i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Espiral do silêncio

Espiral do silêncio, falsas maiorias, notícias deturpadas e ondas de ódio

Espiral do silêncio, falsas maiorias, notícias deturpadas e ondas de ódio são alguns dos fenômenos da internet que o Brasil tem experimentado com frequência cada vez maior. É tanto fato distorcido, tanta tentativa de manipular a opinião pública, tanta gritaria, acusações, campanhas de cancelamento que é natural muitos estarem preferindo se calar por medo de também serem alvo de ataques.

O problema é que é exatamente isso que os manipuladores dos fatos querem: o silêncio de quem pode questionar e trazer o contraditório para o debate. Quanto mais gente quieta, mais eles gritam impondo suas narrativas para fazer parecer que são maioria, quando na verdade não são.

Diante das distorções de fatos recentes relacionados a estupro e racismo, e tudo o que aconteceu depois, e das informações que estão surgindo, é prudente acender o sinal de alerta sobre o perigo de cairmos na conversa de quem produz notícias falsas ou na espiral do silêncio, o que também favorece os fabricantes de notícias e deturpadores dos fatos.

Espiral do silêncio

O fenômeno da espiral do silêncio não é teoria da conspiração e sim uma tese das ciências políticas, estudada e descrita há 50 anos pela filósofa política alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Ela explicou por que muitas pessoas se calam diante de fatos que parecem clamar por opinião, mesmo quando têm convicção de suas ideias, percebem que não estão sozinhas e sabem que estão amparadas pelo bom senso, inclusive pela Ciência, pelas religiões.

A filósofa analisou os meios de comunicação de massa na década de 1960: rádio, jornais e a televisão, ainda no início. O que ela concluiu pode perfeitamente se estender à internet, o maior meio de comunicação do século XXI e que engoliu todos os outros, ampliando a comunicação à enésima potência, para o bem e para o mal.

Satélites, antenas, cabos e fibras garantiram a disseminação de informações a uma velocidade absurda e abrangência jamais vista, mas trouxeram um porém: ao transformar todo mundo em comunicador, abriram margem para a divulgação de notícias não apuradas e interpretações erradas dos fatos. Isso faz com que as ideias de Elizabeth Neumann possam ser ampliadas.

A pensadora constatou que as pessoas têm uma intuição ou um sexto-sentido que indica qual é a tendência da opinião pública, mesmo sem ter acesso a pesquisas de opinião. Percebeu também que têm medo de ficar isoladas socialmente por isso se autocensuram, evitando expressar opiniões que considerem minoritárias, por causa desse medo de sofrer o isolamento da sociedade ou do círculo social mais próximo.

Segundo ela, quanto mais uma pessoa acredita que a sua opinião sobre determinado assunto está próxima da opinião da maioria, mais ela tende a expor o que pensa publicamente. E se a opinião pública mudar, essa pessoa passa a ter menos vontade e menos coragem de falar o que pensa.

Na época em que Elizabeth Neumann estudou o fenômeno, as maiorias falavam e as minorias recolhiam-se ao silêncio. Qualquer observador atento sabe que isso mudou com a internet. Com o fenômeno das "bolhas", a tendência é seguirmos pessoas que pensam como nós, o que traz a falsa impressão de que a maioria fala dos mesmos temas e segue a mesma linha de raciocínio.

Somado a isso, há características específicas da internet, como o compartilhamento, os algoritmos de entrega de mensagens, os perfis falsos e as redes de "robôs" atuando de forma programada, que induzem a falsas impressões de maioria.

Nem sempre as ideias que viralizam, que viram memes e entram para a lista de assuntos mais comentados no momento são as da maioria. Podem ser as de uma minoria articulada, barulhenta, que usa estratégias de divulgação até desonestas para dar projeção a determinados temas.

A tática de grupos radicais é a de forçar uma espiral do silêncio, constrangendo quem pensa diferente a ponto de impedir o confronto de ideias. Isso é estratégia das ditaduras. Isso sim é método nazista e fascista, de quem quer impor seus projetos a qualquer custo.

