• Carregando...
Receitas, curiosidades e informações “à mesa temperada”: grazie ti tutto!
| Foto:
Daniel Castellano/arquivo Gazeta do Povo
Pão caseiro

Revendo os posts dos últimos quatro meses nesta “Conversa Temperada” – receitas e histórias enviadas por leitores, os dias especiais (do nhoque, passando pelo macarrão até o dia das crianças), curiosidades e novidades gastronômicas, dicas de novos espaços e cardápios, lugares para se visitar em nossa cidade, no Brasil e mundo afora, livros, eventos gastronômicos -, percebi que estava mais do que na hora de agradecer a todos aqueles que escrevem comigo esse blog.

Os blogs começaram na internet como uma versão online de diário pessoal, mas se diversificaram criativamente (na educação, no jornalismo, nas corporações). Acho que o sucesso dos blogs se deve em boa parte a essa característica de participação, do fazer junto e diferente.

O espaço que a Gazeta abriu para nós jornalistas falarmos sobre diferentes temas e interesses, livres de vínculos com patrocinadores ou linhas editoriais, caracteriza-se especialmente pelo respeito e pela liberdade que temos na comunicação com aqueles que participam dessas comunidades virtuais. Na minha opinião, esse é um dos principais motivos que asseguram a recepção positiva que temos tido.

Eu falei em comunidades virtuais, mas não vejo o “Conversa Temperada” como um espaço para encontros virtuais de pessoas virtuais. São pessoas muito reais que têm contribuído de várias formas para o blog e com as quais me sinto à vontade para pedir receitas, histórias e dicas do que há para ler, fazer, comer e beber de bom dentro e fora da blogosfera. Por vezes, dos encontros nos mercados, cafés e restaurantes, das comidinhas com os amigos, saio com vontade de compartilhar uma impressão positiva, uma receita ou um endereço e vou direto para o “Conversa”.

O lucro que tenho é esse: com liberdade de aceitar ou recusar convites, de ir sem ser convidada, de encontrar por acaso, de gostar ou não gostar, sinto que sou parte dessa comunidade de gourmets da vida com os quais tenho responsabilidades. Uma delas é a de compartilhar; uma outra é a de me manter livre para provar e falar das coisas à mesa nessa vida.

Tante grazie por todos esses posts que nós juntos escrevemos!

Aproveito esse post para passar uma receita para o leitor Josmar, que já há algum tempo me pediu uma de pão (acho que foi por causa de um post do meu amigo Fábio Guérios, quando experimentou alguns pães belgas – Para quem ama pães). Novamente, minha amiga Helena, que faz pães divinamente bem, veio ao meu socorro.

Receita de pão caseiro com sementes e nozes

Ingredientes:

– 1 kg de trigo
– 2 tabletes de fermento de pão
– 4 colheres de açúcar
– 1 xícara de leite morno
– 1 xícara de água morna
– 1 ovo
– 1 colher de sopa de sal
– 2 colheres de margarina
– ½ colher de banha
– 1 colher (sopa) de sementes, sem casca, de abóbora
– 1 colher (sopa) de sementes de girassol
– 1 colher (sopa) de nozes picadas

Modo de preparo: Desmanche no leite e na água o fermento junto com 2 xícaras de trigo e o açúcar. Espere crescer (uns 15 minutos). Coloque o restante do trigo, o sal, um ovo, duas colheres de margarina, ½ colher de banha e amasse. Se precisar, acrescente mais água. Coloque a massa em um recipiente com tampa e deixe crescer novamente por cerca de duas horas. Sove a massa novamente, adicionando as sementes e as nozes picadas.

Divida a massa em quatro pedaços, amasse, coloque nas formas e deixe crescer novamente (umas 2 horas aproximadamente). Asse por cerca de 35 minutos em fogo médio. Hum! Corte uma fatia, passe manteiga…Fica uma delícia com café!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]