i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Tratamento precoce de Covid-19

Ministério da Saúde troca #FiqueEmCasa por #NãoEspere e defende tratamento precoce

Tratamento precoce de Covid-19 foi algo defendido muito timidamente pelo Ministério da Saúde no início da pandemia, não porque os remédios já tivessem virado arma política naquela época, mas porque ainda eram apenas uma aposta de parte da comunidade médica e científica no combate ao coronavírus.

Pouco mais de oito meses depois de registrados os primeiros casos no Brasil as autoridades que comandam o Sistema Único de Saúde (SUS) adotaram abertamente a defesa do tratamento precoce. A hashtag #FiqueEmCasa foi atualizada para #NãoEspere na imagem de perfil do canal do YouTube do Ministério da Saúde.

| Cristina Graeml

A orientação inicial, do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, pedindo para pessoas com sintomas de gripe ficarem em casa e só procurarem o médico se tivessem falta de ar foi substituída pelo apelo para que todos procurem um médico ao menor sintoma de gripe.

Na semana passada alguns dos sete secretários do Ministério da Saúde, que são médicos especialistas, deram uma entrevista coletiva para fazer uma balanço do combate à Covid no Brasil. A entrevista só teve repercussão na imprensa e nas redes sociais pelo que foi dito sobre as vacinas, foco de todas as atenções no momento.

Mas nessa coletiva ficou muito clara a atual posição do Ministério da Saúde em relação ao tratamento precoce da doença. Antes de reproduzir exatamente o que disseram os secretários quero falar das notas informativas do Ministério da Saúde sobre Covid-19, que servem para orientar médicos de todo o país.

Notas informativas Coronavírus e Covid-19

Desde março, quando a pandemia chegou ao Brasil, as notas informativas do Ministério da Saúde já passaram por várias atualizações. Quem não lembra do protocolo divulgado em maio pelo atual ministro Eduardo Pazzuelo, semanas depois da saída de Nelson Teich, sugerindo o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina na fase inicial da doença?

A nota informativa n°9 foi alvo de muitas críticas sob alegação de que não havia evidências científicas de que o uso dos remédios pudesse funcionar. Fato é que na época do ministro Mandetta o protocolo também recomendava a prescrição destes mesmos remédios só que para pacientes graves e isso acabou mesmo sendo comprovado que não dava resultado, o paciente não melhorava.

Com a mudança no ministério a hidroxicloroquina deixou de ser usada em pacientes internados, com falta de ar e com vários órgãos comprometidos. O passo seguinte foi o protocolo para que o medicamento fosse prescrito a doentes na fase inicial, logo nos primeiros dias de sintomas de gripe.

Aquela primeira nota informativa do ministro Pazuello trazia até a indicação da dosagem dos remédios para auxiliar os médicos que quisessem prescrever o tratamento precoce. De lá para cá o Ministério foi atualizando as informações. Elas agora já incluem vários estudos publicados nos últimos meses que comprovaram a eficácia do remédio quando usado nos primeiros dias de sintomas.

Para se ter ideia de como as pesquisas evoluíram, na nota informativa de maio o Ministério da Saúde apresentava 14 justificativas para a adoção daquele protocolo médico. Agora o documento mais recente (nota informativa nº 17/2020) apresenta 31 itens.

Justificativas para tratamento precoce

Entre as novas justificativas para a recomendação do uso de hidroxicloroquina combinada à azitromicina no início dos sintomas está o fato de que, agora se sabe, pacientes com COVID-19 podem piorar muito rapidamente. De um dia para o outro o quadro de sintomas leves pode evoluir direto para a fase da falta de ar, que exige internação hospitalar.

Assim, a combinação de um antiviral (hidroxicloroquina) com um antibiótico (azitromicina) é para impedir o avanço do vírus e combater as infecções que ele provoca.