Outra coisa que já existia no passado, mas foi muito ampliada pela internet, é o fenômeno das notícias fabricadas com a intenção de destruir reputações, impor um pensamento único e tirar o espaço do contraditório.

A internet pode sim potencializar as minorias de tal forma que elas, por vezes, pareçam maioria. Ao mesmo tempo pode fazer a verdadeira maioria ficar quieta. É a chamada maioria silenciosa, que normalmente prefere não se meter em briga. Pelo que vimos nas últimas semanas há uma espécie de espiral dos silêncio às avessas, onde a maioria prefere se calar achando que é minoria, porque a algazarra feita pela minoria é grande demais e fica parecendo que aquele é o pensamento predominante.

Falsas maiorias

Quem não lembra da história do azul e rosa, em que uma fala da ministra Damares numa festa fechada na época do governo de transição no final de 2018 foi tirada de contexto e gerou nas redes sociais uma onda de rebeldia contra um costume de décadas, que existe no mundo inteiro.

A opinião da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos de que meninos vestem azul e meninas vestem rosa é predominante na sociedade, isso é cultural. E o que está por trás daquela fala também é predominante. Não é preconceito. As pessoas acreditam na biologia e sabem que meninos nascem meninos e por isso são tratados como meninos desde pequenos. E meninas são tratadas como meninas pelo mesmo motivo biológico.

Isso não quer dizer que pais ou mães vão, no futuro, rejeitar uma eventual opção do filho ou da filha pela homossexualidade ou até pela mudança de sexo. Mas lembram como foi? Vazaram o vídeo da ministra para a internet, taxaram a fala de preconceituosa e todo mundo saiu publicando foto com a cor contrária para contestar.

Disseram que homens, se quiserem, vestem rosa e mulheres vestem azul, o que é verdade, mas fingindo não fazer o que todo mundo faz: na hora de preparar o quarto do bebê, com raríssimas exceções, a decoração é azul, as roupinhas são azuis, tudo é azul para meninos e rosa para as meninas.

O movimento nas redes sociais na época fez parecer que ninguém concordava com lençóis ou tip tops azuis ou rosa, que ninguém diferenciava meninos de meninas desde pequenos. Meses depois estavam todos os hipócritas celebrando o outubro rosa e o novembro azul.

Essa sensação de maioria rebelde surgiu, porque muitos incautos caíram na narrativa fraudada e a imensa maioria das pessoas preferiu ficar quieta para não se meter em polêmicas ou cair em discussões desnecessárias. Só que a espiral de silêncio alimentou a ideologia de gênero, que ganhou força a ponto de dois anos depois algumas escolas estarem se sentindo obrigadas a mudar a língua portuguesa, dizer coisas como "obrigadE pela atenção".

Patrulheiros ideológicos avançam sobre a língua portuguesa: não passarão!

A justificativa para aderir à onda da "linguagem neutrE" é a de promover inclusão, evitar o preconceito e educar para a diversidade, mas gera mais revolta e indignação do que empatia e respeito, como imaginam seus idealizadores.

É aqui que eu entro no ponto central desse vídeo: a internet tem o poder de calar maiorias e dar voz a minorias; não as minorias que precisam de voz, mas aquelas que roubam a defesa de algumas causas para si como se fossem delas o monopólio das virtudes e só elas praticassem o bem e defendessem os mais fracos.

Isso acontece por causa de outro fenômeno da internet, que parece engolir a sociedade: a criação de notícias falsas ou da deturpação das verdadeiras.

Notícias falsas, omissão e deturpação de fatos

A manipulação dos fatos induz a erro e faz todo mundo andar junto, quem quer impor sua pauta a qualquer custo e a parcela da população que preza pelo diálogo em busca de soluções para os problemas do mundo. Parte daqueles que talvez fossem fadados a cair na espiral de silêncio decide falar e agir, mas não diz exatamente o que pensa, entra justamente na onda contrária, porque foi induzida a acreditar que esta era a postura correta.

