i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Linguagem neutra

Patrulheiros ideológicos avançam sobre a língua portuguesa: não passarão!

  • 02/10/2020 13:38

Patrulheiros ideológicos avançam sobre a língua portuguesa: não passarão! A frase para introduzir o tema da linguagem neutra pode parecer provocação aos mais apressados em julgar, mas é uma constatação. E não é minha, uma profissional que há mais de trinta anos tem a língua portuguesa como ferramenta de trabalho, e sim, dos profissionais cuja missão é ensinar a língua a gerações mais novas.

Como prometi em minha última coluna, quando abordei os ataques do "politicamente correto" sobre a história, a cultura e até a indústria e o comércio, cá estou para comentar essa outra tentativa de mudança forçada dos costumes. O patrulhamento da língua é algo tão absurdo que merece uma análise à parte.

Não é de hoje que vemos pessoas forçando alterações na forma de falar a título de promover inclusão. A história do “todos e todas” é uma delas. Começou devagar, em uma ou outra palestra para grupos específicos, mas já avançou sobre eventos de todo tipo, invadiu as salas de aula e agora, durante a pandemia, as lives e videoconferências.

Alastrou-se de tal forma que quem usa a língua de forma correta, em que a palavra “todos” refere-se a todo mundo mesmo, é olhado com estranheza, julgado e condenado por antecipação a carregar a pecha de machista e homofóbico. Dizem que isso começou na década de 1980, quando Sarney tornou-se presidente e lançou aquele bordão “brasileiras e brasileiros”, usado ao longo de todo o governo.

Seria apenas mais uma herança maldita daquele período, que nos deixou inflação altíssima e a Constituição "cidadã" cheia de falhas, mas o estrago não foi pequeno. De lá pra cá o negócio ganhou ares de paranoia. A patrulha da língua se armou e saiu atirando para tudo o que é lado a ponto de hoje existir uma corrente pregando uma mudança geral na língua portuguesa para que ela passe a ser neutra, ou "neutrE" como alguns já andam dizendo.

E não adianta pregar a ideia de que é melhor ficar calado diante de uma aberração dessas para não dar divulgação ao que merece cair no esquecimento, porque o momento é de falar muito sobre isso, expor argumentos, mostrar o ridículo da proposta, para evitar que avance. Como disse um leitor na área de comentários da última coluna que escrevi: "Eu ainda prefiro tomar conhecimento das maluquices que tentam impor ao povo, do que deixar um negócio desses se infiltrar sorrateiramente na sociedade.”

E essa infiltração sorrateira está acontecendo. A patrulha da tal linguagem "neutrE" já começou a avançar sobre o território das escolas, inclusive. A Gazeta do Povo mostrou há poucos dias o caso de uma aula para uma turma do 8° ano de um colégio particular de Recife em que os slides projetados para os alunos continham neologismos como "elU' e “obrigadE”.

Liguagem neutra em sala de aula
O totalitarismo progressista já invadiu os colégios particulares.| Reprodução

A escola alegou que o tema foi sugerido pelos próprios alunos, o que pouco importa. O tema podia ser discutido sem que o professor espalhasse mentiras e expusesse a língua de forma errada. Vejam o que está escrito no slide: “Muitas pessoas dizem que pronomes neutros não existem apenas por não existirem em dicionários ou algo do gênero. Mas pronomes neutros existem sim.”

Isso é mentira! Para fazer parecer que é verdade o responsável pelo conteúdo da aula mudou a forma de escrever as palavras na sequência do texto. “Os pronomes neutros são uma forma de nos referirmos a alguém de forma que essa pessoa se sinta mais confortável. Precisamos respeitar mais o próximo e isso inclui respeitar seus pronomes e a forma como elU se sente mais confortável em ser chamadE. ObrigadE pela atenção”. Os grifos são meus. Tem que respirar fundo depois de ler uma coisa dessas!

Forçar a maioria a aceitar rotulações e modismos de uma minoria já é chato, mas querer mudar a estrutura da língua por razões ideológicas é algo bem pior, perigoso até: é um primeiro passo para dominar a cultura e a mente das pessoas.

