• Carregando...
Chá pra esquentar o corpo e deixar a vida mais leve…
| Foto:

Nada como uma boa xícara de chá para esquentar o esqueleto. Com esse frio que impera em Curitiba, eu só consigo pensar em coisas quentes e o chá é uma boa opção para uma tarde fria. Fui dar uma olhadinha na bibliografia gastronômica que tenho e achei uma dica do chef Steve Smith, que foi o fundador da primeira loja de ervas e produtos naturais em Portland, no Oregon, e passou mais de 30 anos no ramo de chás.

Divulgação
Uma boa xícara de chá é um convite para uma tarde agradável

Perguntado como preparar um chá perfeito, Smith responde: “O primeiro passo para preparar um bom chá é usar um produto de qualidade. E não se descuide da água: se ela não for boa pra beber, também não o será para o chá. Prefira a água filtrada”.

O livro “Segredos de Chefs”, de Francince Maroukian, traz os passos para um bom preparo. Veja quais são eles, segundo ainda Steve Smith:

1.º passo – Calcule as quantidades – Quando usamos folhas para fazer chá, o mais difícil é calcular a proporção correta entre a água e as ervas – ao usar chá em saquinho, metade do trabalho já foi feito. A quantidade recomendada é 1 colher (chá) de folhas para cada 180 ml de água. Se for preparar um bule, meça antes.

2.º passo – Leve a água ao fogo – Aumenta a medida de água para que possa encher o bule (ou xícara), a fim de pré-aquecê-lo. O recipiente frio “rouba” o calor necessário para que as folhas liberem o aroma e o sabor. Em seguida, coloque a quantidade de chá apropriada no bule, despeje o restante da água quente e cubra para que o processo de infusão seja iniciado.

3.º passo – Determine o tempo de infusão necessário – Da mesma forma que é preciso usar a quantidade certa de pó para fazer um bom café, o tempo de infusão necessário dever ser respeitado, para que o chá não fique fraco. Algumas pessoas deixam o saquinho de chá por cerca de 30 segundos na água, o que adiciona um pouco de cor à água, mas não muito sabor. A mistura de tradições e culturas leva a uma série de confusões e preferências no que diz respeito ao tempo de infusão.

Aqui estão algumas regras gerais:
– Para chá verde, deixe 3 minutos
– Para chá preto, 5 minutos
– Para infusão de ervas, frutas e flores, 5 minutos.

-x-x-x-x-x

Falando em chá, na semana passada, recebi da Matte Leão uma mostra da nova linha Chá Leão, com latas que farão parte da decoração da casa. Eu adoro latinhas! O kit vem com cinco latinhas com chás de capim-cidreira, de hortelã, de boldo-do-Chile, de camomila e de erva doce, esta última importada. Uma delícia, que faz tudo ficar mais leve!

Então, tá esperando o que? Faça um bolo, um chá e chame os amigos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]