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O concurso oferece 114 vagas imediatas e cadastro de reserva no cargo de técnico judiciário do 1º grau de jurisdição. (Foto: Fórum de Guaratuba/Assessoria do TJPR)
O concurso oferece 114 vagas imediatas e cadastro de reserva no cargo de técnico judiciário do 1º grau de jurisdição. (Foto: Fórum de Guaratuba/Assessoria do TJPR)| Foto:

Se você é um dos 155 mil candidatos(as) do concurso para Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) então deve estar ansioso(a) com a prova discursiva que, conforme anunciamos aqui no blog Concurseiros, será aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE). E para ajudar nos seus estudos, organizamos algumas informações que podem ajudar nesta reta final de preparação.

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1 – Vinte linhas não seria muito pouco?
Um dos questionamentos dos candidatos é como fazer uma redação com apenas 20 linhas, quantidade definida no contrato celebrado entre o TJPR e o Cebraspe. Pois bem, a questão é que, analisando o edital de abertura do concurso de 18 de janeiro de 2017, a retificação de 27 de abril de 2018 e a minuta do contrato celebrado com o Cebraspe, verificamos que em nenhum local consta o termo redação. O que é mencionado é o termo questão discursiva. Veja abaixo os trechos dos documentos:

Sendo assim, de forma bem objetiva, podemos afirmar que para uma redação 30 linhas pode ser pouco espaço, mas para uma resposta discursiva seria o que costumeiramente se oferece em provas do Cebraspe.

2 – E o que seria uma questão discursiva da disciplina da Língua Portuguesa?
Seria uma questão de temas atuais em que o enfoque seria avaliar não somente o conhecimento do candidato, mas principalmente a qualidade do texto e da gramática do futuro técnico do tribunal.

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3 – Como o Cebraspe costuma propor uma questão discursiva de tema livre?
Para entender como os examinadores do Cebraspe propõem uma questão discursiva que não seja de tema específico, separamos catorze provas aplicadas entre 2016 e 2018. Note abaixo que em todas as provas há um texto (ou mais) para embasar o candidato e na sequência um ou mais questionamentos sobre o tema.

Tema: Entrada de imigrantes no Brasil (Papiloscopista da Polícia Federal de 2018) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que os fragmentos de texto apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da entrada de imigrantes no Brasil, discutindo estratégias para a prevenção de crimes e de violências envolvendo imigrantes no país, tanto na condição de agentes quanto na de vítimas. (30 linhas)

Tema: Redução da maioridade penal (Agente da Polícia Federal de 2018) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: A RESPONSABILIDADE PENAL NO BRASIL. Em seu texto, posicione-se, de forma clara e fundamentada, a respeito da redução da maioridade penal [valor: 4,00 pontos] e discuta os seguintes aspectos: proteção da criança e do adolescente pelo Estado [valor: 2,80 pontos]; redução/aumento da violência e tratamento dos adolescentes em conflito com a lei como adultos [valor: 2,80 pontos]; papel do poder público na elaboração de políticas sociais com potencial de reduzir o envolvimento de adolescentes com a violência no Brasil [valor: 2,80 pontos]. (30 linhas)

Tema: Cultura do ódio (Soldado e Oficial da Polícia Militar e dos Bombeiros de Alagoas 2017) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Tendo os textos acima como referência inicial, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A INTOLERÂNCIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS: A CULTURA DO ÓDIO. Em seu texto, discuta, por um lado, como as emoções e as crenças pessoais alimentam a cultura do ódio [valor: 19,00 pontos] e, por outro, como o conhecimento dos fatos, em detrimento da emoção e das crenças pessoais, pode contribuir para a construção de uma “sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social” [valor: 19,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Entrada de imigrantes no Brasil (Assistente Portuário da EMAP de 2018) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A IMIGRAÇÃO DE POPULAÇÕES LATINO-AMERICANAS PARA O NORTE DO BRASIL. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: causas da imigração e expectativas dos imigrantes ao buscar outro país [valor: 19,00 pontos]; os impactos da imigração para a população dos locais que recebem os imigrantes [valor: 19,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Prestação de serviço público de qualidade (Analista do Superior Tribunal de Justiça de 2018) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da busca pela excelência na prestação dos serviços públicos que responda aos seguintes questionamentos: Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos? [valor: 20,00 pontos] Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade? [valor: 18,00 pontos] (30 linhas)

