• Carregando...
Garibaldi demora, mas faz
| Foto:
José  Cruz/ Agência Senado
Garibaldi: ser manso não é ser otário.

Garibaldi Alves é um prato cheio para o preconceito. Nordestino, gordinho, parece sempre meio lento das idéias. A performance do potiguar como presidente do Senado, porém, é louvável.

Aos fatos.

Garibaldi assumiu o posto após o furacão Mônica Veloso. Saiu meio que do nada, como uma solução meramente paliativa para um mandato-tampão de menos de dois anos. Evitar confusão parecia sua única meta.

Pois Garibaldi meteu-se nas confusões necessárias. Vestiu a camisa das mudanças na tramitação de medidas provisórias, em contraponto ao Palácio do Planalto. E, sobretudo, peitou o corporativismo dos colegas quanto ao nepotismo.

Entre todo o funcionalismo público federal, o Senado sempre foi considerado um reino encantado. Salários altíssimos, trens da alegria e a proteção incondicional dos “lordes da República” (é assim mesmo que a maioria dos senadores se acha) sempre marcaram a parte azul do Poder Legislativo.

Até que o manso Garibaldi se rebelou. Ontem fez algo antes impensável e afastou o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, aquele que cavou brechas como o “critério de anterioridade” para driblar a súmula anti-nepotismo. Parece pouco, mas foi um duro choque de realidade na terra da fantasia.

A três meses da nova eleição para a presidência do Senado, resta quase nada o que fazer a Garibaldi. Afinal, ele não pode obrigar os colegas a viajar para Brasília e discutir os grandes temas nacionais. Ao encarar de frente o problema do nepotismo, ele ao menos fez mais do que Renan. E sem confusão.

Do mesmo saco?

Parece que a Fundação de Ação Social será transformada em secretaria especial para que Fernanda Richa continue na prefeitura. O gesto igualaria Beto Richa ao governador Roberto Requião no trato ao nepotismo. Nem os 77% dos votos que garantiram a reeleição do tucano desautorizam a comparação.

E ponto final.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]