• Carregando...

A democracia está sob ataque, mas não por causa dos manifestantes que pedem socorro em frente a quarteis e sim, pela série infindável de desrespeitos à Constituição e às liberdades dos brasileiros, por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há ameaças ao Estado Democrático de Direito também saindo das entrelinhas da primeira entrevista coletiva de Lula, após o 2º turno. Quando alguém que foi condenado por corrupação e lavagem de dinheiro em três instâncias do Judiciário (e nunca inocentado) diz que respeita as instituições e o Congresso Nacional, liga-se o farol de alerta.

De 2002 a 2016, o PT governou comprando apoio de parlamentares, vendendo medidas provisórias a empresários e saqueando estatais, bancos públicos e fundos de pensão de funcionários. Atacou tanto a democracia, que mesmo se apresentando como um novo Lula, não convence para além da militância esquerdista.

Não à toa o mercado financeiro reagiu mal e economistas que haviam embarcado na campanha lulista começaram a pular da nave, antes mesmo que comece a se perder em mares turbulentos.

Defesa da democracia

No programa Segunda Opinião desta segunda (14) estão temas que mostram o esfacelamento da democracia brasileira, a partir de atos antidemocráticos do presidente do TSE, aquele que acusa os outros de atentarem contra a democracia.

Há anos o ministro Alexandre de Moraes vem determinando censura e até perseguição a jornalistas, mas os ataques à liberdade de expressão e imprensa escalonaram na fase final da campanha e seguem após a realização do 2º turno.

E agora a liberadade de manifestação também é alvo da caneta autoritária do presidente da corte eleitoral, que não aceita sequer questionamentos ao resultado das eleições. Quer que os brasileiros engulam que o sistema eleitoral é perfeito, mesmo após as Forças Armadas demonostrarem diversas vulnerabilidades.

Em pauta, também, a viagem de ministros do STF e TSE a Nova York para participar de evento promovido por João Doria, supostamente "em defesa da democracia e da liberdade".

A hipocrisia foi tanta que, não à toa, os ministros foram recebidos com protestos de brasileiros que moram em outras cidades dos EUA e se descolaram até Nova York para demonstrar quem, de fato, defende a democracia e as liberdades garantidas pela constituição.

Para assistir ao programa clique no play da imagem que ilustra esta página. Depois deixe sua reação a este conteúdo e um comentário, com a sua opinião de como o Brasil pode sair desse labirinto de desrespeito às leis, à Constituição e voltar a ser uma democracia de fato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]