• Carregando...
De cá pra lá, uai!
| Foto:
Nádia Schiavinatto
Um dos pratos do Amigo do Rei

Do Paraná para Minas Gerais…Neste fim de semana estive em Belo Horizonte… A capital mineira é realmente especial! Mas se você está pensando que fui até lá comer costelinha de porco, com tutu mineiro e coisas do gênero se enganou… Fui conhecer um restaurante persa, o Amigo do Rei, o único da América Latina.

Nasrin Haddad Battaglia, a proprietária da casa, trabalhou num buffet, em Teerã, e lá conheceu alguns brasileiros e durante uma viagem para Pasárgada esses amigos

Nadia Schiavinatto
Nasrin Haddad Battaglia e Claudio Battaglia, os proprietários do Amigo do Rei

ficavam recitando os versos de Manuel Bandeira (Vou-me Embora pra Pasárgada). E foi da poesia que ela decidiu pela escolha do nome do restaurante “Amigo do Rei” aqui no Brasil.

Como a expressão chef de cuisine não existe no Irã, uma mulher que cozinha muito bem por lá recebe o título de “Cadbanou“. E assim Nasrin ganhou o título de “cadbanou”. Ela chegou ao Brasil em 1990 e se casou com o artista plástico brasileiro Claudio Battaglia. Depois de uma temporada em Parati (RJ), o casal chegou em 2002 à capital mineira. E como para Nasrin, Belo Horizonte lembrava um pouco Teerã, eles resolveram fixar residência.

A cadbanou faz uma culinária aromática e refinada, com ingredientes típicos como dill ou aneto, pistache, cardamomo, açafrão
água de rosas e extrato de romã. Alguns pratos servidos são:

Óche Anór – sopa à base de romã (com caldo de carne, verduras e especiarias).

Hior – pepino recheado (pepino, iogurte especial e temperos persas).


Fessenjonh
– pequenas esferas de carne em molho de nozes, romã e condimentos. Com arroz branco e borani, molho de abobrinhas.

Tahtin bo Morgh – peito de frango em cubos com arroz Tahtin (receita tradicional com ingredientes como açafrão, outras especiarias e zereshk – uma fruta típica).

Sabzi Pólo bo Mohí – arroz de ervas aromáticas com peixe.

Nádia Schiavinatto
Carré de cordeiro com batatas, do Vecchio Sogno

Para facilitar a escolha dos clientes, o marido Cláudio Battaglia traz à mesa folhetos e um livrinho com referências aos pratos e costumes. O restaurante, com capacidade para apenas 23 lugares, é simples. Parece que você está na casa do casal. O atendimento é gentil.

Amigo do Rei fica na Rua Quintiliano Silva, 118, no bairro Santo Antônio. Tel.: 3296-3881. Quarta a sábado, 19h30 às 23h. Faça reserva. Não aceita nenhum tipo cartão.

Amiga do Ivo

Outro lugar que merece ser visitado é o elegante restaurante italiano Vecchio Sogno, do chef Ivo Faria, que conheci em Gramado (RS) e já falei dele aqui no blog. Pratos deliciosos como a polenta com ragú de ossobuco; risoto de funghi com pato, e carré de cordeiro com batata padeiro. O menu, é claro, acompanhado de um bom vinho.

Nádia Schiavinatto
A sobremesa elaborada pelo chef Ivo Faria, do Vecchio Sogno

A sobremesa fecha com chave de ouro. Pedi um creme brulé com figo, queijo camembert e peras…Divina! O Vecchio Sogno é daqueles restaurantes que você vai e tem vontade de voltar! Eu volto com certeza!

O Vecchio Sogno fica na Rua Martim de Carvalho, 75, no bairro Santo Agostinho
Telefone: 3292-5251. Horário: 11h/0h30 (sex. até 2h; sáb. 18h/2h; 12/18h dom).

Papo e cerveja gelada

Conheci o Mercado Central, onde no sábado à tarde os mineiros se reúnem pra tomar uma cervejinha gelada e comer alguns quitutes. Olha, vale a pena conhecer o agito por lá. O difícil é conseguir um lugarzinho. Mas com jeitinho você consegue. Todos tomam cerveja e comem em pé. Apesar da muvuca, você passa uma tarde agradável por lá! Dicas pra quando você for a Minas Gerais…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]