• Carregando...
O Festival Brasil Sabor está na mesa…
| Foto:
Alex/Jansen
Escalope de Mignon com Molho de Camarão e Gorgonzola, da Happy Burguer

Desde quinta-feira (28), as panelas de 54 restaurantes de 12 cidades paranaenses – 27 deles em Curitiba – estão fumegando com aromas da culinária local de pratos bem criativos. Está na mesa o Festival Brasil Sabor! Até o dia 29 de maio, as casas vão oferecer novos sabores por preços promocionais, de R$ 15 (petiscos) a R$ 60 (para os pratos mais elaborados).

Os pratos, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), foram preparados exclusivamente para o evento e, se forem aprovados pelo público, poderão entrar de vez nos cardápios.

Numa parceria entre a Abrasel e a Fundação Cultural, serão realizadas também blitze nos restaurantes nas quartas, quintas e sextas-feiras. Quem provar os pratos do evento poderá ganhar um avental ou o livro Segredo dos Chefs, com as receitas do festival de 2006 a 2010.

Para saber quais os restaurantes participantes acesse www.brasilsabor.com.br

Participação especial

Um dos destaques do evento fica por conta da participação especial do Centro Europeu, que inscreveu seis chefs novos talentos no festival. Durante o Brasil Sabor, os chefs formados pela escola irão apresentar receitas e, posteriormente, irão assinar o livro “Segredos dos Chefs”.

Uma das receitas especiais é o Raviolone recheado com ragú de barreado com purê de banana ao perfume de cachaça, elaborada pelo chef Sandro Duarte, professor do Centro Europeu.

Receita do Raviolone recheado com ragú de barreado com purê de banana ao perfume de cachaça

Divulgação
Raviolone recheado com ragú de barreado com purê de banana

Ingredientes:

Massa:
– 280 g de farinha de trigo
– 120g de sêmola de trigo duro
– 4 ovos
– sal

Ragú de Barreado:

– 200g de alcatra
– 200g de patinho
– 200g de peito de boi
– 50 g de gordura de toucinho fresco derretida
– 150 g de tomates sem pele e sem semente
– 1 cebola grande
– 2 cravos da Índia
– 1 folha de louro
– 1 litro de caldo de carne
– 3 dentes de alho inteiros
– cominho em pó
– sal
– pimenta do reino

Purê de Banana:
– 1 Kg de bananas nanicas maduras
– 250 ml de água
– 150 g de açúcar
– 1 limão siciliano (suco)
– 25 g de manteiga sem sal
– 250 ml de cachaça de banana

Modo de Preparo

Comece pelo ragú: Limpe bem as carnes tirando toda a gordura e corte em cubos; tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e cominho a gosto.

Em uma panela de barro, alterne camadas de tomate, carne, gordura do toucinho. Acrescente o louro, os dentes de alho inteiros, os cravos e cubra com o caldo de carne. Feche a panela e faça uma mistura de farinha de mandioca (fina), vinagre e água, formando uma massa, com textura de massa de modelar, para vedar as boras da panela. Deixe cozinhar em fogo lento até a carne se desmanchar por completo.

Peneire a farinha de trigo e a semolina sobre uma bancada e faça um buraco no centro. Adicione os ovos batidos, sal e com movimentos circulares incorpore os ingredientes. Amasse com as mãos até obter uma massa lisa. Envolva em filme plástico e deixe descansar por 15 minutos.

Prepare o purê de banana: Em uma caçarola de fundo grosso, coloque a água o açucar e a banana cortada em rodelas. Deixe cozinhar em fogo baixo até as bananas se derreterem mexendo sempre para não queimar. Bata a mistura no liquidificador e passe numa peneira, acrescente o suco do limão e deixe esfriar um pouco. Acrescente a cachaça e mexa bem.
4 – Abra a massa com a ajuda de um cilindro numa espessura de 1 a 2 mm, coloque uma pequena porção do ragú frio e feche com outra camada de massa, com o auxilio de cortados apropriados finalize os raviolones.

Dica do Chef: Não deixe o recheio (ragu de barreado) muito úmido senão na hora do cozimento da massa esta irá furar vazando o recheio. Retire o ar quando pressionar as bordas dos raviolones depois de recheados na hora de fechar. Cozinhe em bastante água com um pouco de sal, escorra e sirva acompanhado do purê de banana. Pode ser servido também com um pirão feito com o caldo do cozimento da carne e farinha de mandioca fina.

O tempo de preparo é de 8 horas e o rendimento é para 10 porções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]