• Carregando...
É hora de uma reviravolta no cardápio
| Foto:
divulgação/Le Bourbon
bouquet de ervas crocantes, fatias de parma, seleção de queijos nobres e canoa de endívia com salmão marinado

Chega uma hora na vida que é preciso mudar! Depois dos alimentos mais pesados do inverno, setembro traz a primavera e, com a nova estação, a hora de comer alimentos mais leves. É hora de aproveitar os legumes e frutas que a época oferece como abacaxi, agrião, berinjela, brócolis, cebolinha, cenoura, chuchu, couve, pepino, laranja pera, mamão, melão, morango, entre outras.

Pensando nisso, o Conversa temperada foi até o chef de cuisine do Hotel Bourbon, Luciano Guimarães, que, desde o dia primeiro de setembro, mudou o cardápio do restaurante. Os pratos oferecidos são mais nutritivos, saudáveis e visualmente mais atrativos.

E neste mês, a ordem é comer sem pressa! Em viagens e estágios pela Itália, região da Toscana e Piemonte, Guimarães teve contato com o berço do Slow Food, filosofia que valoriza a leveza e o sabor característico de cada alimento. A ideia é aproveitar o momento! “Desde meu contato com o Slow Food, tenho procurado priorizar essa tendência em minhas preparações culinárias”, explica.

Foi nos EUA que Guimarães iniciou sua carreira. “Eu ficava observando os chefs
dos restaurantes trabalharem e me encantava com toda a agitação e beleza dos
pratos servidos. Como tenho uma veia italiana, o sangue falou mais forte e
segui meus instintos e hoje estou aqui no Bourbon”.

Segundo Guimarães, alguns restaurantes trabalham com cardápios sazonais. No
Bourbon, a mudança ocorreu por causa da necessidade de novos pratos, de montagens mais elaboradas. “Eu diria uma cozinha mais saudável dentro do conceito que pratico, sem deixar de lado os pratos que nosso público gosta e aprecia”.

É bom lembrar que primavera remete a renascimento, à vida, flores e sobretudo alimentos frescos e saudáveis. “A tendência mais forte que vejo e pratico é a culinária saudável, sem molhos carregados e modismos passageiros, é este meu norte!”, diz ele.

Questionado sobre as frutas e legumes deste mês de setembro, Guimarães lembra
que são: abacaxi, abóbora, agrião, mandioca, banana nanica, batata, batata
doce, berinjela, beterraba, coco couve-flor, espinafre, inhame, jiló, laranja lima, laranja pera, mamão Hawai, mandioca, melão, morango, nabo, pepino, pimentão, repolho, salsa, tangerina, tomate e vagem.

O ideal para alguém que vai dar um jantar nessa época, segundo o chef, é elaborar pratos com acompanhamentos leves e nutritivos, peixes frescos, frutos do mar e carnes magras.

Quer saber mais sobre o novo cardápio para este mês? Dê uma olhadinha na matéria que o Guia fez sobre o hotel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]