• Carregando...
Corridas das zebras da Copa 2018: quem conseguirá sobreviver?
| Foto:

DIRETO DA RÚSSIA – A Copa do Mundo 2018 quebrou vários prognósticos. Alemanha, Espanha, Argentina e Portugal são exemplos de equipes de peso que não conseguiram alcançar nem as quartas de final. Entre os oito times restantes na briga pelo título, quatro podem ser considerados azarões: Rússia, Croácia, Bélgica e Suécia. O grupo nunca conquistou o Mundial. Três dessas seleções sequer tem uma final no currículo.

Mas nessa corrida das zebras, quem realmente tem mais chances de desbancar os campeões mundiais Brasil, França, Uruguai e Inglaterra? Confira a análise.

Rússia

Mario Fernandes. (Foto: AFP)

Por que acreditar?

Os russos são a grande zebra deste Mundial. Cotados para serem eliminados logo na primeira fase, agora estão entre os oito melhores da Copa. O grande trunfo no momento é justamente o nível de confiança altíssimo e o apoio maciço dos torcedores da casa em seus jogos. Virou consenso entre os anfitriões: nada mais é impossível para eles na competição.

O que já aprontou na Copa 2018?

O ápice da campanha russa foi eliminar a Espanha nas oitavas de final. A equipe de Iniesta e companhia ainda saiu na frente e, mesmo assim, a Rússia correu atrás do empate e segurou o resultado até a disputa de pênaltis em que o goleiro Akinfeev brilhou.

Qual a limitação?

A Rússia é a seleção com qualidade técnica mais limitada nas quartas de final. Então, a proposta é bem clara: jogar bem fechado e aproveitar alguma brecha adversária. Entre os oito finalistas, o time anfitrião é o que menos finaliza, o que menos cria oportunidades de gol e o segundo que menos troca passes. Ou seja, é o que menos apresenta alternativas para ganhar um duelo mata-mata.

Melhor campanha em Mundiais: é a atual (quartas de final em 2018). Como União Soviética, tem uma semifinal em 1966.

***

Veja aqui os palpites para os jogos das quartas de final da Copa 2018

***

Croácia

Luka Modric. (Foto: AFP)

Por que acreditar?

O time está no lado mais fácil do chaveamento da Copa, é bem organizado e tem um craque: Luka Modric. O jogador do Real Madrid, apesar de ter perdido um pênalti decisivo no último jogo contra a Dinamarca, é capaz de fazer a diferença no mata-mata. Os coadjuvantes do time também são ótimos: Rakitic, Madzukic e Rebic, principalmente.

O que já aprontou na Copa 2018?

O grande momento croata no Mundial foi a vitória avassaladora diante da Argentina: 3 a 0. A equipe deixou os hermanos atordoados e terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento.

Qual a limitação?

Condicionamento físico. As três principais estrelas da seleção já não são garotos: Modric (32 anos), Rakitic (30) e Mandzukic (32). Contra a Dinamarca, nas oitavas de final, a equipe sentiu fisicamente e quase perdeu a classificação. Com outros possíveis jogos de 120 minutos pela frente, a falta de fôlego pode pesar negativamente.

Melhor campanha em Mundiais: Semifinal em 1998.

***

Bélgica

Eden Hazard. (Foto: AFP)

Por que acreditar?

É o melhor time entre os azarões e reúne grandes destaques do futebol mundial como De Bruyne, Lukaku, Hazard e Courtois. Não tem o chamado ‘peso da camisa’, mas tecnicamente é capaz de vencer qualquer seleção na Copa da Rússia.

O que já aprontou na Copa 2018?

Ao lado do Uruguai, é o único time com 100% de aproveitamento na Copa. Além disso, tem o melhor ataque da competição com 12 gols marcados.

Qual a limitação?

A Bélgica está no ‘lado da morte’ do chaveamento. Se quiser chegar à final terá de deixar para trás o Brasil, grande favorito ao título, e depois França ou Uruguai, outras duas seleções de peso. Um baita desafio. A defesa também preocupa. O time tem vocação ofensiva e acaba abrindo espaços na zaga. Os belgas já sofreram quatro gols no Mundial.

Melhor campanha em Mundiais: Semifinal em 1986.

***

Suécia

Forsberg. (Foto: AFP)

Por que acreditar?

A Suécia virou uma especialista em derrubar gigantes. Nas Eliminatórias, primeiro deixou a Holanda para trás em seu grupo. Depois, na repescagem, a vítima foi a Itália. As duas poderosas seleções hoje veem a Copa pela televisão. Neste Mundial, quase aprontou diante da Alemanha (só sofreu o gol da derrota nos acréscimos). Ou seja, não vai se intimidar com ninguém no mata-mata. A defesa também é muito sólida e o time é forte fisicamente.

O que já aprontou na Copa 2018?

Ficou em primeiro lugar no grupo da Alemanha. Chegou à última rodada da primeira fase com chances grande de eliminação e venceu o México, com autoridade, por 3 a 0, o que lhe garantiu o topo da tabela.

Qual a limitação?

É um time mais de imposição física e que usa muito as ligações diretas para seus dois centroavantes: Berg e Toivonnen. Falta criatividade para criar mais jogadas efetivas de perigo ao longo das partidas.

Melhor campanha em Mundiais: Final em 1958.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]