Por sorte, o que os defensores da tal linguagem neutra querem é impossível de aplicar ao português. E agora eu me permito transformar esse artigo numa miniaula para trazer argumentos que te ajudem a depois rebater essa bobagem da linguagem neutra sempre que alguém trouxer a discussão à tona.

Linguagem neutra é impossível de aplicar ao português

Em outra publicação recente aqui da Gazeta do Povo, um artigo escrito por uma professora de português (que também é escritora, ou seja, é uma profissional da língua), está escancarada a impossibilidade de transformar o português numa língua neutra, como o inglês, por exemplo, que não tem artigos feminino e masculino para classificar coisas ou pessoas e nem muda a terminação de substantivos, adjetivos, plurais e até numerais para se adequar ao gênero atribuído às palavras.

Se fossemos dizer que “casa”, por exemplo, não é um substantivo feminino, teríamos que mudar todas as palavras da frase “uma casa amarela linda”, porque nela o numeral e os adjetivos estão adequados ao gênero feminino, já que casa é um substantivo feminino.

A argumentação da professora e escritora Vivian Mansano vai muito além disso. Ela entra no mérito das palavras finalizadas com "ssão" e “ção”, como “depressão”, “impressão”, “ficção” e “ação”, todas elas femininas, apesar da letra final "o"; e de muitas que terminam com “a” e são masculinas, como “pijama”, “motorista” e “poeta”.

Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa serve aos dois gêneros, independentemente da última letra. Feliz, triste, inteligente, especial, rude, agradável, desagradável. A professora, aliás, lembra que a letra final de uma palavra não indica seu gênero e que trocar um “a” por um “e” não faz com que uma palavra seja neutra. Ela cita por exemplo, que “A alface” é feminina; e “o elefante” é masculino, e isso nada tem a ver com suas letras.

Esse detalhe, das palavras que terminam com a letra “e” é um ponto crucial nessa discussão. Muitos defendem que “e” seria um artigo neutro e que palavras como “atendente” e “estudante” são neutras, mas elas não são. O que define o gênero nesse caso é o artigo que se usa antes do substantivo. "O" estudante, ou "a" estudante. É a mesma situação, já manjada, de “o” presidente e “a” presidente. Ainda que no caso de presidente exista a forma opcional da terminação com "a" é curioso que os defensores da linguagem "neutrE" continuem falando "presidentA".

O português é uma língua riquíssima, que deriva do latim e tem uma estrutura linguística diversa a ponto de ter não só artigos, substantivos e adjetivos classificados por gênero, mas, como falei antes, até numerais e outros pronomes. Além dos pessoais (ele, ela, eles e elas) tem os possessivos.

De que adiantaria falar elU ou elX, em vez de ele e ela, se na hora de mencionar algo que pertence a ela ou a ele teríamos que mudar para delU ou delX, em vez de dele e dela? E como substituir “meu” e “minha”? Meu copo, minha xícara? Mex copx? Minhx xicarx? Não tem nem como pronunciar nada disso. Cai no ridículo mesmo.

É preciso entender que as línguas são vivas e estão em eterno processo de adaptação às mudanças do mundo. Novas palavras surgem, outras deixam de ser usadas, mas isso é um processo lento e paulatino, que chega a levar séculos para ser incorporado pela escrita, depois de modificado pela fala das pessoas. Não é com modismos que se muda toda a estrutura de um idioma.

Antes de encerrar trago outro comentário de leitor da Gazeta do Povo. Para ironizar a tal da linguagem neutra ele lembrou a letra daquela música do Djavan: “mais fácil aprender japonês em braile”. E acrescentou: “precisamos é de muita educação, com ênfase na palavra respeito." Como nada que vem de forma tirânica é bem aceito, é preciso mesmo entender o porquê de respeitar as diferenças e praticar o respeito. Só assim todos vão incorporar ao seu dicionário e à sua vida a palavra aceitação.

Por fim, voltando à questão do “todos e todas”, se tem mulher que se ofende e se sente excluída caso esteja numa plateia heterogênea e quem fala use apenas a palavra “todos” para se direcionar a “todos os presentes”, como vamos passar a usar a palavra “pessoa”, que é supostamente do gênero feminino, mas refere-se a mulheres e homens? A pessoa e o pessoo? E isso não seria "neutrE", certo?

