i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Comportamento

Brasileiro é especialista em burlar regras, como vai respeitar o isolamento?

  • 20/05/2020 10:15

As redes sociais e as áreas de comentários dos jornais estão repletas de citações a medidas que parecem ter dado certo em outros países e aqui não funcionam, seja isolamento social, distanciamento físico dentro de estabelecimentos, uso de máscaras, o que for. Falam do Japão, da Coreia do Sul, de Taiwan e da Suécia, mas ninguém diz o óbvio. Nesses lugares as coisas funcionam, porque a população se comporta de maneira diferente, seguindo as orientações que recebe.

No Brasil não é praxe respeitar regras. O brasileiro, em geral, acha bonito dar um jeitinho de burlar as recomendação, até as leis. Essa mania nacional de ignorar o aviso para não ocupar assento preferencial no ônibus ou metrô, as vagas para idosos ou cadeirantes nos estacionamentos, as filas, os prazos, os horários... está mostrando o preço que a sociedade inteira pode pagar se não levar a sério as recomendações, os pedidos e até mesmo as ordens.

Num momento de pandemia como o que estamos vivendo, fica escancarado o custo social da rebeldia. Quem pensa só no próprio bem estar está prejudicando todo mundo. Respeitar regras é a única saída para vencermos, como nação, um inimigo invisível, veloz e perigoso como o cornoavírus. E quem não respeita as orientações, porque acha que tem saúde ou porque não está no grupo de risco, pode ter que carregar a culpa por se contaminar e, ainda que assintomático, carregar o vírus para dentro da própria casa e contaminar as pessoas que mais ama.

Tapa na cara dos brasileiros

Eu resolvi falar sobre isso depois de ver uma foto de Portugal, ler uma notícia sobre Curitiba e lembrar de uma carta escrita anos atrás por um americano tendo como destinatário "o Brasil". Vou começar pela foto.

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, no supermercado em Cascais.<br />A foto, tirada em 16/05/20 viralizou nas redes sociais. | Reprodução Twitter
Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, no supermercado em Cascais.
A foto, tirada em 16/05/20 viralizou nas redes sociais. | Reprodução Twitter
| Reprodução Twitter

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi flagrado na fila de um supermercado em Cascais, num momento de folga. Usava tênis, shorts, blusa e máscara. E respeitava a fila e o distanciamento recomendado. Segundo informações já tinha chamado a atenção por passear sozinho e a pé pela cidade. A foto viralizou nas redes sociais como um exemplo, porque ele cumpria as recomendações das autoridades de saúde no momento em que o país entra numa nova fase de "desconfinamento", mas ainda repleto de regras.

Curitiba é exemplo, mas nem tudo são flores

Agora a notícia de Curitiba, onde a pandemia segue um ritmo de contágio bem lento. A cidade, de dois milhões de habitantes, tem 879 casos confirmados, sendo que 633 desses contaminados já se recuperaram. 34 óbitos morreram de Covid-19. Conforme o último boletim da noite desta terça (19), a cidade não registrou nenhuma morte nas 24 horas anteriores. Os números mostram que está em situação infinitamente mais tranquila do que outras capitais.

Sendo curitibana e tendo morado aqui a maior parte da vida, mas também com a experiência de quem morou em algumas outras cidades, de estados e regiões diferentes, não tenho dúvidas de que cidade é frequentemente citada como exemplo para o país justamente porque a população, em geral, aprendeu a respeitar regras. As coisas aqui costumam funcionar melhor do que em outros lugares, porque em geral a população respeita as regras, fiscaliza e cobra que todos respeitem.

Quem é de fora se impressiona com a limpeza da cidade, por exemplo, e se ficar por uns meses, mais cedo ou mais tarde, vai acabar vendo curitibano chamando atenção de turista que joga papel de bala ou sorvete no chão. Ou catando ele próprio a sujeira alheia para jogar na lixeira mais próxima. Mas os curitibanos também são brasileiros e a notícia sobre Curitiba a que me referi agora há pouco tem a ver com desrespeito a regras.