Tema: Migrações/Xenofobia (Analista do TRE Pernambuco de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Tendo as informações precedentes como referência inicial, elabore um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: CORRENTES MIGRATÓRIAS ATUAIS: QUESTÃO POLÍTICA, DRAMA HUMANO. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: causas diversas das migrações [valor: 4,50 pontos]; comunidade internacional frente à questão da migração [valor: 3,00 pontos]; relação entre as políticas restritivas à migração e manifestações de xenofobia [valor: 2,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Uso e tráfico de drogas (Auxiliar Técnico do TCE Pará de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: UM GRANDE DESAFIO: A CIVILIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA FRENTE ÀS DROGAS ILÍCITAS. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: drogas ilícitas e crime organizado global [valor: 3,50 pontos]; relação entre tráfico de drogas e violência [valor: 3,00 pontos]; alternativas à denominada guerra às drogas [valor: 3,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Terrorismo (Auditor de Controle Externo do TCE Pará de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A CIVILIZAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: O TERRORISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: intolerância como uma das motivações das ações terroristas [valor: 3,00 pontos]; instrumentos para o combate ao terrorismo [valor: 3,50 pontos]; democracia como meio de contenção das práticas terroristas [valor: 3,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Sustentabilidade (Auditor de Controle Externo do TCE Pará de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: AGENDA PARA A HUMANIDADE: O IMPERATIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: a amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável [valor: 3,00 pontos]; o futuro das sociedades e do planeta como consequência das decisões e das atitudes do presente [valor: 3,00 pontos]; a sustentabilidade aplicada à gestão municipal [valor: 3,50 pontos]. (30 linhas)

Tema: Tecnologia nociva (Secretaria de Educação do DF de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ENTRE A EXPANSÃO TECNOLÓGICA E A INSTABILIDADE EMOCIONAL. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes tópicos: A contínua revolução técnico-científica e seu impacto na vida cotidiana [valor: 13,00 pontos]; Tecnologias digitais e a crescente exposição da individualidade [valor: 12,50 pontos]; Alternativas possíveis para o enfrentamento dos problemas emocionais suscitados pela vida moderna [valor: 12,50 pontos]. (30 linhas)

Tema: Mudanças climáticas (Secretaria de Educação do DF de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UM APELO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL À SENSATEZ. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: mudanças climáticas e suas consequências para a natureza e para a população mundial [valor: 14,00 pontos]; papel da Organização das Nações Unidas junto à comunidade internacional para o enfrentamento da questão ambiental [valor: 12,00 pontos]; influência dos EUA em ações que visem conter o aumento da temperatura do planeta [valor: 12,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Urbanização (Agente e Escrivão da Polícia Civil de Pernambuco de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E DESAFIOS. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: problemas da administração pública que dificultam a ocupação urbana ordenada [valor: 6,50 pontos]; alternativas para enfrentar os problemas de mobilidade nas grandes metrópoles [valor: 6,50 pontos]; desafios para a defesa social resultantes do crescimento desordenado das cidades [valor: 6,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Crimes de guerra (Polícia Civil de Pernambuco de 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: ATAQUES DIRETOS E INTENCIONAIS A HOSPITAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: CRIMES DE GUERRA. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos: guerra civil na Síria: símbolo de um mundo em ebulição [valor: 6,50 pontos]; ataques a hospitais e as diversas faces do terrorismo [valor: 6,50 pontos]; ação internacional no combate aos crimes de guerra [valor: 6,00 pontos]. (30 linhas)

Tema: Coréia do Norte/Armas Nucleares (FUB 2016) Acesse na prova (baixe aqui) os textos que auxiliam na resposta.
Questionamento: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: IMPLICAÇÕES POTENCIAIS DO USO DE ARMAS NUCLEARES. Ao elaborar seu texto, atenda ao que é solicitado nos tópicos 1 e 2 a seguir e responda ao questionamento apresentado no tópico 3. Discorra sobre os impactos das armas nucleares para a paz mundial [valor: 6,00 pontos]; A ditadura norte-coreana e sua capacidade nuclear [valor: 7,00 pontos]; Como a comunidade internacional deve atuar para limitar e controlar o uso de armas nucleares [valor: 6,00 pontos]? (30 linhas)

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4 – E como construir uma resposta discursiva dentro dos padrões exigidos?
Convidamos a professora Daniela Tatarin (foto) para elencar dez dicas de redação para concursos públicos que podem ser utilizadas como preparação para a prova de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do estado do Paraná. Leia abaixo e veja o que pensa a especialista em redação e língua portuguesa para concursos.

