• Carregando...
Um dia após apreensão dos carrões de Collor (com autorização do STF), Câmara discute PEC que permite ao Congresso escolher ministros
| Foto:

Está prevista para hoje (15/7) a votação, em comissão especial, de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda o rito de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto estabelece mandato de 12 anos e que as escolhas para as 11 vagas sejam distribuídas entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O texto também restringe a atuação do procurador-geral da República a um mandato de dois anos, sem renovação.

O relator do texto é o paranaense Osmar Serraglio (PMDB). Pelas novas regras, o presidente da República poderia indicar quatro ministros, o Congresso quatro e o Judiciário três. As escolhas do Congresso e do Judiciário precisariam respeitar uma lista tríplice feita por entidades do meio jurídico. A do Executivo, continuaria pelas regras atuais.

Ainda assim, os escolhidos pelo Judiciário e Executivo continuariam precisando do aval do Senado. Polêmico, o texto é discutido exatamente no auge dos movimentos da operação Lava Jato que atingem políticos, como o senador Fernando Collor (PTB-AL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]