Na reportagem (link acima), a secretária municipal de Saúde reclama que os curitibanos afrouxaram os cuidados no feriado de primeiro de maio, que caiu numa sexta-feira. A cidade registrou um movimento atípico, houve muitas informações sobre encontros de amigos, de família, churrascos e festinhas e, duas semanas depois, justamente o período de incubação da doença, o número de casos diários começou a dobrar.

Muitos dos que desrespeitaram a orientação de só sair de casa para ir ao médico, ao supermercado, à farmácia ou para trabalhar, no caso de quem presta serviços essenciais, sequer sentiram sintomas da doença. Mas ao se expor, podem ter se contaminado e levado o vírus para dentro de casa. Não por mal, só porque não respeitaram as regras e não pensaram nos outros, apenas em si mesmos.

Aí é preciso lembrar da constatação feita pelo governador de Nova York (e também por um levantamento na Espanha) de que num segundo momento dessa pandemia o contágio se dá entre pessoas que estão em quarentena. Se não houver respeito ao isolamento social e o máximo de cuidado quando precisar sair ou voltar para casa, o vírus entra em casa com a gente e contamina as outras pessoas.

E se elas contraírem e não tiverem sintomas, mas também desrespeitarem a quarentena, vão contaminar outras e mais outras. Sempre haverá algum hospedeiro mais frágil, que pode sucumbir à doença. Por isso fala-se tanto em só sair de casa para o estritamente necessário, usar a máscara sempre, manter a distância de dois metros de qualquer outra pessoa, não cumprimentar, não abraçar, usar álcool em gel ou lavar as mãos sempre que tocar em superfícies onde outras pessoas tocaram.

Carta aberta ao Brasil

Eu mencionei acima que esta coluna também foi inspirada numa carta aberta para ao Brasil escrita por um americano. Mark Manson escreve crônicas e artigos, tem livros publicados, mantem um blog onde fala de assuntos que vão da literatura às suas percepções de mundo. Depois de visitar o Brasil várias vezes e de ter inclusive morado aqui por quatro anos e casado com uma brasileira, decidiu revelar as constatações que fez sobre nosso jeito de agir e o quanto, na opinião dele, isso está por trás do atraso do país.

“Nos países mais desenvolvidos o senso de justiça e responsabilidade é mais importante do que qualquer indivíduo. Há uma consciência social onde o todo é mais importante do que o bem-estar de um só. E por ser um dos principais pilares de uma sociedade que funciona, ignorar isso é uma forma de egoísmo."

Mark Manson, blogueiro e escritor americano, em carta aberta ao Brasil

"Eu percebo que vocês brasileiros são solidários, se sacrificam e fazem de tudo por suas famílias e amigos mais próximos e, por isso, não se consideram egoístas. Mas, infelizmente, eu também acredito que grande parte dos brasileiros seja extremamente egoísta, já que priorizar a família e os amigos mais próximos em detrimento de outros membros da sociedade é uma forma de egoísmo.”

Mais para a frente, na carta, o americano diz que o “jeitinho brasileiro” precisa morrer. A gente sabe exatamente o que ele quer dizer com isso. Não é nossa disposição e capacidade louvável de driblar dificuldades, achar soluções, resolver problemas de forma criativa e rápida. Ele refere-se à péssima mania do brasileiro de passar a perna nos outros e achar que isso é sinal de esperteza. Dar um jeito de lucrar em cima de terceiros pode ajudar o "espertinho", mas causa prejuízo aos demais. E a prática reiterada, prejudica a sociedade por inteiro.

Mark também fala de um certo conformismo nosso de empurrar tudo com a barriga e achar que, como os outros não buscam ser melhores, a gente também não precisa se esforçar. Continuando a carta... “Essa mania de dizer que o Brasil sempre foi assim e não tem mais jeito também precisa morrer. E a única forma de acabar com tudo isso é se cada brasileiro decidir matar isso dentro de si mesmo. Ao contrário de outras revoluções externas que fazem parte da sua história, essa revolução precisa ser interna. Ela precisa ser resultado de uma vontade que invade o seu coração e sua alma.”

