Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Quem transfere mais votos: Greca para Ratinho ou Rubens para Fruet?

Se a eleição fosse uma ciência exata, a neutralidade de Luciano Ducci (PSB) somada ao apoio de Rafael Greca (PMDB) a Ratinho Júnior (PSC) seriam quase suficientes para decretar o resultado do segundo turno. Digamos que Ratinho faça os mesmos 34,09% do primeiro turno e receba os 10,45% de Greca. Aí é só ficar com 6 pontos porcentuais dos 26,77% de Ducci para fechar a fatura.

Não é bem por aí. Ao absorver o apoio de um candidato, o que vem é o pacote completo. No caso de Greca, o bônus são os significativos 10,45% dos votos. E o ônus é a rejeição, que variou entre 32% e 27% ao longo do primeiro turno, segundo o Datafolha.

Não é apenas isso. Greca foi uma metralhadora giratória durante a campanha. Está certo que ele desgastou mais Ducci, mas também fez disparos contra Ratinho, cujas propostas foram descritas por ele como horrorosas.

Do outro lado, Gustavo Fruet (PDT) recebe o apoio de Rubens Bueno (PPS), que era vice de Ducci. Para quem não lembra, o anúncio de Bueno na chapa ocorreu em um evento no qual ele, Ducci e Beto Richa tinham ao fundo a palavra “coerência”. O objetivo era dizer que eles eram coerentes – e Fruet, não.

Por essas e outras, o mais correto de se imaginar é que os novos apoios vão se neutralizar entre si. Transferência de votos, pelo menos em Curitiba, vai sair da cabeça do eleitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.