Para ficar claro: quando uma notícia é deturpada fazendo parecer que alguém foi vítima de um estupro por exemplo, quando na verdade o suposto abusador é que foi vítima de um golpe, a tendência inicial é todo mundo acusar o homem de estupro e tomar partido da suposta vítima. A menos que a narrativa seja logo desmascarada, como no caso do jogador Neymar, poucos ousarão esperar mais evidências para emitir opinião.

Quando há um crime hediondo como uma agressão que resulta em morte, mas divulgam criando uma suposta motivação que não se configura real, como no alegado caso de morte por racismo na briga entre um cliente e seguranças de um supermercado, quem é que vai contestar? Num primeiro momento parece assassinato intencional e por motivo torpe e a sentença está dada antes mesmo do início das investigações.

Agora que novos detalhes deste e de outro caso (o do "estupro culposo") estão surgindo, fica a pergunta: haverá uma espiral de silêncio posterior às ondas de ódio, ao vandalismo, aos linchamentos virtuais e aos cancelamentos? Quem julgou antes da hora vai admitir publicamente o erro e voltar atrás, pedir desculpas?

Em risco agora estão as verdadeiras vítimas, inclusive as minorias que os produtores de fake news, os deturpadores de fatos, os corneteiros das redes sociais dizem proteger. Na próxima notícia sobre um caso real de racismo ou de estupro a desconfiança vai vir à tona. E sobre as vítimas reais, de racismo e estupro, vão pairar dúvidas. Cabe perguntar: quem é que os deturpadores de fatos estão protegendo, afinal? Os negros verdadeiramente vítimas de agressões só por serem negros? As mulheres efetivamente estupradas?

João Alberto e Mariana Ferrer

As últimas notícias sobre os casos João Alberto e Mariana Ferrer servem como reflexão para quem agora vê que embarcou em canoa furada ou se deixou engolir pela espiral do silêncio quando deveria ter falado o que pensa.

Já se sabe que um dos seguranças que mataram o cliente do Carrefour depois de provocados para uma briga faz parte do enorme grupo de brasileiros que o IBGE classifica como pardo. Foi um crime de racismo? Pardo contra negro? Ou mais um caso terrível de despreparo de quem deveria garantir segurança aos trabalhadores e frequentadores de um estabelecimento comercial?

O caso Mariana Ferrer, que está em sigilo, em fase de recursos, foi divulgado por quê? E por quem? Agora se sabe que a própria Mariana expôs tudo em redes sociais, e que foi isso que levou o Intercept a tornar público um trecho da audiência. Sabemos que o site criou um tipo penal que não existe, o tal do "estupro culposo", que incendiou a internet.

O Intercept já se retratou reconhecendo que isso não constava do processo e jamais foi dito pelo advogado do réu, pelos promotores ou pelo juiz do caso. Disseram que a intenção era “ajudar as pessoas a entenderem” o que, segundo eles, foi a razão da sentença que absolveu o acusado. Omitiram a informação de que o réu foi absolvido por falta de provas.

Uma perícia feita no vídeo do julgamento mostrou que as imagens da audiência foram editadas para fazer parecer que Mariana foi vítima de um complô de machistas tentando proteger o homem que ela acusa de estupro. A perícia levantou que em duas audiências que duraram mais de três horas o juiz interveio 37 vezes e o promotor, 14 vezes, sempre interrompendo o advogado do réu, porque ele sim, no papel de defensor do acusado, tentou acuar a Mariana.

Caso Mariana Ferrer: juiz afirma que vídeo foi manipulado e que não há menção a estupro culposo

É um caso para a OAB e para a Justiça resolverem, não para o tribunal da internet, onde pessoas são induzidas a interpretações erradas com notícia fabricada e fatos deturpados, incitadas a endossar o discurso de ódio e a abraçar campanhas de cancelamento a quem se opõem a tudo isso.

O estrago causado pela notícia do tal estupro culposo vai além das intrigas de internet ou de brigas ideológicas. É criminoso. Pense no juiz, no promotor e nas famílias deles, que estão sendo hostilizadas desde que o caso se tronou público. Pense nas vítimas reais de estupro, agora questionadas se foram mesmo estupradas ou inventaram denúncias.