E agora o "filé mignon" da carta; o trecho que, embora escrito em 2016, encaixa-se muito bem no atual momento, em que estamos no pico da pandemia (que ainda deve durar semanas) e vendo pessoas minimizando riscos, saindo de casa sem necessidade, marcando encontros e indo para a rua sem os cuidados recomendados.

"Você precisa escolher ver as coisas de um jeito novo. Você precisa definir novos padrões e expectativas para você e para os outros. Você deve esperar das pessoas que te cercam que elas sejam responsabilizadas pelas suas ações."

"Você precisa priorizar uma sociedade forte e segura acima de todo e qualquer interesse pessoal ou da sua família e amigos."

Mark Manson, blogueiro e escrito americano, em carta aberta ao Brasil

Não é fácil mesmo ter que abrir mão da rotina fora de casa, viver confinado, isolar-se como um ermitão. Mas a tecnologia está aí para suprir nossas carências afetivas, a saudade dos amigos e parentes. Não será para sempre, mas pode ser menos sofrido se todos derem sua dose de contribuição pensando na coletividade.

Custa evitar por mais algum tempo os encontros presenciais? Por que raios tem gente visitando amigos, chamando para tomar café em casa, fazendo churrasco, festinha, combinando encontros, trocando cumprimentos e abraços? Nossos velhinhos não podem nem devem ficar abandonados. Podemos fazer as compras para eles e, na hora da entrega, bater um papo a dois metros de distância. Podemos ligar todo dia, ler uma poesia, contar de alguma lembrança, ouvir.

Melhor recado da pandemia vem da Nova Zelândia

Quero finalizar esse texto com uma frase que ouvi da primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern. Para mim é simplesmente a melhor de todas as recomendações que qualquer um tenha feito durante a pandemia. Ela usou o verbo agir.

"Aja sempre como se você tivesse Covid-19"

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia

O que a governante que está vencendo a batalha contra o coronavírus quis dizer foi para ficarmos em casa o máximo possível. Quando precisar sair, usar máscara (mesmo sem ter sintoma da doença), manter as mãos limpas e a distância dos demais não apenas para proteção pessoal, mas especialmente para não contaminar os outros.

Estamos diante de uma chance dupla: conter o contágio e melhorar nosso comportamento como povo. Eu acho que é uma oportunidade e tanto para aprendermos de uma vez por todas a pensar no coletivo e não só nos nosso próprios umbigos.

59 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 59 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    AlexandreAlexandre Silva

    ± 3 dias

    goste muito da sua coluna e opiniao cristina graeml

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Douglas Alexandre I Nunes

    ± 8 dias

    O problema não é o povo, mas a tradição do estado babá, que trata como se fossem crianças. Excesso de regras, como se fossem direcionadas à incapazes e irresponsáveis , só incentiva burlar mesmo. Não há espaço para autonomia , o estado brasileiro é uma mãe /pai tóxico superprotetor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Lott

    ± 14 dias

    Não aconteceu mil mortes num dia, as tabelas são atualizadas de tempos em tempos, de forma que não acontecem no mesmo dia, são lançadas no mesmo dia o que é muito diferente "21.048 mortes, eram 20.047 na quinta-feira (21) Foram 1.001 registros de morte incluídos no balanço em 24 horas, sendo que 293 óbitos ocorreram nos últimos 3 dias", o hábito de dar um jeitinho é visto em todos os lugares até em artigos de revista virtual, para fazer críticas veladas ao governo, mas o pior é ler o fique em casa e uma referência ao uso de tecnologia para amenizar o sofrimento que o tédio provoca, deixe-me falar uma coisa "NEM TODO MUNDO PODE SE DAR AO LUXO DE PAGAR 39 REAIS DE MENSALIDADE DE NETFLIX,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELCIO APARECIDO PIRES DE ASSIS