No artigo que escreveu para Gazeta a professora Vivian Mansano lembra que “os gêneros de substantivos em português são completamente arbitrários, tendo mais a ver com a evolução do latim do que com gêneros reais de pessoas."

Se há algum mérito nessa discussão toda acredito que seja o de mostrar mais uma vez a incoerência de determinados movimentos que teimam em ver discriminação onde não há e esquecem de cobrar melhora na educação, porque isso sim reduz preconceito e aumenta o respeito às diferenças. Imposições, de qualquer tipo, geram intolerância. E acho que em um ponto todos concordam: o que menos se quer atualmente é aumento da intolerância.

76 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 76 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo H.

    ± 0 minutos

    Cristina, uma forma de travestir essa patrulha são essas legislações (geralmente municipais) sobre LINGUAGEM SIMPLES. A pretexto simplificar a linguagem utilizada pelos entes públicos (como se fosse complexa, e o cidadão, em algum grau, fosse estúpido) estão literalmente decretando o que é linguagem permitida e linguagem proibida. São normas com conceitos abertos, amplos, dando margem a que qualquer um (em mando) possa tirar do próprio bestunto o que é simples ou complicado, o que é "inclusivo" ou "discriminatório". Veja o (mau) exemplo da cidade de São Paulo que editou no fim do ano passado o Decreto 59.067/19 - aliás, sem competência para fazê-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Bueno Ribeiro

    ± 8 dias

    Ótimo vídeo! Alem da estrutura da língua não permitir tal mudança, seus autores querem entrar na mente dos jovens relativizando conceitos biológicos de homem e mulher!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 8 dias

    Parabéns por mais uma coluna excelente, Cristina! Compartilhando!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 9 dias

    Je te e pute cem esse politicamente correte. Perre! Telquei?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 9 dias

    É até interessante simplificar palavras, mas esse pessoal da lacração quer forçar a barra, já beira o ridículo, a bizarrice, a paranoia. E tem jornalista q dá ênfase a essas besteiras como algo positivo. Parabéns à colunista Cristiana por trazer isso à tona. Temos de combater maluquices.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Eduardo Lopes Nunes

    ± 9 dias

    Perfeito, Cristina! As línguas são vivas e, como vc disse, mudam pelo uso e não pela marreta. Ademais, tornar tudo neutro está longe de significar respeito a diferenças. Respeitar diferenças é reconhecê-las. Cada cidadão deve respeitar o outro por ser um cidadão, mesmo que diferente. Criar linguagem dita neutra é querer tornar, tudo igual, à força. E isso, ao contrário do que pregam seus defensores, reflete uma enorme dificuldade em lidar com diferenças, isso sim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elaine santos frança d'albuquerque teixe

    ± 10 dias

    Senhor em que mundo estas pessoas vivem, talvez por não terem tido uma educação correta em todos os níveis, quem sabe, não consigam enteder que as relações são baseadas no respeito ao próximo e não nestes absurdos que temos que ver e ouvir diariamente, acham mais fácil estas atitudes do que enfrentar o problema destas minorias, porque o que nós temos hoje no nosso país é um problema social, que estas criaturas acham mais fácil criar delírios do que tentar resolver o problema, Parabéns pelo artigo! Perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanda Battioli Coimbra

    ± 10 dias

    Parabéns!!!!artigo perfeito!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio Gustavo Prado Garcia

    ± 10 dias

    Parabéns, Cristina. Temos de combater sempre essa desgraça do "politicamente correto", que não passa de instrumento intelectual de opressão e de ofensa à liberdade de expressão. Opressão da minoria sobre a maioria. Absurda tentativa de violentar a natureza das coisas e das pessoas, até mesmo no seu modo de falar e de escrever. Felizmente, na própria natureza prevalece a desigualdade, em que todos os seres convivem apesar de desiguais. A única igualdade admissível entre os seres humanos só pode e deve ser aquela de todos perante a lei. Viva, pois, a desigualdade. Homem é homem.Mulher é mulher. Ainda bem que exista essa diferença que a própria natureza nos propiciou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 10 dias