No caso de racismo, que não ficou provado ser racismo, pense nos negros que sofrem racismo de verdade? Será que os movimentos de ódio ajudaram a criar mais empatia ou fizeram aumentar a raiva dos verdadeiros racistas, que existem sim, mas são minoria. O Brasil não é um país de maioria racista. É uma nação de pardos, mestiços e miscigenados.

Quantas pessoas não foram acusadas de machistas ou racistas simplesmente porque se calaram sobre esses dois casos? E foram desrespeitadas por seu legítimo direito de optar por ficar caladas, porque não queriam embarcar em narrativas mal explicadas. É muito julgamento precipitado, muita acusação leviana.

Está mais do que na hora de cada um avaliar como tem se posicionado nas conversas de família, com amigos e colegas de trabalho; refletir sobre o perigo do chamado comportamento de manada, antes de ter todos os elementos para emitir opinião. O perigo de julgar, sem ter acesso às fontes primárias de informação.

É importante avaliar seriamente também o risco de ficar quieto quando algo nos incomoda, de cair na espiral do silêncio e dar ainda mais espaço para quem quer calar opositores, dividir a sociedade, espalhar ódio, plantar a vingança e até estimular vandalismo e agressões indo contra tudo o que diz defender, que é a paz e a justiça social, a empatia e respeito pelo diferente.

Nesse exato momento há uma agenda de desconstrução da sociedade em andamento, com narrativas atacando a família, os bebês que ainda nem nasceram, a religião. E tentando monopolizar a luta justa de determinadas parcelas da população (negros, mulheres, homossexuais), mas sem consultar essas pessoas, sequestrando a causa pra si e prejudicando as reivindicações legítimas.

É desonesto querer taxar todo homem de estuprador, todo branco de racista, dizer que todo mulato vítima é negro e todo mulato agressor de negros é branco. Não podemos nos calar.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo Maia

    ± 0 minutos

    Excelente artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      30/11/2020 17:16:04

      É isso Cristina, é a ditadura das minorias. O escritor Mathieu Bock-Cotê, descreve muito bem esse fenômeno hodierno no seu livro "O Multiculturalismo - Como Religião Politica. É o autoritarismo velada dessa turma progressista. Estão confiscando nossa democracia com sua sanha persecutória a jornalistas e empresas - vide RC e esta Gazeta - com seus "cancelamentos". Tentam tirar o emprego, destruir reputações de quem não comunga com suas ideias tortas. São minorias organizadas. Enquanto isso a maioria silenciosa cala. As pessoas de bem não devem silLenciar. Eu procuro fazer a minha parte, jamais genuflexar-se no altar desses hipócritas do "ódio do bem. Combate-los é preciso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz

        30/11/2020 17:16:04

        É isso Cristina, é a ditadura das minorias. O escritor Mathieu Bock-Cotê, descreve muito bem esse fenômeno hodierno no seu livro "O Multiculturalismo - Como Religião Politica. É o autoritarismo velada dessa turma progressista. Estão confiscando nossa democracia com sua sanha persecutória a jornalistas e empresas - vide RC e esta Gazeta - com seus "cancelamentos". Tentam tirar o emprego, destruir reputações de quem não comunga com suas ideias tortas. São minorias organizadas. Enquanto isso a maioria silenciosa cala. As pessoas de bem não devem silLenciar. Eu procuro fazer a minha parte, jamais genuflexar-se no altar desses hipócritas do "ódio do bem. Combate-los é preciso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Cristiano Dionísio

          30/11/2020 15:56:54

          Não concordo com todos os pontos apresentados, mas trata-se de uma ótimo artigo, sem dúvida. Ponderado, equilibrado e que faz refletir. Desconhecia este conceito de "espiral do silêncio", achei muito interessante.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maria da Glória Martins Prisco

            28/11/2020 22:12:15

            Parabéns, muito esclarecedor.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Júlio

              28/11/2020 18:42:20

              Parabéns pelo vídeo, amei seu ponto de vista somos a maioria sempre. Que deus abençoe sempre ilumine o caminho de nós seres humanos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo H.

