• Carregando...
A jornalista espanhola Maria Gómez, do veículo Mediaset España.
A jornalista espanhola Maria Gómez, do veículo Mediaset España.| Foto:

A jornalista espanhola Maria Gómez, do veículo Mediaset España, foi uma das inúmeras profissionais a denunciarem assédio por parte de torcedores durante a Copa do Mundo 2018, na Rússia. Mas a repórter se envolveu em uma polêmica daquelas ao exaltar ao vivo, de forma vulgar, os jogadores de Marrocos.

A história de Gómez na Copa da Rússia começou em junho. Em uma participação, a repórter indagava a um espanhol sobre a seleção do país, quando recebeu como resposta: “como se chama, bonita?”.

Em outro vídeo, um dos entrevistados tenta beijar a repórter sem seu consentimento.

Dias depois, entretanto, a própria profissional virou alvo de críticas ao afirmar, durante um programa ao vivo, que os jogadores da seleção de Marrocos eram todos muito bonitos e que ela “gostaria de dormir com o inimigo, pois alguém terá de consolá-los [após o jogo com a Espanha]“.

Foi o estopim para o início de um debate mais aprofundado na Espanha acerca da desigualdade entre os gêneros. A própria Maria Gómez tratou de imediatamente pedir desculpas por seu comportamento, que, em suas palavras, “contribuiu para a coisificação dos jogadores de futebol“.

Ela publicou longa carta em sua conta no Twitter reforçando as críticas sobre os assédios sofridos por jornalistas mulheres na cobertura do Mundial, mas também pedindo a todos para que dialogassem acerca do tema, pois “todos cometemos erros e devemos rever, todos os dias, seja em frente ou atrás das câmeras, nossos próprios critérios e comportamentos, colocando em questão uma educação e um modelo de sociedade que gravou a ferro e fogo ‘verdades’ e códigos de conduta que, sem dúvida, há chegado o momento de revisarmos de forma serena, porém irrevogável”.

Confira a carta completa abaixo, em espanhol.

Leia também

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

###

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]