(Foto: Arquivo/Gazeta do Povo)

Dica 1:  Seja um bom leitor e diversifique suas fontes de informação.
Ser informado é exigência básica para poder escrever, afinal, não se pode discorrer sobre o que não se conhece. Durante o período de preparo para uma prova, é importante buscar diferentes fontes de informação, para que o pensamento crítico possa ser exercitado. Explico – quando você tem diferentes fontes, consegue estabelecer relações entre elas, produzir o que se chama inferência, e assim construir o próprio posicionamento.

Dica 2: Saiba reconhecer o gênero dissertativo.
Um fator que ainda derruba muitos concorrentes é o desconhecimento quanto ao gênero textual cobrado na prova. O que se pede, na maioria dos certames, é a dissertação. É importante saber que dissertar é falar sobre algo, emitindo, mesmo que de maneira mais comedida, juízo de valor. Logo, a dissertação deve, sim, expor posicionamento e justificativas sobre o tema.

Dica 3: Conheça a banca.
Uma boa pedida é buscar por provas anteriores, elaboradas pela banca. Assim, conhece-se a linguagem utilizada, algo que ajuda – e muito – na hora de se preparar. Também é possível reconhecer o estilo de elaboração das propostas e seleção de temas, especialmente as focadas na atualidade.

Dica 4: Fuja do senso comum.
O senso comum se amplia todos os dias. São as considerações pautadas naquilo que a maioria reproduz, sem reflexão ou comprovação. Uma forma de evitar fazer parte “dessa massa” é sendo questionador. E não aceitar o “porque sim”.

Dica 5: Seja organizado e planeje sua redação.
Não se faz uma boa redação no atropelo. A partir do entendimento do tema, fruto de leitura atenta da proposta, organize o texto da seguinte forma: a Introdução deve apresentar o assunto, logo, torna-se interessante contextualizar, para que o leitor possa se inserir – e acompanhar – a linha de raciocínio apresentada. Na sequência, explore o contexto para criar o Desenvolvimento, que pode exemplificar, conceituar e até mesmo justificar o ponto de vista defendido. Por fim, a Conclusão pode retomar a ideia principal, reforçando o posicionamento apresentado.

Dica 6: Torne-se amigo da objetividade.
O ponto principal, aqui, também é a leitura e reflexão. Quando o entendimento é pleno, sabe-se o que escrever, ou seja, o texto é objetivo. Isso traz qualidade ao texto, pois a objetividade costuma vir acompanhada da clareza e concisão, dois elementos importantes à avaliação.

Dica 7: Apresente uma opinião que possa ser provada.
Para não correr o risco de apresentar uma opinião “furada”, ou seja, sem comprovação, é importante pensar no que se sabe acerca do tema, antes mesmo de definir um posicionamento. Dessa forma, a opinião será pautada em informação, o que torna mais fácil sua justificativa.

Dica 8: Não se esqueça da elegância do texto.
Se ainda não havia ouvido falar sobre isso, que alívio saber que acompanha o Blog! As avaliações também contemplam letra, alinhamento, rasuras e translineação. Portanto, capriche na legibilidade, alinhe margens direita e esquerda, não se esqueça do espaço dos parágrafos (os dois dedinhos ainda devem ser usados!) e, por favor, não rabisque palavras erradas. O correto, quando se erra, é apenas passar um traço sobre a palavra e reescrevê-la, corretamente. Mais nada, ok?

Dica 9: Conheça e aplique a gramática.
Não me sinto muito à vontade para cobrar o “pleno domínio da norma padrão”, mas isso não impede o hábito de estudo, especialmente de cinco tópicos muito importantes, que não costumam passar pelos olhos dos corretores: concordância, regência, colocação pronominal, pontuação (as vírgulas, especialmente) e crase. Nunca é demais consultar uma boa gramática.

Dica 10: Antes de passar seu texto na folha definitiva, leia-o com muita atenção.
Essa última leitura é identificadora de furos! Leia com os olhos, não com a memória. Muitas vezes há uma distância entre o que se escreveu e o que se pensou. Não se deixe enganar. Leia, pausadamente, conferindo se o texto faz sentido e se não está faltando nada. É o momento de procurar por incoerências, como as contradições, tautologias e passagens irrelevantes.

Veja mais sobre redação no vídeo abaixo.

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