• Carregando...

Pizza, um prato para qualquer hora

A pizza tem um dia só pra ela, o 10 de julho. Dizem que os primeiros a misturar a farinha com a água foram os egípcios. Outros dizem que foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e assavam a tal “panhoca” em tijolos quentes. A novidade foi parar lá na Itália, onde recebeu o nome de Picea e era comida ao natural, de manhã ou em refeições durante o dia com um copo de vinho e temperada com azeite, sal e especiarias. Assim podemos dizer que a Picea é como uma precursora da pizza.

Dizem também que foram os napolitanos que começaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e servida como um sanduíche. Aqueles que tinham mais dinheiro, colocavam queijo, ovo ou lingüiça. A novidade foi bem aceita e se espalhou pelo mundo.

Dizem ainda que a primeira pizza redonda servida à rainha Margherita, da Itália, foi toda enfeitada – pra fazer uma média com a ilustre personalidade – com as cores da bandeira italiana: o queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho)… daí o nome Margherita – uma das minhas preferidas.

Mas a história não pára por aí… contam que em 1985 na capital paulista, famosa por suas deliciosas pizzarias, que a pizza ganhou seu dia próprio. O então secretário de Turismo, Caio Luís de Carvalho, acabou decretando o 10 de julho como o Dia da Pizza, por este ser o dia em que se encerrava um concurso que elegia as dez melhores receitas de mussarela e margherita.

Voltando à capital paranaense, aqui vai uma receita do chef Francisco Moraes Vale, conhecido como chef Nenem, da Mercearia Bresser, de sua pizza Bresser (essa da foto acima, que dá água na boca)


Se preferir, faça você mesmo a massa básica da pizza

Receita da Pizza Bresser

Ingredientes:

– 01 disco de massa de pizza de 23 cm;
– molho de tomate pelado italiano;
– 40 g de mozzarella fatiada;
– 200 g de mozzarella de búfala em bola cortada em fatias grossas;
– 09 rodelas de tomate longa vida;
– 09 folhas de manjericão gigante;
– 100 g de azeitonas pretas sem caroço;
– 1 dentes de alho;
– azeite de oliva

Modo de preparar:

Abra o disco de massa para a base da pizza e espalhe o molho de tomate de forma homogênea. Coloque uma camada de mozzarella sobre o molho de tomate e leve ao forno à lenha por cerca de 5 minutos. Retire do forno, corte a pizza em 9 fatias. Sobre cada uma das fatias coloque os ingredientes na seguinte ordem: rodela de tomate longa vida, folha de manjericão gigante, rodela de mozzarella de búfala e o pesto de azeitona preta. Para o pesto, bater a azeitona preta com o alho e azeite de oliva. Serve oito pedaços.

Coma pizza por uma boa causa

Quem comeu uma pizza de calabresa na terça ajudou o Hospital Pequeno Príncipe a se equipar melhor para atender as crianças do estado. Para comemorar o Dia Mundial da Pizza, a Baggio Pizzeria e Focacceria, uma das maiores do gênero na cidade, decidiu doar toda a renda obtida com as pizzas de calabresa para a ampliação do hospital. A promoção valia para as quatro lojas de Curitiba e para a unidade de Joinville e valia durante todo o dia.

E na sua opinião, qual é o melhor lugar em sua cidade para se comer uma pizza? E qual o sabor que você sugere? Assim quando um leitor passar pela sua cidade, já sabe onde comer a melhor pizza. Sua dica é valiosa! Deixe seu comentário!

Veja os endereços de pizzarias no Guias e Roteiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]