• Carregando...

Mesmo filiado ao principal partido de oposição, governador Beto Richa (PSDB) compareceu à posse de Gleisi Hoffmann no Palácio do Planalto. O tucano fez um discurso de parceria como o governo federal e evitou qualquer crítica sobre o caso Palocci. “Minha presença aqui hoje, na posse da Gleisi, é um gesto para que possamos acabar com a politicagem, com essa visão míope, curta, de que sempre é necessário derrubar um adversário que está crescendo”, disse.

O que significa para a política do Paraná a nomeação de Gleisi para a Casa Civil?

Não há dúvida de que o Paraná sai ganhando. Acho que é a mais importante pasta do governo federal, que trabalha com uma articulação política e administrativa. Eu tenho convicção de que a Gleisi tem essa capacidade, vai ter um bom desempenho no ministério e vai ajudar o Brasil a continuar avançando. Com certeza, ela também vai ajudar o estado. Tenho tido uma boa relação com o governo federal desde os tempos de prefeito. A presença dela na Casa Civil só ajuda a melhorar essa relação.

Que tipo de facilidade ela pode trazer para o estado. Ela será um canal de interlocução?
O mais importante é que a Casa Civil faz a interface entre o Planalto e os demais ministérios. Por isso, pode contribuir muito para conseguirmos uma parceria com o governo federal.

Essa é uma pergunta para o senhor como um político do PSDB: qual é sua opinião sobre a crise enfrentada pelo governo do PT no caso Palocci? O que fica de lição?

Foi uma decisão da presidente da República, diante das dificuldades de ordem política. Dentro do contexto, acho que foi acertado. É difícil para mim fazer uma avaliação. Sou de um partido adversário e estou aqui hoje como governador que prestigia a posse de um ministro. É um gesto de parceria, de que podemos trabalhar juntos pelo estado do Paraná. Hoje pela manhã já estive aqui no Planalto participando da reunião de lançamento do plano estratégico de proteção de fronteiras. O Paraná foi inclusive citado como o primeiro estado a criar um gabinete em parceria com o Ministério da Justiça.

Politicamente, há alguma rusga?

Trabalhar em parceria é obrigação. Definitivamente, posso ajudar como governador do estado a acabar com a autofagia que sempre acometeu nosso estado. Minha presença aqui hoje, na posse da Gleisi, é um gesto para que possamos acabar com a politicagem, com essa visão míope, curta, de que sempre é necessário derrubar um adversário que está crescendo. O momento é de trabalhar em favor do estado.

Há alguma bandeira que simbolize essa parceria?
A segurança pública. Mas estamos caminhando também na área de infraestrutura, nos portos, rodovias e ferrovias. Enfim, em tudo o que for possível estamos aqui para reivindicar e ajudar.

***

Siga o Conexão Brasília no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]