• Carregando...

Apesar de não ser domingo, na casa da mama nesta quinta-feira é um dia especial. Com certeza, vai ter macarronada e um monte de gente em volta da mesa, falando, comendo, falando… Para quem não sabe, 25 de outubro é o Dia Internacional do Macarrão, um dos pratos mais consumidos no mundo. É… até o macarrão tem uma data só pra ele. Dizem que os assírios e babilônios, por volta de 2.500 a.C., já conheciam uma pasta cozida à base de cereais e água, o precursor do nosso macarrão.

O dia em homenagem à iguaria foi instituído em 1995, quando os fabricantes de macarrão de diversos países resolveram escolher a data durante o 1.º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, onde mostrou-se que o macarrão é amplamente consumido e adorado em todo o mundo.

Pode ser simples ou sofisticado, não importa! Penne, talharim, espaguete, conchigloni, rigatoni, tortellini, tagliatelle, pappardelle… Qual dessas massas você vai escolher para lembrar a data? Trago aqui duas receitas especiais como sugestão para a refeição de hoje…ou para quando você quiser comemorar.

A primeira é a receita de Filetto ao Funghi com Parpadelle, do chef Herlon Gomes, do Dom Parma Trattoria. Você pode fazer em casa ou se preferir vá até lá para apreciar a massa no almoço ou no jantar. O Dom Parma fica na Rua Comendador Araújo, 598, no Batel, em Curitiba. Fone: (41) 3077-1300.

RECEITA – FILETTO AO FUNGHI COM PARPADELLE

Massa:

– 560 gramas de farinha de trigo
– 240 gramas de semolina
– 7 ovos
Rendimento: 1,5 kg de massa cozida

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes, amassar, após estar bem homogênea a massa, passar


Filetto ao funghi com papardelle, do Dom Parma Trattoria

a massa no cilindro (ou caso não tenha cilindro caseiro, no rolo de massa), até chegar em uma espessura de 1 milímetro. Cortar em fitas de 2 centímetros de largura e 20 centímetros de comprimento aproximadamente. Cozinhar em água fervente com um fio de óleo. Após o cozimento reservar com um pouco de óleo para a massa não grudar, dê preferência aos óleos de baixo teor de colesterol como de oliva, canola, milho, girassol, entre outros.

Molho Funghi:

– 100 gramas de funghi seco
– 200 ml de molho demi-glace– 100 ml de creme de leite
– 50 gramas de manteiga
– Salsinha e cebolinha a gosto
– Sal e pimenta a gosto
Rendimento: para 2 porções – 4 pessoas

Modo de preparo:

Refogar os cogumelos na manteiga e reservar.

Reduzir o molho demi-glace (é um molho base) à metade, acrescentar os cogumelos já refogados na manteiga e logo após o creme de leite. Deixar a mistura reduzir até engrossar e criar uma consistência de molho, temperar com sal e pimenta a gosto. Desligar o fogo do molho, somente após desligar acrescentar a salsinha e a cebolinha.

Filetto:

Grelhar 450 gramas de filé mignon em medalhões, temperados a gosto.

Decoração:

Após esquentar o papardelle, em uma refrataria de sua preferência, coloque o filetto, disponha a massa e espalhe o molho sobre ela, decore com um ramo de alecrim.

OUTRA OPÇÃO

Já o chef e banqueteiro João Belezia dá dicas de como preparar uma boa massa. “Existem algumas regras na hora de preparar uma boa massa. Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário colocar óleo ou jogar água fria na massa para que ela não grude. Basta colocar 1 litro de água a cada 100gr de massa. Isso é suficiente para preservar o sabor e manter os fios soltos. Ah, e nunca corte o espaguete na hora de cozinhar!” ensina o chef, que dá uma receita de massa deliciosa.

RECEITA TAGLIATELLI COM CAMARÕES


Tagliatelli com camarões, do chef João Belezia

Ingredientes:

– 200 g camarão médio e limpo
– 200 g tagliatelle branco
– 0,8 g (1 envelope) de açafrão moído
– 100 ml creme de leite fresco
– 2 dentes de alho picados
– 250 ml caldo de legumes caseiro
– 30 ml de conhaque ou grapa
– 30 g de bacon fatiado
– sal e pimenta a gosto
– azeite extra virgem (o quanto baste)
– manjerona para decorar

Modo de preparo:

Molho de ervilha (Purê): Cozinhe 100 g de ervilha no caldo de legumes por 10 minutos. Bata no liquidificador. Coe o molho em uma peneira fina. Despeje o li´quido na penala novamente e reduza pela metade em fogo baixo. Acerte o sal e pimenta. Reserve. Em uma frigideira doure o bacon no azeite e junte as ervilhas cozidas. Acerte o sal e a pimenta. Reserve.

Camarão: Numa frigideira doure o alho picado, acrescente os camarões e o açafrão moído. Falmbe com a grapa (ou conhaque) e deixe evaporar. Acrescente o creme de leite e cozine por 3 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Reserve.

Massa: Cozinhe a massa em água abundante e salgada (2 litros de água e 10 g de sal) até ficar al dente (não totalmente cozida). Escorra a massa e a coloque na frigideira com o molho de camarão e açafrão. Misture bem e coloque sobre ela as ervilhas com bacon.

Dicas do chef:

Na hora de servir coloque um pouco do purê de ervilha no centro do prato e uma porção da massa sobre o purê. Coloque os camarões e decore com manjerona fresca. Sirva em seguida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]