                28/11/2020 17:52:27

                Excelente Cristina! Você "simplesmente" expôs as questões centrais do nosso tempo. Este vídeo deveria ser repetido em cadeia nacional e horário nobre todos os dias.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Andrea Linhares

                  28/11/2020 9:12:41

                  ...o mundo está ao contrário e ninguém reparou??? Muito bom o artigo!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Andrea Linhares

                    28/11/2020 9:12:41

                    ...o mundo está ao contrário e ninguém reparou??? Muito bom o artigo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mário Sérgio Lepre

                      26/11/2020 16:40:59

                      Parabéns, Cristina!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JOSE MARCOS

                        26/11/2020 15:54:55

                        Excelente seu artigo, bem apresentado, mas acredito que os grandes jornais e tv's ajudam e muito nesse contexto, e acabam contribuindo para disseminação desse comportamento. A questão é : qdo essa midia vai ser responsabilizada. Ele não param, toda semana tem noticia ruim. Parece que só isso é importante.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          sebastião orlando machado

                          26/11/2020 15:03:52

                          O texto é perfeito, e descurtina toda a hipocrisia que domina a nossa midia. O inacreditável é que esta minoria dendenciosa e mal intencionada, consegue influenciar e impor ao nosso STF a abertura de um inquerito totalmente ilegal e imoral que desencadeou uma persseguição aos conservadores e apoiadores do governo, alegando contra estes tudo aquilo que eles fazem, numa inverssão total de valores e extrapolando suas atribuições que seria apenas e tão somente guardar a nossa precária constituição.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Bellese

                            26/11/2020 14:58:50

                            O maldito Tribunal da Internet !!! A difícil tarefa em diferenciar a opinião da verdade. Texto preciso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              SILVIO MACIEL ROCHA

                              26/11/2020 14:42:57

                              Parabéns! Sempre brilhante .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • W

                                waldir rodrigues de morais

                                26/11/2020 14:29:01

                                Parabens Muito bom este texto...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Mitinho

                                  26/11/2020 13:55:24

                                  Seu artigo é irretocável, tão somente. Penso se adotarmos o comportamento de não ver ou ouvir as fontes deturpadas e mentirosas que campeiam na mídia moderna, conseguiremos bloquear este movimento que não tem absolutamente objetivo algum de justiça, mas sim de desordem social. E fico com a declaração do presidente da Fundação Palmares que rechaçou qualquer interferência política na sua atuação para a igualdade racial. Já o CEO do Carrefour, é infeliz e inqualificável......

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Juarez Waltrick Kohler

                                    26/11/2020 13:30:37

                                    PRA LEMBRAR: 1) RESPEITE A CHINA, POIS QUEM MANDA AGORA É A CHINA !!! E 2) TUDO QUE VC FALAR CONTRA A CHINA SERÁ USADO CONTRA VC. UMA VEZ QUE TUDO QUE VC FALA É MENTIRA OU ÓDIO, FIQUE CALADO. CALADO E OBEDIENTE. BEM-VINDOS AO MUNDO COMANDADO PELA ESQUERDA !!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Alexander Cainzos

                                      26/11/2020 13:22:50

                                      Perfeito, cada dia mais empolgado para ler os textos da Cristina!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • J

                                        José R. A. Lobo

                                        26/11/2020 13:27:29

                                        Ela é muito boa mesmo. E neste texto ela foi mais inspirada ainda

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      F.Neto

                                      26/11/2020 12:38:27

                                      Cristina, nunca tive receio de expor minha opinião pois os contrários "não pagam meu salário". Mas agora a lacração, que antes dominou os eportes, começou a invadir o mundo corporativo, via empresas de treinamento de executivos. Não estou falando em responsabilidade social e ambiental. Estou falando em executivos que, mesmo contra suas crenças pessoais e seus valores, são convencidos de que a própria existência da empresa depende de manifestações públicas sobre questões que nada tem a ver com seus produtos. Feito esse convencimento, a área de marketing se sente impelida a criar programas para promover a "justiça social". O empregado que não se encaixa é demitido. É a doutrinação das empresas