    ± 15 dias

    Concordo que precisamos fazer a nossa parte. Sem dúvida. Mas, por favor, vamos usar corretamente as estatísticas: o número de óbitos por milhão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

    ± 16 dias

    Muito bom ! Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio Araripe de Abreu e Lima

    ± 16 dias

    Li esse comentário num jornal da minha cidade: Um brasileiro, num congresso na Inglaterra, queixava-se amargamente do governo, das leis, dos políticos, do supremo, do congresso, de tudo, desse TUDO que motiva os comentários abaixo e outros que ainda virão. O professor inglês muito calmo, escutava atentamente mas não fazia nenhuma cara de horror com a narrativa caótica do brasileiro. Por fim o inglês perguntou: Há quanto anos vocês são independentes ? O brasileiro disse, uns 200 anos. O inglês retruca: É por isso, vocês são muito ansiosos, querem resolver tudo num governo. Temos mais de OITOCENTOS anos de país e ainda somos essa imperfeição. Pra que tanta pressa ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BDSC

    ± 16 dias

    quantos clichês *******.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    ISAR MATTIELLO

    ± 16 dias

    Parabéns pela explanação. Lúcida, mostrando muito do que realmente somos, e frequentemente tentamos esconder com a peneira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DANILO AMARO STREMEL ANDRADE

    ± 16 dias

    Excelente! Sensatez exuberante( se é que isso é possível)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliana

    ± 16 dias

    Essa elite intelectual vive num pedestal mesmo. Suas reivindicações são lindas mas muito longe da realidade do Brasil povão. Enquanto o povão tiver que lutar dia após dia por comida na mesa, trabalho, saúde e segurança, o glamour do bem estar social, a primazia ao coletivo ficará em segundo plano. Nos países citados as pessoas podem se preocupar com o coletivo pois suas necessidades básicas estão supridas. Pirâmide de maslow querida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erison

    ± 16 dias

    Cristina, um povo tem maior disposição para respeitar a lei (e as regras) quando as leis são simples, claras, corretas e objetivas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DARTAGNAN BAGGIO EMERENCIANO

    ± 16 dias

    Cristina, texto perfeito porém com o passar do tempo o curitibano mudou um pouco e não respeita tanto assim as regras. Mas ainda considero que somos exemplo em relação as demais cidades deste imenso Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 16 dias

    perfeito. o problema é que ninguem aceita ser criticado. Exemplo simples: se te dão uma fechada no transito e vc para e reclama para o cidadão, ele ainda te manda para aquele lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raimundo Correia

    ± 16 dias

    Cara Articulista, há 2 meses este artigo faria algum sentido, mas levando-se em conta que o único sentido do isolamento social é para achatar a curva, no final todos iremos nos contaminar, a pergunta fica é: quanto tempo? Pelo que sabemos o sist de saúde não entrou em colapso, exceto em Manaus. O pior cara Articulista é que atrasaram o contágio inevitável e levando para o inverno, onde as doenças respiratórias acontecem com maior frequência. Lamento pelo povo mais pobre, mas os defensores do isolamento são os responsáveis pelas mortes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nícolas

    ± 16 dias

    O jeitinho é reflexo de uma qualidade de ensino fundamental e médio fracos, de valores cívicos e morais ausentes, acentuada por uma metodologia pedagógica defasada da década de 70, de "passar a mão demais na cabeça" e incutir no aprendiz que ele pode tudo e não será penalizado por isso. Quer começar a arrumar a casa? Condições iniciais elementares iguais para todos: saúde, educação e segurança. E noções cívicas sendo marteladas nesse povo peculiar... Não tem desculpa para manter o jeitinho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 16 dias

    Mande suas contas para a Globo lixo que vão pagar , sem problemas......e restrições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 16 dias

