• Carregando...
Fava de Baunilha e Crème Brûlée
| Foto:

BAUNILHA – Da flor à aromática fava

Provavelmente você conhece a fava de baunilha, já comeu algo que leva baunilha, gosta do seu aroma adocicado e sabor que agrada à alma. Difícil quem não goste.
Mas você sabia que todo esse aroma e sabor vêm do fruto de uma orquídea?
Elas são as únicas orquídeas que servem para a alimentação.

A ilha africana de Madagascar é a maior produtora mundial de baunilha e, junto com os vizinhos Comores e Réunion, responde por praticamente de 90% da produção. México, Uganda, Congo e Tahiti também são produtores. No Brasil, a baunilha vem sendo cultivada com sucesso na região de Belmonte em Salvador.

Como eu amo a Baunilha e estava recentemente nas ilhas Mauritius, que fica ao lado da ilha Réunion, resolvi ir conhecer de perto esta orquídea que tanto me fascina.

Daniela Caldeira

Foi maravilhoso passear entre os cachos de baunilha e saber um pouco mais de sua história. Seu cultivo é extremamente difícil. Depois de colhidas, as favas são fervidas rapidamente, depois passam pelo vapor, depois são secas e curadas, onde adquirem seu aroma e sabores concentrados. Este processo dura ao todo 9 meses (uma gestação!)

Por isso, não é de se estranhar que, depois do açafrão e do cardamomo, a baunilha seja a terceira especiaria mais cara do mundo. Um quilo de favas de qualidade custa por volta de 500 dólares;

Outra coisa importante que aprendi lá é que as favas de baunilha devem ficar dentro de um vidro fechado com aproximadamente 5 cm de suas favas imersas em rum ou whisky. Desta forma elas se conservam infinitamente e não ficam ressecadas. Ah, e o rum deve ficar maravilhoso!! 😉

E não confunda: baunilha natural só com as favas ou com a essência delas extraída. Essa essência de baunilha que encontramos em frascozinhos em qualquer supermercado são extratos sintéticos, que nem de perto se assemelha ao natural.

Vamos então a uma receita com Fava de Baunilha: O tradicional Creme Brulée que tantas e tantas vezes pedimos em restaurantes e não vemos nem sequer um grãozinho de baunilha. Se isso acontecer com você, devolva a sobremesa e peça seu dinheiro de volta – NÃO É CRÈME BRÛLÉE!!!

Crème Brûlée

Ingredientes:

500 g de nata fresca
500 g de leite integral
1 fava de baunilha
9 gemas
200 g de açúcar

Modo de preparo:

Abra a fava ao meio, e com as costas de uma faca, retire a polpa da baunilha das duas metades. Coloque as duas metades da fava e a polpa em uma panela. Acrescente o leite, a nata e o açúcar. Ligue o fogo no baixo e deixe começar a ferver.

Imediatamente desligue o fogo e tampe a panela. Deixe em infusão por 10 minutos. Peneire as gemas em um recipiente e depois dos 10 minutos de infusão, coloque 1 concha do creme sobre as gemas e mexa vigorosamente para que as gemas não cozinhem. Repita com mais uma concha e mexa. Agora, as gemas já estão com uma temperatura aproximada à do creme, esse processo chama-se temperagem! Viu, você temperou as gemas e agora pode coloca-las na panela com o restante do creme. Não ligue mais o fogo. Guarde na geladeira e só asse no dia seguinte. EM BANHO- MARIA!

Até que o meio do recipiente onde vai assar esteja ainda um pouquinho mole. Refrigere novamente , retire na hora de servir, salpique com um pouco de açúcar e maçarique até dourar!

Huuum, literalmente Bon Apetit!!!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]