• Carregando...
Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo| Foto:
Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Crédito: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), desembarcou hoje cedo em Curitiba pisando em ovos. Favorável à candidatura própria do partido na eleição estadual, ele tem sido cuidadoso nas palavras para defender o assunto. É o que consta da entrevista exclusiva publicada hoje na Gazeta do Povo.

Temer fará um discurso escorregadio. Ao mesmo tempo em que exporá a tese de candidatura própria, vai dizer que a convenção estadual terá autonomia em sua decisão. O grupo favorável a uma aliança com Beto Richa (PSDB) acredita piamente que vai vencer a convenção – e queria escutar justamente isso.

Vale, no entanto, ler as duas respostas de Temer abaixo. Perguntado sobre uma possível intervenção da direção nacional do partido em caso de aliança com os tucanos, o vice-presidente não é objetivo. Fica a dúvida: vale a decisão da convenção, mas depois também pode valer uma intervenção nacional?

O PMDB do Paraná está rachado entre os que querem candidatura própria a governador, com Roberto Requião, e aqueles que pleiteiam uma aliança com o PSDB do governador Beto Richa. Qual alternativa o sr. defende?
A Comissão Executiva Nacional do PMDB decidiu, no ano passado, que o PMDB deve ter candidatos próprios aos governos estaduais. Essa é uma diretriz para todos os diretórios estaduais. Sou presidente licenciado do PMDB e defendo as teses do partido. Agora, é preciso fazer essas construções com unidade, respeitando as diferenças internas de cada segmento de opinião do partido. Proponho que se busque essa unidade do PMDB do Paraná, com a construção de um projeto de poder que agregue todas as forças e traga reais benefícios para o povo. A convenção estadual decidirá.

Há possibilidade de uma intervenção da direção nacional do PMDB em caso de uma aliança com os tucanos no Paraná?
O PMDB é um partido com forte democracia interna em que as posições são construídas por meio do diálogo e consenso. Os companheiros do Paraná são políticos experientes que saberão encontrar o caminho da unidade.

Leia o restante da entrevista aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]