    A única coisa certa é que a quarentena não é eficaz, motivo pelo qual muitos entendem que a quarentena é apenas uma nova ideologia dos "especialistas" a não ser respeitada pelo povo. Se dúvida pergunte para a Tesla.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luís Ricardo de Toledo

    ± 16 dias

    Eu não consigo observar esse desrespeito todo do brasileiro. Sempre vejo os assentos reservados a idosos vazios nos transportes públicos. As vagas reservadas em estabelecimentos comerciais estão sempre vazias e são respeitadas sim. Em apenas um dia fomos convencidos a ficarmos em casa e ficamos!!! Respeitamos sim a quarentena. O problema é que esta quarentena está ficando insuportável e indefinida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 16 dias

      A quarentena era por 15 dias, depois virou 30, 60 dias e agora é até o Bolsonaro cair. Era para a”achatar a curva”, mas nunca houve colapso do sistema de saúde as UTIs na Região Sul estão vazias e ainda assim falam em lockdown. Agora a conversa é que a quarentena é para ninguém pegar o vírus, o que é uma insanidade, uma vez que o vírus não vai sumir por mágica e estará circulando nos próximos anos ou para sempre. Não contém comigo para essa palhaçada...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 16 dias

    Cristina, muito bom o texto. Apenas tenho 3 ressalvas: o Curitibano não é tão de respeitar assim.. é só vc pesquisar algumas matérias aqui na Gazeta na época de aumento de pontuação de CNH e vagas de EstaR que vc vai me entender. Não é só quem presta serviços essenciais que sai pra trabalhar. Sou funcionário privado e preciso trabalhar. Muito triste ver pessoas que querem e precisam e não podem. E por último a foto do Presidente de Portugal... muito lacrador de rede social que não segue recomendação alguma fica passando pra frente essa foto muitas vezes sem nem saber quem é o cidadão. Complicado. Texto muito bom mas apenas essas ressalvas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIA RIBEIRO LACERDA

    ± 16 dias

    Perfeito... disposição e bom senso..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 16 dias

    Quarentena = deixar de trabalhar = sem recursos para viver = MORTE BRASIL = país pobre = políticos ladroes = Judiciário corrupto = MORTE Percebe a equação do brasileiro?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romeu

    ± 16 dias

    Como diria o grande filósofo grego: “vc, pra mim, eu quero que se fo da”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tony Cruyf

    ± 16 dias

    Toda generalização é burra. Sou brasileiro e cumpro todos os deveres. Artigo raso e tendencioso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      rdi

      ± 15 dias

      Mas ainda não aprendeu a ser humilde

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos zoni

      ± 16 dias

      Abri para escrever a mesma indignação. Obrigado, sua frase é o que diria. Que baita comentário infeliz. Curioso que não se questiona se o isolamento funciona ou não. É sempre um pensamento único.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Solange Maria de Mendonça Campos

    ± 16 dias

    Isolamento, hasta quando? O virus vai continuar. Até que surja uma vacina. E se demorar uns dois anos? O virus é muito contagioso mas pouco letal . Grupos de risco à parte, é previso enfrentar a labuta com os cuidados devidos. Quem tem medo de viver se enterrz vivo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 16 dias

      Estou com você,, a quarentena é inútil. Virou uma queda de braço política e eu tenho que trabalhar. Azar, não fui eu que criei esse vírus, não cai sumir, prefiro encarar e manter minha empresa. Quarentena é coisa de funcionário público, de quem tem dinheiro guardado ou esquerdistas. Não me enquadro em nenhuma destas categorias...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rolf Surkamp

    ± 16 dias

    Deve-se entender que politicos jornalistas juizes empresarios medicos etc... estao inseridos nesse cenario

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 16 dias

    #FiqueEmCasa que a Grobo/rpc paga suas contas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    ± 17 dias

