• Carregando...

Candidatos populares sempre fizeram estrago nas eleições curitibanas. Radialista famoso, Algaci Tulio orgulha-se de dizer que a campanha dos 12 dias que elegeu Jaime Lerner em 1988 só deu certo pelo apoio dele como vice. Em 1996, Algaci ainda ajudou do mesmo jeito Cassio Taniguchi.

Há outros nomes dessa estirpe, como os irmãos Carlos e Íris Simões e o ex-deputado Ricardo Chab. Sem contar que nas últimas eleições o vereador mais votado na cidade foi o repórter policial Roberto Aciolli. Sem fazer juízo de valor político, todos eles são ou foram comunicadores de sucesso, gente que fala a língua do povo.

Nenhum, porém, é tão competente nessa arte quanto Carlos Massa, o Ratinho, pai do agora candidato a prefeito Ratinho Jr. (PSC). Por sinal, o apresentador do SBT também já se aventurou pela política – foi vereador em Curitiba e deputado federal pelo Paraná.

Ratinho Jr. não é comunicador como o pai. Mas deve a ele boa parte das intenções de voto que o colocaram na liderança da última pesquisa Datafolha*, com 27%, contra os mesmos 23% de Gustavo Fruet (PDT) e Luciano Ducci (PSB) e 10% de Rafael Greca (PMDB).

Fica a dúvida: Ratinho vai conseguir manter esse ritmo até a eleição?

O divisor de águas será o horário eleitoral na televisão, quando ele terá 3 minutos e 51 segundos para aparecer, tempo inferior ao dos três principais concorrentes. Aí Ratinho Júnior terá de mostrar quem ele é, e não apenas figurar no ideário como o filho do apresentador Ratinho.

E esse pode ser o momento de uma grande novidade. Como Dilma em 2010, Ratinho Júnior não é apenas um poste, mas um jovem com a experiência de quem já foi deputado estadual e está no segundo mandato na Câmara Federal. Se mostrar isso na prática – e não ficar restrito a uma imagem popularesca – ele pode ser bem mais do que só uma surpresa.


*Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de julho, com 832 entrevistados, em Curitiba. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. As contratantes foram a Empresa Folha da Manhã S.A. e a Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob o número PR-00017/2012.

***

Siga o Conexão Brasília no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]