    "Cadê a Cristina Graeml pra explicar pros médicos que cuidam do homem mais poderoso do mundo a sua teoria da conspiração sobre a comunidade científica toda estar de conluio para esconder informações sobre eficácia da cloroquina?! Hahahah" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/donald-trump-covid-19-cloroquina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 10 dias

    Cristina parabéns ! Você aí direto ao ponto .... esse negócio não vai vingar nunca .....são ridículos, simplesmente ridículos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Leivas Bastos

    ± 11 dias

    É o terraplanismo linguístico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando Bianchini

    ± 11 dias

    Novilíngua

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marco Aurelio Bittencourt

    ± 11 dias

    Não li, não vou ler e tenho raiva de quem escreveu e de quem leu. Esse tipo de esquizofrenia linguística só prospera, porque dão espaço. E dar espaço a imbecilidade é ter algum contato com a imbecilidade. Se ninguém desse bola para esses idiotas, eles não encontrariam o mínimo espaço para amplificar essa idiotice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    ± 11 dias

    Obrigado Cristina. A atenção é permanente. A língua portuguesa é complexa e maravilhosa. Tentar modifica-la não faz a sociedade ser mais solidaria e respeitosa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 12 dias

    Excelente analise. A constatação de que a doutrinação ideológica progressista cria processos sociais para disseminação do preconceito e estimulação de conflitos. Assim tem a esperança de obter o seu grande objetivo: a derrubada do conceito familiar para o fortalecimento do socialismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 12 dias

    Essa desgraça já foi prevista, de alguma forma, por George Orwell na sua obra 1984. Começou a ser implantada de forma ostensiva - que surpresa - no governo do PT. Lembro perfeitamente que o Colégio Pedro II, no RJ, imprimiu provas com "Alunx" no local do nome! Com aquela portentosa inteligência no poder, foi criada a presidenta, que nada mais era do que numa forma de discriminação - quem não falasse a invenção, era instantaneamente crucificado. No que depender de mim, também não passarão!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erasmo Luiz de Carvalho

    ± 12 dias

    É inacreditável a ignorância desses fanáticos e "idiotas do bem". Tentam mudar até a língua portuguesa. Parmênides estava certo: " o ser é e não pode não ser, o não ser não é e não pode ser de modo algum".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 13 dias

    Os textos da Cristina como sempre são muito sensatos. Pode-se afirmar como um " topoi" progressista, subjacente, ir contra a verdade, a cultura, o bem, o belo, o Humano com propósito de impor sua ideologia com uma insistência e persistência atroz. Me recorda um texto da Gazeta que dizia que alguns Professores conservadores, estão silenciando, não porque deixam de "acreditar", mas por cansaço. Espero estar enganado, mas parece que os conservadores estão na defesa, sob ataque constante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Amaral

    ± 13 dias

    Já comentei em outra postagem, e reitero aqui: comigo essa novilíngua não se cria. Escrevi um paper recentemente para alguns clientes e duas empresas o rejeitaram porque não usei essa porcaria e estava em desacordo com as normas da empresa.Devolvi o dinheiro delas e mandei pastar. E revisando um texto a pedido, a pessoa que o fez também reclamou. Pedi gentilmente pra procurar outra pessoa que o fizesse, e que enquanto não houvesse mudança formal no léxico, não poderia auxiliá-la se era o que ela acreditava.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 13 dias

    Excelente artigo. Parabéns Cristina. Continue a ser Luz em meio às trevas da ignorância, do egoísmo, da psicopatia e da loucura. Estamos em meio a uma era de inversão de valores e da sede da destruição da elevação humana. Uma completa loucura mesmo. Que Deus nos dê forças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 13 dias

    Texto com sólido embasamento!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Machado Cavalheiro

    ± 13 dias

    Cristina, excelente texto com forte argumentos para parar com a ideia de alterar nossa língua. Esses professores da esquerda já mudaram a história, com narrativas que são contrárias aos fatos, mudaram a biologia, na questão de sexo e agora estão querendo mudar nossa língua. Absurdo essa escola do Recife citada no texto. Minha preocupação são minhas netas que terão toda uma vida nesse mundo influenciado por esses loucos e idiotas, como colocou outro leitor, o Sergio Rodrigues, citando Nelson Rodrigues. Precisamos estar atentos a esses movimentos malucos e escolher melhor aqueles que nos representam nas diversas instâncias políticas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wilmar scoz