    Ótimo, Cristina, concordo plenamente, mas acho difícil obter essa resposta. Aqui em SP governador e prefeito fazem o máximo que podem e não são ouvidos. Ou melhor, ouvidos apenas por uma pequena minoria. Acredito que o lockdown ainda não foi decretado para não cair em descrédito. Não conseguiremos mais do que 50% de isolamento. Um abraço.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 16 dias

      Lockdown só vai gerar descrédito do político com os seus amigos. Quando vemos Doria, Covas, Witzel, Crivella e outros aí ameaçando Lockdown é só pra jogar pra torcida. Eles sabem que se fizerem isso vão perder e muito no seu eleitorado (povo e também os que patrocinam suas campanhas) e como não querem arcar esse prejuízo ficam só na ameaça. Você não vê o Governador do PR, MS, RS, SC, MG e muitos outros aí se alugando como esses outros aí estão fazendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 17 dias

    Ok, ok, como diria aquele, mas, vai fazer esse discursinho politicamente correto lá nas favelas do Rio e de São Paulo, prezada? Muito bonitinho, esquerdo/progressista e tal. Mas e daí? Sabe quando vai acabar isso? Quando quase toda a população estiver contaminada, alguns sem sintomas, outros com sintomas leves. Cuidados é para com idosos com morbidades. Jovens tem de ir para o trabalho se exporem. Só assim deixaremos de ser ovelhinhas prontas para o matadouro. Nossos antepassados passaram por coisas piores. Enfrentaram com altives as vicissitudes da vida. Hodiernamente? É muito mimi, muito todynho e covardia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcelo

      ± 16 dias

      Eduardo, e nem sabemos se essa servidão é realmente segura....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 16 dias

      Prefiro uma liberdade arriscada do que uma servidão segura. Quando o estado atropela direitos dos cidadãos, não volta atrás, a casta de privilegiados reluta em perder o poder conquistado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    ± 17 dias

    Concordo com grande parte do seu artigo. O brasileiro bem que obedeceu ao isolamento no ínicio. Porque ele tinha como propósito equipar o sistema hospitalar para resistirmos o que fatalmente aconteceria,mais cedo, ou mais tarde. A contaminação de grande parte da população. As autoridades deixaram, mais uma vez, de cumprir seu papel. E sempre recai sobre o povo o peso da responsabilidade. Entre os que quebram as regras, há aqueles que trabalham de dia pra comer a noite. E não há tecnologia que minimize isso. Apenas pra reflexão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 17 dias

    A quarentena é aplicado para doentes e não a pessoas saudáveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 17 dias

    Quarenta imposta é um ato criminoso e ilegal, um ato que deve ser combatido pela LEGÍTIMA DEFESA. Pela CF88 só o Presidente pode decretar tais perdas de liberdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 17 dias

    Temos problemas sérios de conduta moral. Por que somos um país subdesenvolvido? O que faz um país ser desenvolvido? E estamos no caminho certo? O que tivemos foi apenas surtos de crescimento econômico. O brasileiro ficou para trás.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walkyria

    ± 17 dias

    Cristina, perfeita! Morei no Paraná por quase dez anos, a maior parte deles em Curitiba. Sou carioca, atualmente vivendo em Teresópolis. Ao retornar para “minha terra”, percebi o quanto fui influenciada pela cultura do respeito a regras e da responsabilidade diante dos próprios deveres. Lições muito gratas que trago comigo, que passei para meu filho e gostaria que ele passasse para seus descendentes, se os tiver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Martinelli

    ± 17 dias

    "Burlar regras", quarentena é 100% ilegal, os seus idealizadores e implantadores deveriam ser presos! Incluindo jornalistas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 16 dias

      Verdade, até porque 1h30min falando do vírus chinês todos os dias na hora do almoço já encheu o sacco

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 16 dias

      Verdade, até porque 1h30min falando do vírus chinês todos os dias na hora do almoço já encheu o sacco

