• Carregando...
Receitas especiais para comemorar o Dia das Crianças
| Foto:
Divulgação
Panquecas coloridas pra encher os olhos da criançada

No Dia das Crianças não tem como escapar! Para comemorar a data, o jeito é dar uma saída com os baixinhos a algum lugar que eles adooooram… ou preparar juntos em casa as receitinhas preferidas.

Se a ideia é ficar em casa, seguem abaixo algumas sugestões atrativas:

A Cozinha Experimental da Ajinomoto “Oficina do Sabor” enviou para o Conversa temperada um cardápio especial para tornar a refeição uma deliciosa brincadeira infantil. As sugestões são: Panquecas Coloridas, Beirute de Hambúrguer e, para a sobremesa, o Sorvete de Uva.

PANQUECAS COLORIDAS
Rendimento: 10 porções. Tempo de Preparo: 1 hora

Ingredientes:
Recheio
• 1 colher (sopa) de óleo
• 1 dente de alho espremido
• meia cebola média picada
• 500 g de carne bovina moída
• 1 tomate médio, sem sementes, picado
• 1 sachê de tempero SAZÓN® Amarelo
• 2 colheres (chá) de SABOR A MI® Alho & Sal
• 1 ovo cozido e picado
• meia xícara (chá) de azeitonas verdes, em rodelas
Massa
• 1 e meia xícara (chá) de leite
• 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
• 2 ovos
• 2 colheres (sopa) de margarina sem sal
• meia beterraba pequena ralada
• 1 sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo
• meia colher (chá) de SABOR A MI® Alho & Sal

Molho
• 1 colher (sopa) de margarina sem sal
• 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 2 e meia xícaras (chá) de leite
• 1 sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo
• 1 colher (chá) de SABOR A MI® Alho & Sal
• 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.

MODO DE PREPARO: Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e a cebola, e refogue por 3 minutos.

Acrescente a carne moída e refogue por 10 minutos, ou até mudar completamente de cor. Adicione o tomate, os temperos, e deixe cozinhar por 2 minutos, ou até o tomate desmanchar. Junte o ovo e as azeitonas, misture e retire do fogo. Reserve aquecido.

Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o leite, a farinha de trigo, os ovos, a margarina, a beterraba, os temperos e bata até obter uma mistura homogênea.

Em uma frigideira média (20 cm de diâmetro) untada com óleo, coloque 1 concha da massa e espalhe uniformemente pelo fundo da frigideira. Deixe cozinhar por 1 minuto em fogo alto. Vire e frite do outro lado até dourar. Frite o restante da massa, repondo o óleo quando necessário. Distribua o recheio pela superfície das massas e enrole. Reserve.

Faça o molho: em uma panela média, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter. Junte a farinha de trigo e misture bem, sem deixar dourar. Aos poucos, acrescente o leite e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar.

•Adicione os temperos e o queijo ralado, misture e retire do fogo. Regue as panquecas e sirva em seguida.

Dica: Além de bonitas e saborosas, essas panquecas são uma forma prática e fácil de as crianças se alimentarem de vegetais!

BEIRUTE DE HAMBÚRGUER

Divulgação

Rendimento: 4 porções. Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes:
• 500 g de carne bovina moída
• 1 cebola pequena ralada
• 1 colher (sopa) de suco de limão
• 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 1 pitada de pimenta síria
• 1 dente de alho grande espremido
• 2 sachês de Tempero SAZÓN® Vermelho
• 1 colher (chá) de sal
• 1 colher (chá) de óleo
• 4 pães sírios
• 4 colheres (sopa) de maionese
• 100 g de mussarela fatiada
• 2 tomates médios cortados em rodelas
• 8 folhas de alface lisa, em tiras

Modo de preparo: Em uma tigela grande, coloque a carne, a cebola, o suco de limão, o azeite, a pimenta, o alho, 1 e meio sachê de tempero e o sal, e misture bem.

Divida em 4 partes iguais e modele cada uma delas no formato de um hambúrguer grande com 1 cm de espessura. Em uma frigideira grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Frite os hambúrgueres de 2 em 2, por 2 minutos de cada lado, ou até que dourem, repondo o óleo se necessário. Retire do fogo e reserve-os aquecidos.

Abra os pães ao meio e espalhe internamente a maionese já misturada com o tempero restante. Disponha os hambúrgueres nas metades dos pães e, por cima, distribua a mussarela. Cubra com a outra metade dos pães e transfira-os para uma assadeira grande. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos. Retire do forno, distribua as rodelas de tomate e as folhas de alface por cima da mussarela e sirva em seguida.

Dica: Caso não aprecie pimenta síria, exclua-a da lista de ingredientes ou substitua por pimenta-do-reino a gosto.

SORVETE DE UVA

Divulgação
Sorvete de uva, de sobremesa

Rendimento: 6 porções. Tempo de preparo: 10 minutos + 7 horas de congelador

Ingredientes:
-1 lata de leite condensado
-1 lata de creme de leite
-1 envelope de MID Refresco Uva
-1 xícara (chá) de água (200 ml)

Modo de preparo: No copo do liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite, o MID® Refresco e a água, e bata até ficar homogêneo. Disponha em um refratário médio, cubra e leve ao congelador por 2 horas. Volte ao liquidificador e bata novamente. Retorne ao congelador até endurecer (cerca de 7 horas).