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • C

                                        CRISTINA GRAEML

                                        26/11/2020 13:26:37

                                        Oi, F. Neto. Que triste esse relato, mas obrigada por compartilhar a informação. Gostaria de saber mais detalhes. Pode conversar comigo por e-mail? Vc consegue meu e-mail clicando no meu nome (em azul) na tela do vídeo. Abs.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      cleusanir

                                      26/11/2020 12:37:10

                                      Parabéns, Cristina! Excelente texto!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        joão José Augusto Mendes

                                        26/11/2020 11:11:10

                                        Deveríamos sempre lembrar da escola de Base de São Paulo, onde uma imprensa ávida de notícias e um delegado ansioso por holofotes, destruíram a vida de um casal. Vamos lembrar uma frase atribuída ao Einstein: DUAS COISAS SÃO INFINITAS, A BURRICE HUMANA E O UNIVERSO, SENDO QUE COM RELAÇÃO AO UNIVERSO EU AINDA TENHO DÚVIDAS.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • F

                                          F.Neto

                                          26/11/2020 12:21:56

                                          Bem lembrado.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          F.Neto

                                          26/11/2020 12:21:56

                                          Bem lembrado.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • T

                                        Thiago

                                        26/11/2020 10:22:44

                                        A distância enorme que há entre a opinião dos muitos e a verdade foi um dos interesses principais de Platão, e já tinha sido tratada antes dele. A confusão entre verdade e opinião, o entusiasmo dos que fingem saber o que não sabem. Acho que muitos evitam esse tema hoje por que somos todos parciais em favor da Democracia e esta é a linha principal de argumentação dos contrários a ela. Mas é uma amizade torpe essa que esconde e minimiza os vícios da amiga ao invez de ajuda-la a controlar esses vícios antes que eles a destruam. A Democracia hoje está a beira de uma overdose de pseudociência, e muitos de seus amigos ainda fingem que está tudo bem. A articulista parece achar que não, eu concordo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • C

                                          CRISTINA GRAEML

                                          26/11/2020 13:38:12

                                          Oi, Thiago. Obrigada pelo comentário, trazendo tanta reflexão adicional. Pois é. Penso que só existe democracia de fato quando aceitamos o debate com quem pensa diferente e permitimos o o confronto de ideias. Do jeito que andam impondo o silêncio através de campanhas de constrangimento e "cancelamento" (p usar a palavra preferida dos verdadeiros fascistas antidemocráticos) só a coragem de falar nos permite manter aberto o espaço do diálogo. Abs.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Alexandre

                                        26/11/2020 8:50:30

                                        Até mesmo o conceituado jornal entrou na "onda modelo esquerdao e foice de sao paulo"! Mesmo com os comentários dos leitores sendo criticos por observar apenas um lado sem questionar a fonte qual seja "O Estadão conteudo" ficou evidente a importância da ideologia em vez de informar! A GP tem capacidade suficiente de barrar este tipo e outras "notícias" advindo de fonte pra lá de tendenciosa e duvidosa! Jornalismo sério procura confirmar os fatos! Hoje estamos na era "cntrl c" e "cntrl v" (copia e cola). Excelente ponderamento Sra Cristina!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luzalvo

                                          26/11/2020 7:28:49

                                          E corroborando o que diz Cristina Graeml, façam um teste. Vão no google notícias e digitem "racismo" e vocês serão esmagados por uma avalanche de acusações e distorções, montes de matérias que não deixam espaço para reflexões e que no fundo, são apenas militância. O jornalismo brasileiro acabou e só sobrou isso, mídias promotoras de ondas de ódio cujo único objetivo é desestabilizar o governo e por consequência, o país. Tá na hora do jornalismo olhar sua imagem no espelho como faz a Cristina e condenar de forma enfática a imensa maioria de militantes porque eles são o problema, eles são os grandes responsáveis por divulgar fake news, por criar narrativas e por deturpar os fatos.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luzalvo