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 17 dias

      Falou tudo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO JOSÉ TULESKI

    ± 17 dias

    NÃO ENTENDO POR QUE EXALTAR EXEMPLOS DE OUTROS PAÍSES QUANDO NOSSO ESTADO É UM ÓTIMO EXEMPLO DE CONTROLE DA DOENÇA, COMPARATIVAMENTE ESTAMOS EM SITUAÇÃO MELHOR DO QUE OS PAÍSES EUROPEUS E DA AMÉRICA DO NORTE, QUANDO SE TRATA DE NÚMERO DE CASOS E DE MORTES POR MILHÃO DE HABITANTES. VAMOS VALORIZAR AS CONDUTAS DE NOSSO ESTADO, E DE NOSSO POVO. É O CHAMADO COMPLEXO DE VIRA LATA, MAS NOTÍCIA BOA NÃO DÁ IBOPE...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 17 dias

    A quarentena não funciona, o risco do vírus é baixo (só 2% desenvolvem sintomas graves) e eu prefiro trabalhar. Iniciativa privada não tem salário garantido, prefiro correr riscos do que ficar parado em casa, sem motivo. Na minha cidade, de 50.000 habitantes, só 2 mortos por esse vírus. Tem acidente de trânsito que mata mais gente. E não aceito mesmo ordens estúpidas. Quem tem medo e prefere ficar em casa, que fique. E não encha a paciência de quem precisa trabalhar. Ah, UTIs vazias na Região Sul, parar por quê ? A conversa não era para achatar a curva ? Ninguém morreu sem atendimento...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 17 dias

    Cristina, em parte você tem razão. Há uma falta de compromisso com o próximo. E há leniencia com a punição por diversos fatores, educacionais, culturais e também por estarmos em um caos social e sanitário. Mas convém não generalizar. Vimos na Europa e EUA as mesmas coisas. Lógico, houve exceções como Suécia, Coreia do Sul e Portugal. Observe que não se deve criticar o trabalhador informal pois possui uma realide diferente. A não ser que trabalhe nos dias de semana e resolva fazer um churrasco com amigos e familia. Já, o brasileiro de classe média, este deve ser criticado sem dó nem piedade. E morei em outros estados. Curitiba está em outro patamar, e orgulho-me de ser curitibano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Oi, Denisson. Não critiquei os informais nem qualquer outra pessoa que precise sair de casa para trabalhar, ir ao médico, supermercado, o que for. Até já escrevi e gravei vídeo sobre isso, dizendo que generalizar na crítica é uma covardia com os trabalhadores que se arriscam todos os dias para atender aos que podem ficar em casa (link no fim da coluna). A falta de compromisso com o próximo e nossa rebeldia com regras é percepção do americano Mark Manson. Mas ele foi muito perspicaz. Concordo em grande parte com o que ele diz na carta (acesse lá o link para o texto completo. Vale a pena). Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 17 dias

    Tendo morado em varios paises tenho a te dizer que assim como aqui existem os que querem levar vantagem em cima do outro, la' fora ocorrem com a mesma frequencia. A questao primordial e' que la eles sao punidos, e quando o sao ficam afastados da sociedade por um bom tempo. Aqui somos os campeoes da impunidade, com a Justica sendo uma porta giratoria. E o resultado e' que suspeitamos do proximo muito mais do que la fora e por isso pagamos os sobreprecos. Os bancos suspeitam que voce nao vai pagar o emprestimo, o cartorio que voce nao e' voce mesmo, o locador que voce nao vai pagar e assim vai. Tudo porque temos uma Justica de visao paternalista que cede atenuantes ao inves de impor a lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • M

      Marcos eisenschlag

      ± 16 dias

      CRISTINA GRAEML: Ola Cristina, somente pontuei que a desonestidade nao pode ser generalizada e que julgarmos que isso e' cultural nao nos mostra um norte civilizacional. Voltando ao seu belo texto, acredito que o vicio comportamental e' de grau anterior, o vicio principal e' a falta de planejamento. Somos sim campeões nesse quesito, sendo o "jeitinho" uma resposta condicionada que o brasileiro adquiriu para se adequar a medidas desrazoaveis e muito vezes dissonantes com a realidade. E isso se perpetua em toda esfera da vida cotidiana do brasileiro: ele sofre diariamente a falta de planejamento que o fazem aguardar horas, semanas ou meses e espremer-se em tempos pandemicos,