    ± 13 dias

    Esses grupos minoritários são intolerantes e invejosos. São pessoa que, quais crianças, choramingam por qualquer coisa. É sua visão distorcida que os leva ao fanatismo e a querer dominar os outros, estabelecendo regras tolas. São pessoas com problema de ordem psíquicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 13 dias

    Rindo para não chorar! Isso que dá os loucos tomarem conta do hospício! Não passarão messssmo,! Como disse Nelson Rodrigues: "A única revolução que houve foi a dos idiotas quando descobriram que são maioria"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    L. Luz

    ± 13 dias

    Na minha visão, a linguagem evolui a partir da necessidade de as pessoas se comunicarem de forma clara e precisa. Também tenho a palavra como ferramenta de trabalho, e muitas vezes inovar é preciso. Mas a imposição de expressões e regras que mudam a própria estrutura linguística, por mimimizentos de qualquer banda de espectros ideológicos, além de nos dividir como sociedade, só faz empobrecer a clareza da nossa comunicação...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos Teixeira

    ± 13 dias

    Ignorantes, não conhecem seu idioma, querem com isso esconder que não estudaram e não sabem escrever. Além disso não sabem o que é uma regra de três simples muito menos uma equação de segundo grau. Analfabetos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 13 dias

    As pessoas que querem adulterar a língua portuguesa são analfabetos preconceituosos, se os colocarem para lerem um livro de Machado de Assis, são capazes de não o conhecer, mas se por acaso debruçarem-se sobre seus textos, terão de colocar um dicionário do lado por incapacidade de domínio do idioma. Em nossas escolas públicas não são poucos os professores que não sabem o que é uma concordância, assassinando a língua. Portanto, no mundo medíocre que vivemos hoje, não é nenhuma novidade que tentem impor termos para dar vazão a sua intolerância, preconceito e estupidez politicamente correta. A língua portuguesa não tem patrulha, tem normas e regras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOEL SAMWAYS NETO

    ± 13 dias

    Cumprimento a jornalista Cristina Graeml pelo belo artigo em defesa da língua portuguesa. É imperioso dizer que o ridículo é ridículo, antes que o ridículo recaia sobre os que tentam dizê-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    ± 13 dias

    Sobre a complexidade da língua portuguesa e seus gêneros, recomendo a divertidíssima crônica “Sexa” de Luís Fernando Veríssimo. Do tempo em que ele ainda escrevia coisa que se aproveitava.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    ± 13 dias

    Sobre a complexidade da língua portuguesa e seus gêneros, recomendo a divertidíssima crônica “Sexa” de Luís Fernando Veríssimo. Do tempo em que ele ainda escrevia coisa que se aproveitava.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      L. Luz

      ± 13 dias

      “-Pai, qual o feminino de sexo? -De sexo? Não tem. - Então só tem sexo masculino?” =D

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 13 dias

    Pelo menos os caras vão desaparecer logo ... fazendo só SEXE não vai nascer mais nenhum

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 13 dias

    Eles avançam Hoje é a linguagem, amanhã sabe-se Deus o que será Se aceitarmos tudo mansamente logo voce não terá controle nem do que voce pensa....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giselle

    ± 13 dias

    Parabéns pelo artigo. Este controle da linguagem a la " 1984", disfarçado de "o sapo não lava o pé" pode ser bem perigoso. Que a estrutura da nossa língua nos proteja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEILA MARIA FIGUEIREDO PIRES

    ± 13 dias

    Salvem o povo brasileiro e salvem a pova brasileira, Ou povu? Como é mesmo? Gente ridícula! Total falta do que fazer?????? PoVE???? !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 13 dias

    YES!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 13 dias

    Prezade, ops, prezada Cristina, parabéns e obrigado por pais essa aula. Estou relendo o livro de Mathieu Bock-Côté, "O Multiculturalismo" - Como Religião Política - recomendo-o a todos para que possam entender porque chegamos a esse estado de coisas. É o politicamente correto em sua forma mais indecorosa, querendo nos impor sua contracultura, Isso começou lá no longínquo Maio/68. Com o desmoronamento do marxismo novas pautas foram abraçadas por esses minoritários/autoritários e suas taras ideológicas. Eles tem um projeto temível. O fim da civilização judaico/cristã. Antônio Gramsci se revira onde quer que esteja. Cristina, combatê-los é preciso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 13 dias

