• Carregando...
Mensalão, o filme
| Foto:
Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
O paranaense Osmar Serraglio: será que o relator da CPI dos Correios será lembrado no filme?

Enquanto a oposição já ensaia o esperneio para o lançamento do filme “Lula, o filho do Brasil”, previsto para janeiro de 2010, o melhor contra-ataque também pode sair das telonas. A produção “Nunca antes na história deste país” promete explorar o submundo da corrupção da política brasileira. Além da piada pronta com a frase preferida do presidente, a principal inspiração da trama deve ser o mensalão, fantasma que ainda assombra os corredores do Palácio do Planalto.

Se a biografia de Lula já está prontinha para sair do forno, pouco se sabe sobre o outro filme. A certeza é que o diretor será José Padilha, o mesmo de “Tropa de Elite”. O roteiro ainda está sendo produzido pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, autor do livro “Elite da Tropa” e co-autor de “Espírito Santo”, que vem causando uma enorme polêmica.

A obra conta a história do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, em 2003, quando investigava o crime organizado capixaba. O texto usa nomes fictícios para retratar policiais que ainda estão na ativa e que supostamente tiveram envolvimento no caso. Em represália à publicação, também assinada pelo atual secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, 13 dos 19 coronéis da Polícia Militar do Espírito Santo colocaram os cargos à disposição na semana passada.

Só esse episódio já gera expectativa sobre como será o filme. Mas há mais ingredientes políticos na história. Soares foi secretário nacional de Segurança Pública durante os dez primeiros meses do governo Lula. Em outras palavras, trata-se de um sujeito bem informado sobre os bastidores de Brasília, que trabalha em parceria com um diretor de sucesso e acostumado a acostumado a assuntos quentes, muito quentes.

“Nunca antes (…)” está sendo feito pela produtora brasileira Zazen e deve contar com apoio da gigante norte-americana Paramount. Além disso, foi um dos escolhidos pelo edital de seleção pública de projetos cinematográficos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e deve ter o orçamento turbinado em R$ 1 milhão em recursos públicos.

O site da Zazen define a produção de maneira lacônica. “‘Nunca antes (…)’ vai mostrar como, no Brasil, os processos de disputa do poder político e econômico andam juntos, contaminando um ao outro, e gerando uma sociedade intrinsecamente injusta.” Ao que tudo indica, a trama vai abordar o financiamento ilícito de campanhas e, em especial, o mensalão.

Embora a tendência seja o uso apenas de personagens fictícios, será curioso tentar identificar alguns paranaenses envolvidos na história. Os ex-deputados José Janene e José Borba, ambos do PP, estão entre os 39 réus suspeitos de envolvimento no caso, que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Outros dois parlamentares do Paraná, Osmar Serraglio (PMDB) e Gustavo Fruet (PSDB), foram relator e subrelator da CPI que baseou o trabalho do STF.

Romanceada ou não, a transformação do episódio em filme será uma boa pedida para reavivar a memória do eleitor brasileiro sobre um dos episódios mais tristes da democracia brasileira. O desafio será tornar “palatável” a história que motiva um processo judicial de 30 mil páginas para uma produção de apenas 110 minutos. Se der certo, o resultado será mais popular do que “Tropa de Elite”. E mais duro do que treinamento do Bope.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]