                                            26/11/2020 7:02:29

                                            A resposta é não, os responsáveis por criar fake news, por inventar e divulgar mentiras, por promover ou apoiar linchamentos virtuais antes mesmo de se conhecer a verdade dos fatos, não vão pedir desculpas, não serão punidos e vão refletir e nem se deter, vão continuar seu modus operandi porque o que fazem não é jornalismo, é militância ideológica e política onde os fins justificam os atos e os meios que usam. É uma guerra. E a nós cabe lutar com unhas e dentes contra esses grupos sob pena de continuarmos a ser constrangidos e calados porque aqueles que alegam ter o monopólio da verdade e da virtude mas não passam de militantes falaciosos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • L

                                              Luzalvo

                                              26/11/2020 7:05:16

                                              * e não vão refletir e nem se deter ** por aqueles que alegam

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Saber é poder

                                            26/11/2020 5:28:19

                                            O maior problema é quando esses anões gritões recebem cargos ou alguma parcela de poder ou importância. Aqui, em Porto Alegre, a massa de trabalhadores sérios é oprimida por um pequeno bando de comunistas abusadores e corruptos que ocupam cargos em universidades, escolas, sindicatos e jornais.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • H

                                              Humberto Edson Cervelin

                                              26/11/2020 2:07:57

                                              Meus parabéns. É exatamente isto que está acontecendo, estão querendo proibir o contraditório e impor narrativas progressistas, comunistas e odiosas. Muito verdadeiro o vídeo

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Fabio Serra Barbosa da Silva

                                                26/11/2020 2:04:37

                                                Belíssimo texto! Parabéns

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  NATHAN JORDÃO DE SOUZA

                                                  26/11/2020 1:45:57

                                                  Parabéns!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MARCIO ROGERIO DAVID

                                                    26/11/2020 1:42:11

                                                    Monte um forum para que possamos ter voz Crsitina.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      Jfaraujo

                                                      26/11/2020 1:22:02

                                                      Lembrando que essa filósofa só pôde publicar seu trabalho porque vivia na Alemanha ocidental, capitalista, se tivesse apresentado seu trabalho na Alemanha oriental comunista teria sido presa ou até executada

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        Paulo

                                                        26/11/2020 1:07:59

                                                        É pra ver como são as coisas. Em Nova Prata, RS, um homem branco de 38 anos foi linchado, não sei o número exato, mas dizem que por 49 pessoas, mais ou menos, e a notícia foi dada sem alarde. Só voltaram a falar no fato noite causa do possível envolvimento de um policial militar. Só por isso. Já a barbárie conetida contra este cidadão foi apenas noticiada e pronto. Já pensou se o assassinado não fosse branco?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Eleide Santana Oliveira

                                                          26/11/2020 1:04:27

                                                          Teto adequado para o momento em que vivemos, quando vemos o ódio sendo espalhado por aqueles que se proclamam "progressistas, e classificam de "ódio do bem", a maldade que eles produzem.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Carmo Augusto Vicentini

                                                            26/11/2020 1:03:32

                                                            Estupendo esse texto. Parabéns!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • H

                                                              HGO

                                                              26/11/2020 0:47:52

                                                              Excelente texto ! Parabéns

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                LSB

                                                                26/11/2020 0:38:09

                                                                Excelente texto!!! Tema muito importante!! Mas, em que pese a qualidade do artigo, a temática é mais complexo do q retratado e muito mais difícil de se encontrar uma “solução” (as “raízes” do problema são profundas). Nada obstante, qto ao: “ Na época em que Elizabeth Neumann estudou o fenômeno, as maiorias falavam e as minorias recolhiam-se ao silêncio”, tenho minhas dúvidas até onde a mídia/imprensa/tv/cinema (únicos “falantes”) reproduziam a opinião da maioria OU a opinião deles (e de acadêmicos, especialistas e outros carreiristas em geral).

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • C

                                                                  CRISTINA GRAEML

                                                                  26/11/2020 13:45:38

                                                                  Exato, LSB. Acho que por isso a Elizabeth Neumann falou em intuição e sexto sentido. As pessoas sentem a temperatura da aceitação ou rejeição da sociedade a determinados temas no dia a dia, na feira, na fila do pão, do ônibus, do posto de saúde. Já a pauta que se impõe (nas mídias, incluindo a internet) a de quem frequenta cinema, shopping center e universidades.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.