      Vou procurar ler, mas para quem conhece a Escola de Frankfurt com seus pseudos filósofos como Adorno, Marcuse, Lucàks e mais além Gramsci, entende bem o que está em jogo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 13 dias

      Já li. Muito bom mesmo. Também recomendo. Abs

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO A. O. PRIETO

    ± 13 dias

    Estupidez! Qual a maneira de dominar os povos melhor do que distorcer suas línguas de modo a que não se possa emitir um pensamento contraditório à verdade "politicamente correta"? Isso que estamos vivendo, em todo o mundo, é a introdução da "novilíngua" ("newspeak"). Procuremos reagir contra essa tentativa (mis uma) de dominação enquanto ainda podemos... Essa é mais uma batalha da Guerra Cultural.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      FERNANDO A. O. PRIETO

      ± 13 dias

      Correção: 'mais uma", e não "mis uma".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 13 dias

    É incrível a capacidade dessa colunista de pegar um fato específico, o generalizar e criar uma narrativa esquerdista, globalista e outros Blá-blá-blás. Todas as colunas seguem a mesma linha, que saudade da repórter sensacional da RPC. O que restou aqui e o mesmo que vemos com o Alexandre Garcia, uma ideologia translúcida

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • T

      TIAGO SILVA

      ± 12 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      RPM

      ± 13 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 13 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 13 dias

      TIAGO SILVA: Lamentável é sua opinião, prezado. Diz aí, vc é a favor dessa excrecência para desfigurar a nossa querida língua portuguesa? Argumente valente? Vc pelo geito foi educado no paulofreirismo, hein? Vai catar coquinhos Tiaguinho. Como diz o Dada Del Pozzo, "ai que noooojo".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO SILVA

      ± 13 dias

      *ideologia transloucada em busca de likes da base Bolsonarista... lamentável

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glecio

    ± 13 dias

    Que mundo chato !! Tanta bobagem , tanta palhaçada, tanta falta do que fazer sinônimo de progressista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FlavinCadena

    ± 13 dias

    Melhor falar a língua do P... Que todos/todas que querem impor essa línguagem neutra/neutrex vão pra ***.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    ± 13 dias

    Ótimo artigo. // Nunca é demais frisar, no entanto, que NÃO BASTAM MANIFESTAÇÕES DE INDIGNAÇÃO. De modo nenhum. É preciso, urgente e imperioso REJEITAR, RECHAÇAR toda e qualquer iniciativa neste sentido. Ou seja, não só ó óbvio de "não usar", mas também não aceitar o uso, NÃO INTERAGIR com esta linguagem corrompida, pois isso é abrir a porta para o bandido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 13 dias

    Estes progressistas que vão tomar nocu

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • S

      sowaco

      ± 13 dias

      Maquiavel: nx cxcu

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 13 dias

      Com bastante força!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 13 dias

      Ou noku se eles acharem mais bonito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    ± 13 dias

    Sobre este artigo e o anterior, penso que caminhamos para um cenário binário. OU pelo nível ridículo, surreal e estúpido que o “movimento” atingiu, ele morre “de morte morrida” por conta própria (afundando tão “espetacularmente” quanto cresceu) OU isto tudo vai acabar muito mal, mas muito mal mesmo (de fazer deixar “saudades” as guerras do sec. XX qdo o inimigo era um desconhecido que morava longe e falava língua diferente para ser o vizinho, a cunhada, o primo, a mulher do sócio, o síndico do prédio, etc.)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 13 dias

    Dá vontade vontade sair gritando pela rua. Como é possível levar isso a sério?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Toni

    ± 13 dias

    Sem dúvida devemos divulgar e repudiar ao máximo essas aberrações, pois do contrário esse veneno se espalhará de forma silenciosa e sorrateira. Trata-se de mais uma frente de batalha da guerra travada pelos discípulos da escola de Frankfurt para dominar e ditar o pensamento da sociedade. A colunista está certíssima em divulgar e refutar mais essa praga inventada, espondo os ridículos de suas formas e a motivação autoritária por trás de tal movimento. As mentes totalitárias contam com a indolência e/ou desatenção da maioria pra implementar suas perversões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    ± 14 dias

