• Carregando...
Vetos: Dilma tem vitória de Pirro, oposição forja empate e Brasil perde de goleada
| Foto:

Paixao_BoxeAecioDilma

A manutenção de 26 vetos da presidente Dilma Rousseff – dentre eles, sobre mudanças no fator previdenciário e a cobrança de PIS/Cofins no óleo diesel – são uma vitória de Pirro do governo no Congresso. Os dois pontos mais importantes, os aumentos do Judiciário e dos aposentados, ficaram para depois. Ou seja, foram movidos mundos e fundos (inclusive a cessão de novos espaços para o PMDB na Esplanada) para não se resolver uma questão que pode gerar gastos de R$ 15,7 bilhões em 2016 – equivalente a meia CPMF proposta pelo governo.

O mercado logo pescou a informação e dólar continuou subindo até bater em R$ 4,13.

Dessa vez, no entanto, a culpa pelo mal estar na economia não é só de Dilma. A oposição poderia ter permitido uma definição sobre os dois vetos mais importantes, mas preferiu esvaziar a sessão e derrubá-la. Na linguagem do futebol, montou um “cai-cai” de última hora.

A estratégia demonstra a completa irresponsabilidade dos oposicionistas, que mantiveram um estado generalizado de agonia.

Resultado final: Dilma não obteve a vitória que precisava e a oposição preferiu segurar um empate amargo. Quem perdeu, como quase sempre, foi o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]