• Carregando...

O leitor Rogério Rodrigues me mandou um e-mail bastante interessante falando das memórias gustativas cultivadas lá na infância – essência que pretende esse blog – , e, de quebra, ele ainda mandou uma receita de Lasanha de Berinjela. Coloco o e-mail dele na íntegra:

“O teu blog é uma delicia! Mas além de deixar a gente com água na boca (eu por exemplo já não o leio pela manhã, deixo pra depois do almoço evitando qualquer atropelo na hora de encher o prato), sempre é reconfortante a relação familiar que você estabelece em tuas histórias.

De uma maneira ou de outra acredito que todo mundo se aproxima da culinária em busca de memórias gustativas cultivadas lá na infância, e que com ajuda de alguma alquimia adaptamos aqui, acrescentamos ali, logo achamos alguns amigos dispostos a serem cobaias, e pronto, estão lançadas mais algumas sementinhas de nostalgia em cada memória: “Lembra daquele pão do fulano, e daquela quirela com costelinha da fulana…”.

Comigo pelo menos foi assim, vindo de SP, criado entre os pratos da nona e da mama, raramente comíamos fora, “comida boa se come em casa”, quando aqui cheguei o mundo “maravilhoso” da junkie food se descortinou, eram pizzas e mais pizzas delivery, massas prontas congeladas, semi-congeladas e afins, longe dos olhares reprovativos de tias e nonas, tudo era permitido, podia finalmente comer o que queria, até que um dia entre uma fatia de pizza e um strogonoff de nozes daqueles de potinho com tampa que nunca abre fácil, e observando a geladeira repleta de imãs, liguei pra mama, tomei algumas notas e no dia seguinte estava lá, comida de verdade, uma lasanha de berinjela, com arroz branco e maionese, praticamente igual a lá de casa.

De lá pra cá sempre que posso me achego às panelas, quer seja pra fugir da péssima rotina alimentar que a vida moderna nos traz, mas mais para expiar a rotina….. , me redimir de mim mesmo, me achegando ao aconchego do lar, que toma outras cores quando cheiros se misturam num sábado de manhã e amigos começam a chegar pela porta sempre aberta.

Ah, segue então a tal receita precursora de minhas aventuras nostálgicas pelo fogão:

LASANHA DE BERINJELA

Ingredientes:
4 berinjelas médias
1 lata de molho de tomate
250 gramas de presunto fatiado
250 gramas mussarela fatiada
alho, cebola e sal a gosto

Modo de fazer:
Descaque as berinjelas e corte na horizontal, em fatias, leve para cozinhar até que fiquem macias, se quiser mais firme ao invés de cozinhar, passe cada fatia dos dois lados por uma frigideira com um fio de azeite apenas. Reserve.
Refogue a cebola, o alho, e coloque o molho de tomate, deixe apurar um pouco.
Monte a lasanha, alternando a berinjela, molho, presunto e mussarela, terminando com a mussarela e salpique com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.”

Rogério, obrigada pelo carinho. Adorei! Escreva sempre!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]