    O que diriam as gerações passadas, quer enfrentaram problemas reais e privações para nos dar uma condição de vida melhor, sobre essas preocupações ridículas de nosso tempo, quando ainda temos guerra, peste, fome e crianças morrendo no mundo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xis Morcego

    ± 14 dias

    Essa língua do mussum é o fim da piada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jadoul

    ± 14 dias

    Texto magnífico! A liberdade de expressão é mágica porque mostra tudo e permite o diálogo entre adversários em idéias. Ou escancarar a falta de idéias.. . Ou a falta de respeito ao adversário... É, com certeza, a falta de educação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    ProfGeraldinho

    ± 14 dias

    Sabe o que os que propõem a linguagem neutra tem na cabeça? BoXXXXta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    ± 14 dias

    Nunca havia pensado a partir dessa perspectiva. Ótimo!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 14 dias

    Lavou a alma! Mas sempre tem alguém que ache ruim! Simples e objetivo sem ser enfadonho! Se aprofundar o assunto os "postulantes" a mudar a lingua não vao endender... Perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evandro

    ± 14 dias

    Pura conveniência política e que acha terreno fértil na indigência intelectual que assola gerações de brasileiros. Não aceitemos isso. Quem quiser falar com “ neutro “ que vá aprender alemão !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Arys

      ± 12 dias

      E no alemão o pronome não denota o gênero! Das Mädchen (A donzela) tem pronome neutro e substantivo feminino. Die Frau (A senhora) tem pronome e substantivo femininos. Esta turma de pervertidos mentais não vai conseguir!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Carlos da Silva

    ± 14 dias

    Obrigado, Cristina Graeml! Satisfação em tê-la por aqui!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 14 dias

    A gente não tem o q fazer; só enchem o sacco

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 13 dias

      Rodrigo Toni: Concordo, é isso aí! O problema é que nós pagamos a conta destes desvarios!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Toni

      ± 13 dias

      Creia: não é falta do que fazer, é um trabalho planejado de formiguinha. E essas serpentes podem fazer um estrago maior do que se imagina.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilberto Nascimento

    ± 14 dias

    Pô. Dá um tempo. Eu nem assimilei a reforma ortográfica ainda. Minha lingüiça ainda tem trema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO CARLOS DE FREITAS RIBEIRO

    ± 14 dias

    Adorei o texto. Parabéns

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joe@BR

    ± 14 dias

    Cristina, seu texto é magnífico, mas explora pouco a questão do gênero na língua portuguesa, onde temos cinco, isso mesmo, cinco gêneros, que não tem nada a ver com LGBTXYZetc, a saber: HOMEM é masculono, MULHER é feminino (nada a ver com a terminação da palavra...), o ELEFANTE do texto é epiceno, 0(A) MOTORISTA do texto é comum de dois gêneros, assim como O(A) PRESIDENTE, O(A) GERENTE, O(A) CABO (graduação). A VÍTIMA é sobrecomum e independe do sexo da pessoa referida. Aliás A PESSOA também. O CAIXA do banco também é sobrecomum, já que A CAIXA, que é feminino, tem outro significado. Querer ater a flexão do gênero ao sexo é de uma pobreza...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 13 dias

      Obrigada, Joe, por acrescentar mais informações ao debate. Me ative aos pontos mais óbvios, baseada no artigo da professora de português publicado na editoria Ideias. Teu argumento é mais uma prova de que.modismos para transformar a língua portuguesa numa linguagem neutra não passarão. A língua é rica demais para se reduzir a isso que querem alguns. Mas fiquemos vigilantes!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 13 dias

      Obrigada, Joe, por acrescentar mais informações ao debate. Me ative aos pontos mais óbvios, baseada no artigo da professora de português publicado na editoria Ideias. Teu argumento é mais uma prova de que.modismos para transformar a língua portuguesa numa linguagem neutra não passarão. A língua é rica demais para se reduzir a isso que querem alguns. Mas fiquemos vigilantes!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.