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 16 dias

      Eu não defendo esconder a cultura da malandragem de jeito nenhum, tanto que escrevi sobre a necessidade de acabarmos com isso. Concordo que impunidade também tem que acabar. Mas o artigo não era sobre isso, era sobre o péssimo vício comportamental de não se respeitar regras no Brasil e pregar que isso é bonito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos eisenschlag

      ± 17 dias

      CRISTINA GRAEML: Obrigado pela resposta Cristina, mas sigo achando que esconder as condutas erradas dentro de uma "cultura da malandragem" e' perpetuar a impunidade. Pois e' como se o fato de ser uma "cultura" nos livrasse de ter uma obrigacao individual. Devemos saber individualizar os criminosos ou infratores e EXIGIR que sejam punidos com o rigor da lei.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 17 dias

      Marcos, também tenho experiência de morar no exterior (além de morar em outras cidades e estados brasileiros). A diferença é que no Brasil há uma "cultura do malandro", glorificada até em música. Aqui as pessoas acham bonito, acham que são espertas quando não são flagradas furando o sinal vermelho ou levando embora o troco errado que receberam. Isso precisa morrer, como bem disse o Mark Manson.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 17 dias

    O velho ditado que diz "pau que nasce torto, morre torto" quase se encaixa bem no Brasil. Somos campeões em cordialidade e tambem de criatividades. Nunca tivemos uma situação tão crítica como esta pandemia onde obrigou todos a se recolherem em quarentena que tambem nos fez pensar muito do que éramos e vamos ser daqui para frente. A desobediencia é exatamente por não sentir o perigo e das falsas estatísticas propagadas, da fome, do desemprego e tambem dos maus exemplos dos nossos governantes. Temos muito que corrigir...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio Lins

    ± 17 dias

    Ótimo texto! É a mesma opinião que tenho sobre o assunto. Infelizmente, o Brasil será mais afetado que outros países por causa do comportamento do seu povo, a começar pelo presidente da República. Vejo pela televisão as capitais como Rio, Manaus e Belém e constato que lá nunca houve isolamento algum, são várias pessoas andando e aglomeradas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Rodrigues da Silva

    ± 17 dias

    Quando o interesse político fica acima do verdadeiro perigo que é o "vírus chinês" não tem como respeitar essas autoridades. Se quisessem realmente combater a pandemia, e não interessados em derrubar presidente, tenho quase certeza que a curva já teria achatado. Que Deus tenha misericórdia do BRASIL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto Brasil de Souza

    ± 17 dias

    Belo comentário, Cristina. Nossa estupidez é produto da nossa ignorância que é resultado da péssima qualidade da nossa educação. Isso nos faz ser adeptos do "jeitinho brasileiro" e do prazer de "levar vantagem em tudo". É por isso que historicamente elegemos o tipo de político que nos representa e o tipo de judiciário que temos. Nossa instituições funcionam. Mal e porcamente. É preciso uma grande revolução na educação sem partidarismos, sem ideologismos e sem tantos ismos que só nos jogam no atraso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto Brasil de Souza

    ± 17 dias

    Belo comentário, Cristina. Nossa estupidez é produto da nossa ignorância que é resultado da péssima qualidade da nossa educação. Isso nos faz ser adeptos do "jeitinho brasileiro" e do prazer de "levar vantagem em tudo". É por isso que historicamente elegemos o tipo de político que nos representa e o tipo de judiciário que temos. Nossa instituições funcionam. Mal e porcamente. É preciso uma grande revolução na educação sem partidarismos, sem ideologismos e sem tantos ismos que só nos jogam no atraso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.