Dica: Na hora de servir, decore a taça com calda de morango ou regue o sorvete com groselha. Ou ainda acrescente frutas picadas ao sorvete pronto e sirva em seguida.

Você pode ver outras receitas no site da Cozinha Experimental Ajinomoto.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS E DIVERTIDOS

Outro cardápio especial para incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, porém de forma divertida foi enviado pelo Josephine Bistrô. O restaurante criou um cardápio rico em vitaminas elaboradas pelos chefes Igor Gonçalves e Cícero Gomes. Entre as sugestões estão: o Arroz de cenoura acompanhado de batata smile assada com mini hambúrguer (foto). E como sobremesa: Mix de frutas da estação, confetes coloridos e para as meninas calda vermelha de morango e para meninos calda azul de groselha.

Para quem quiser testar em casa segue a receita do prato principal que é uma fonte de vitamina A (cenoura), B e C, contem ferro, zinco (batata que como é assada preserva boa parte das vitaminas sem excesso de gorduras), proteínas (hambúrguer) e carboidratos (arroz).

ARROZ COM CENOURA, HAMBÚRGUER, BATATA SMILE

Divulgação
Arroz com cenoura, hamburger e batata smile

Porções: 5. Tempo de prepare: 40 minutos

Ingredientes:
– 3 xícaras de arroz cru
– 1 e ½ cenoura ralada
– ½ cebola picadinha
– 3 dentes de alho
– 1 tablete de caldo de galinha
– Óleo
– Água quente
– 5 mini hambúrguer
– 20 unidades de batata smile
– 3 tomates cereja cortados ao meio

Modo de preparo – arroz: Lave o arroz e deixe-o escorrer. Numa panela ponha um pouco de óleo e refogue a cebola, os dentes de alho amassados e as cenouras. Junte ao refogado o arroz cru e refogue mais um pouco.

Vá acrescentado, aos poucos, a água quente, coloque o tablete de caldo de galinha. Deixe o arroz cozinhar, mas fique de olho para não amolecer demais.

Modo de preparo – hambúrguer e batatas:
Unte uma assadeira com óleo. Disponha os hambúrgueres e as batatas na assadeira. Coloque a assadeira no forno médio e deixe assarem por entre 10 ou 15 minutos, mas sempre verifique e vire os lados, pois a intensidade do forno varia de fogão para fogão. Você vai saber que o bife tá pronto quando ele tiver firme (nem molenga nem duro) e as batatas douradas.

Monte o prato colocando um montinho de arroz em um canto do prato sobre ele coloque o tomate (pode ser um lado só ou os dois). Disponha ao lado o hambúrguer e do outro as batatinhas smile.

Comer bem pode virar brincadeira

divulgação
Aprender brincando para abrir o apetite

De quebra, aqui uma sugestão de presente vem da Nutriland. Composto por um tabuleiro colorido com 114 fichas, o jogo “De Olho nos Alimentos” promete abrir o apetite dos pequenos para uma alimentação mais saudável. Identificar as imagens no tabuleiro, seus grupos e preparações; compor refeições gostosas, explorar os alimentos desconhecidos e verificar quem é o mais rápido, motivam crianças a partir dos seis anos nesta deliciosa brincadeira. Preço sugerido: R$ 53,00.

Diversão no shopping

A criançada vai poder aproveitar, até dia 18 de outubro, um banquete de diversão no Parque Tá Chovendo Hambúrguer, na Praça de Eventos do Piso L1, no Palladium Shopping Center. Lá elas vão poder pular na gelatina, brincar na fábrica de hambúrguer e fazer experiências científicas em um cenário único, construído pelo shopping, de domingo a sexta-feira, das 14h às 20h e aos sábados das 10h às 21h.

O parque é lançado junto com o filme-animação Tá Chovendo Hambúrguer que
começa a ser exibido no cinema Dom Bosco Imax Theatre. A animação conta a
história de um cientista que tenta acabar com a fome no mundo fazendo chover
comida.

Gastronomia e diversão

O Park Gourmet, área exclusiva de restaurantes do ParkShoppingBarigüi, vai oferecer diversas atividades especiais para as crianças de sábado (10) até segunda-feira (12), das 12h às 16h. Em parceria com a ‘Criança em Foco’, serão desenvolvidas atividades como pintura, leitura de histórias, teatro de fantoches e muito mais. A capacidade de atendimento será de 30 crianças simultaneamente. Os pais deverão retirar um voucher no restaurante em que estiverem almoçando para que seus filhos participem das atividades.

Na segunda-feira (12) à noite, a cantora Karol Salih irá divertir os pequenos com um repertório infantil. Além disso, todos os restaurantes do Park Gourmet vão preparar um cardápio especial em homenagem às crianças. Confira:

BISTRÔ DO VICTOR – Peixe assado em massa folhada com cream cheese.

SALERO – Salerinho – Escalopes de Mignon com Penne Tricolore. (Opções de molhos para a massa, bolonhesa ou sugo ou alfredo).

MEDITERRANEO – Ilha de massas e grelhado.

LA PASTA GIALLA – Escalopinho de Mignon Tagliolini ao Sugo e Fritas.

SOTO – Mignon Kids: Mignon grelhado em cubos, acompanha arroz e batata frita.

OLI EMPÓRIO E GASTRONOMIA – Mega Cookie com Calda Hot Fudge e Sorvete de Baunilha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]