• Carregando...
Sopas frias para quando o verão chegar … a Curitiba
| Foto:
Divulgação
Creme aveludado de palmito para um dia de calor

É… se você não conseguiu evitar aqueles quilinhos a mais adquiridos nas festas de fim de ano, agora o jeito é tentar se livrar deles… Uma boa sugestão é abusar neste verão – quando a estação chegar aqui pelas bandas de Curitiba – dos pratos leves e refrescantes como as sopas frias.

O chef João Belezia, que sempre colabora com o Conversa temperada, sugere pratos com poucas calorias para ajudar na perda ou até mesmo na manutenção do peso. “As sopas frias podem ser servidas como entrada num almoço ou ainda como prato único numa noite de verão. Pode-se também servir em uma festa, em taças pequenas, como aperitivo”, sugere.

Simples e fáceis de preparar, entre as receitas estão o creme aveludado de palmito; sopa de ervilhas frescas, gengibre e camarão; sopa pera com agrião e gazpacho de tomate. Trago aqui neste post as receitas de gazpacho de tomate, o creme de palmito e a de pera com agrião. São opções diferentes para um dia desses:

Receita de Gazpacho de tomate

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
– 1,5 kg de tomate picado grosseiramente
– 100g de pepino japonês com casca picado grosseiramente
– 50g de pimentão vermelho sem pele picado
– 50g de pimentão amarelo sem pele picado
– 50g de beterraba descascada e picada grosseiramente
– 1 dente de alho amassado
– 1 fatia de pão amanhecido
– azeite extra-virgem a gosto
– vinagre de Jerez ou de vinho tinto à gosto
– água mineral
– sal e pimenta

Modo de preparo: Reúna todos os ingredientes em um recipiente e deixe marinar por 4 horas. Bata bem no liquidificador e coe. Acerte sal e pimenta. Sirva gelado acompanhado das guarnições (picadas) de sua preferência, pimentão, cebola roxa, croutons, pepino, peixes defumados, bacalhau etc.

Creme aveludado de palmito

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
– 500gr de palmito de açaí;
– 1 litro de leite integral;
– 500gr de batata lavadas com casca;
– 100ml de creme de leite fresco;
– 50gr de ovas de salmão;
– 1 talo de alho porró fatiado fino;
– 500m de óleo de milho;
– azeite extra-virgem;
– sal e pimenta do reino.

Modo de preparo: Tempere as batatas com sal pimenta e um fio de azeite; embrulhe cada uma e asse em forno temperatura baixa por 30 minutos; retire, descasque e corte em cubos; em uma panela coloque todo o palmito, as batatas e cubra com leite; cozinhe em fogo médio por 40 minutos. Retire e resfrie.

Coloque tudo em um liquidificador e bata até obter um creme aveludado, acrescente o creme de leite aos poucos. Reserve resfriado. Em uma panela aqueça o óleo de milho e frite o alho porró até ficar crocante e ainda verde. Retire e coloque sobre papel absorvente.

Finalização: Em um prato fundo coloque uma porção do creme aveludado; no centro coloque uma porção do alho porró frito; ao redor do alho porró coloque com cuidado algumas ovas formando um desenho circular; decore com um fio de azeite e sirva em seguida; pode ser servido quente ou frio.

Receita de Creme frio de pera e agrião

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
– 1 maço de agrião;
– 4 peras média fatiadas;
– 800ml de caldo de legumes;
– 150ml de creme de leite fresco;
– suco de um limão

Modo de preparo: Reserve um terço da folhas do agrião. Reúna em uma panela o restante do agrião, inclusive os talos com as fatias de pera. Cubra com o caldo de legumes e cozinhe em fogo brando por 20 minutos. Tempere com sal e pimenta. Resfrie. Processe até ficar cremosa. Adicione o creme de leite e decore com o agrião restante e um fio de azeite. Sirva gelada ou em temperatura ambiente. Acompanha croutons.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]