• Carregando...
Quarta-feira é dia de nhoque e boa sorte!
| Foto:

Muitos aproveitam o dia 29 para comer nhoque. Dizem que saborear o prato neste dia traz sorte. E como com ela não se brinca, não custa nada na quarta-feira dar uma ajudinha.

Divulgação
Os nhoques precisam ter textura leve mas firme o suficiente para serem moldados e não se desfazerem no cozimento

Já falei aqui no blog sobre a origem desta tradição. Pra quem não leu, o resumo é o seguinte: dizem que a crença surgiu lá na Itália, quando um andarilho bateu à porta de um casal de velhinhos. Pediu um prato de comida e recebeu o único alimento que havia: um prato de nhoque. Tempos depois, o homem voltou e contou que, após comer aquele prato, a vida dele havia mudado para melhor.

Se você quiser seguir a tradição, aqui estão algumas receitinhas. Existem muitas maneiras de fazer nhoques é só escolher.

Nhoque de batata

– 6 batatas médias
-1 xícara de farinha de trigo
– sal a gosto

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm. Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal. Quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir. Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma, retire os nhoques já cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve e depois sirva com o molho de sua preferência.

Nhoque da dona Benta

Descasque, lave e cozinhe bem as batatas com água e sal. Passe-as no espremedor. Para cada 10 colheres de massa junte 3 colheres de farinha de trigo, 1 de manteiga, 3 ovos inteiros e 3 de parmesão ralado. Misture tudo muito bem até a massa ficar bem ligada. Polvilhe farinha de trigo numa mesa ou mármore, pegue porções e enrole-os da grossura de um dedo e corte em pequenos pedaços. Leve-os para cozinhar em água fervente com sal. Quando os nhoques subirem à tona é porque estão cozidos. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os num escorredor. Depois de cozidos, arrume num prato uma camada de nhoques, polvilhe queijo parmesão ralado e acrescente o molho que preferir.

Nhoque de batata salsa

– 1 kg de batata salsa ou mandioquinha
– 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 3 colheres (sopa) de queijo ralado
– 1 ovo
– sal e noz-moscada a gosto

Divulgação
Nhoque servido no Dom Antonio

Modo de preparar: cozinhe as mandioquinhas em uma panela com água até ficarem macias. Retire, escorra, descasque ainda mornas e passe-as pelo espremedor. Junte ao purê de mandioquinha a farinha de trigo até o ponto de enrolar. Acrescente o queijo, o ovo, o sal e a noz-moscada. Amasse bem. Enrole os nhoques em uma superfície enfarinhada. Cozinhe-os aos poucos, em água fervente até subirem à superfície. Retire, coloque em um refratário e sirva com o molho que preferir.

Dicas e truques

Os italianos dizem que é preciso “sentir” a consistência certa de massa, em vez de medir a quantidade dos ingredientes. O tipo da batata também é muito importante: nas variedades farinhosas como a batata inglesa é preciso adicionar farinha e ovo para umedecê-las. As cerosas requerem apenas farinha. Mas use apenas a farinha necessária para ligar a massa – muita farinha deixará o nhoque pesado. Outra dica é cozinhar as batatas com casca para absorver menos água.

Um truque do chef é vincar o nhoque com garfo: a técnica de fazer vincos não é apenas decorativa: os vincos ajudam a segurar o molho depois de servido. Pegue os nhoques e pressione-os, um a um, de um lado com o garfo sobre uma tábua.

Se a opção não é cozinhar, escolha um dos restaurantes da cidade no Guias e Roteiros que oferecem o prato e boa sorte!

Um dos restaurantes onde será possível saborear o prato italiano nesta quarta é o Dom Antonio, que fica na Avenida Manoel Ribas – 6121. Telefone: 41- 3273-3131.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]