenso logo após o período de inscrições (22 de junho) em decorrência da pandemia causada pelo novo Cororavírus (Covid-19), sendo retomado em 18 de novembro com o agendamento das provas escritas, da primeira fase do concurso.

Veja os concursos com inscrições abertas no Paraná |

Deixe abaixo os seus comentários e também acompanhe as principais notícias do blog Concurseiros no Linkedin, Facebook e Instagram da blogueira Thais Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]