• Carregando...
Panquecas, crepes suzette e outras histórias
| Foto:
Priscila Forone - Gazeta do Povo

Adoro panquecas…acho uma solução para uma refeição rápida ou para uma sobremesa que pode ser feita em pouco tempo. Em francês nossas panquecas ganham o nome de crêpes… um crepe que ficou bastante famoso e que chamou minha atenção quando criança – e o vi pela primera vez na televisão – foi o Crêpes Suzette. Lembro que fiquei fascinada quando vi num filme aquela sobremesa pegando fogo!!! Conta a história que Henri Charpentier, cozinheiro da família Rockefeller, dos EUA, em meados do século passado, teria sido o idealizador da tal iguaria. Incumbido de produzir um “senhor” banquete para o príncipe de Gales, Eduardo VII, Charpentier teria exagerado na dose do licor e os crepes teriam se incendiado além do normal. Esperto, ele se safou do problema com um grito de “Voilá”. Impressionado, o príncipe Eduardo perguntou o nome da sobremesa. E Charpentier respondeu: “Crêpes Princesse”. O príncipe, então, retrucou e disse que dali pra frente a iguaria se chamaria “Crêpes Suzette”, em homenagem à dama que o acompanhava.

Mas muitos historiadores acham que isso foi apenas uma invencionice… já que por volta de 1890 Auguste Escoffier já flambava os seus crepes e a sobremesa já fazia parte da mesa dos franceses… Já outros contam que os crêpes suzette foram feitos pela primeira por Escoffier, em honra do rei da Inglaterra e que este teria batizado com o nome da jovem vendedora de violetas que dele se aproximou…

Há ainda uma superstição antiqüíssima: que dá sorte tocar, com uma moeda na mão, o cabo de uma frigideira onde se fazem crepes no dia 2 de fevereiro – data em que se celebrava a festa da Virgem Maria… Histórias e curiosidades à parte, vamos ao que interessa…

Eu faço minhas panquecas sem medidas, na base do olhômetro mesmo… mas dou aqui a receita para não haver erro.

Receita de massa de panquecas

– 125g de farinha de trigo
– 1/2 colher (chá) de sal
– 2 ovos batidos
– 300 ml de leite (ou leite com água)

Modo de preparar: Peneire a farinha e o sal numa tigela, faça uma cova no centro e junte os ovos. Vá batendo aos poucos e despeje lentamente o leite até formar uma massa bem fina. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Bata novamente antes de usar. Rende uns 12 crepes.

Coloque um pouquinho de óleo ou manteiga na frigideira antiaderente e aqueça em fogo moderado. Com uma concha ponha a massa. Incline a frigideira para espalhar a massa. Frite até dourar e vire a massa. Frite o outro lado e retire. Reserve.

Truque o chef: Depois de bater a massa manualmente, passea-a por uma peneira fina para que fique macia. Para uma massa ultramacia, bata os ingredientes no liquificador por um minuto até misturá-los bem.

Para um recheio salgado, eu coloco o que tenho na geladeira. Mas as variações são com carne moída com cheiro-verde, sem molho. Eu prefiro as panquecas mais secas. Mas se gostar, coloque molho por cima e salpique queijo parmesão ralado na hora. Outra variação é com presunto, queijo prato, tomate, cheiro-verde, milho verde, picados e temperados a gosto.

CRÊPES SUZETTE
(Receita do chef Olivier Anquier)

Divulgação/Google Imagens
Crêpes Suzette: origem incerta

– 250 g de farinha de trigo
– 3 ovos ligeiramente batidos
– 2,5 copos de leite (ou 1,5 copo de leite + 1 copo de cerveja)
– 1 pitada de sal
– 2 colheres (sopa) de manteiga derretida

Recheio:
– 2 tangerinas
– 1 colher (sopa) de Cointreau (ou Curaçao ou Grand Marnier)
– 80 g de manteiga ligeiramente amolecida (consistência de pomada)
– 50 g de açúcar
– 1 cálice de Cointreau (ou Curaçao ou Grand Marnier), para flambar.

Modo de preparo: Peneire a farinha com o sal em uma tigela e acrescente, aos poucos, o leite (ou o leite e a cerveja). Acrescente os ovos e a manteiga e misture bem, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 1 hora em local fresco, coberto com um pano. Após o descanso, faça crepes bem finos em frigideira antiaderente.

Recheio: Raspe as cascas das tangerinas (sem chegar à parte branca) e esprema uma delas, coando o suco obtido. Misture a manteiga, as raspas, o suco e a colher (sopa) de Cointreau e bata bem com um garfo, até obter um creme homogêneo. Recheie os crepes com o creme de manteiga e dobre em 4. Coloque, aos poucos, em uma frigideira antiaderente bem quente e em fogo alto e, quando estiverem bem aquecidas, comece a flambá-las com o cálice de Cointreau. Sirva imediatamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]