Outra justificativa mencionada pelo Ministério da Saúde é que diversas instituições nacionais e internacionais estão há meses usando cloroquina ou hidroxicloroquina com extremo sucesso na recuperação de pacientes. O principal motivo apresentado agora telvez seja, porém, um artigo científico específico, considerado a pá de cal na narrativa de que a Ciência não tinha conseguido provar a eficácia do uso de remédios na fase 1 da doença.

O artigo foi publicado pela Escola de Saúde Pública de Yale (New Haven, Connecticut - EUA). A nota do Ministério da Saúde cita que os pesquisadores avaliaram 300.000 doentes infectados, através de 5 estudos, incluindo 2 ensaios clínicos controlados.

Eles demonstraram eficácia significativa no tratamento ambulatorial com uso de hidroxicloroquina, concluindo que o remédio deve estar “amplamente disponível e ser distribuído imediatamente para prescrição médica.”

Ainda nos itens de justificativa para recomendar o tratamento precoce com hidroxicloroquina o Ministério da Saúde reforça que esse remédio não apresenta contraindicações nem durante a gestação. E lembra que vem sendo usado com segurança há 80 anos em gestantes com doenças autoimunes sem que, até hoje, nenhum estudo científico tenha associado o uso da do remédio a má-formação do bebê.

Segurança e eficácia

Todo mundo sabe que os remédios mais seguros são aqueles que não têm contraindicação nem para gestantes, então não deveria mais haver questionamentos sobre a segurança do uso da hidroxicloroquina. Já foi descartado também o suposto risco de arritmia cardíaca que se cogitou no início, porque na bula está escrito que esse pode ser um efeito colateral, embora extremamente raro.

É claro que pacientes cardíacos precisam de avaliação específica, e que ninguém deve tomar remédio sem consultar um médico antes, mas em relação a esse medo específico cardiologistas já vieram a público dizer que prescrevem hidroxicloroquina para seus pacientes e nunca registraram um único caso de arritmia por causa do uso do remédio.

O presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Dr. Antonio Carlos Lopes, foi um dos que deram entrevistas relatando prescrever esse mesmo remédio há 40 anos sem ter tido um único caso de paciente que apresentou arritmia ou outro efeito colateral grave.

Quanto à eficácia, a polêmica criada no início da pandemia estava relacionada ao fato de a hidroxicoloroquina ter sido usada, sem sucesso, em pacientes internados, em fase aguda de Covid. Pesquisadores e médicos concluíram que não fazia sentido mesmo usar um antiviral quando o vírus já havia se espalhado pelo organismo.

Mas se era um antiviral conhecido e poderoso no combate a outras doenças, por que não testar contra o coronavírus logo após o contágio, quando ele ainda está tentando se multiplicar no corpo hospedeiro? Este foi o motivo da mudança de protocolo para ser usado logo após os primeiros sintomas de gripe, ainda que leves.

Os estudos mencionados como justificativa para a atualização da nota informativa do Ministério da Saúde indicam que a replicação viral foi controlada em pacientes medicados logo no início da doença, tanto que caiu drasticamente o índice de internações e de mortes nas cidades que adotaram o tratamento precoce como padrão.

Meses atrás, em outro artigo, citei o caso de Belém do Pará. No portal da transparência dos cartórios de registro civil, que fazem os registros oficiais de óbitos conforme a data em que ocorreram, o gráfico mostra a queda drástica no número de mortes por Covid na cidade depois de maio, quando as pessoas começaram a receber kits de remédios assim que chegavam ao médico com qualquer sintoma de gripe.

Gráfico de mortes por Covid-19 em Belém (PA) mostra queda acentuada após a cidade adotar o tratamento precoce
Gráfico de mortes por Covid-19 em Belém (PA) mostra queda acentuada após a cidade adotar o tratamento precoce| Reprodução

Cito Belém, mas há várias outras cidades pelo Brasil que nem sabem o que é a tal segunda onda, que está sendo registrada onde o tratamento precoce ainda é considerado como tabu.

Para não haver dúvidas em relação à segurança e à eficácia do protocolo que recomenda a hidroxicloroquina na fase 1, a última nota informativa do Ministério da Saúde traz os links para acesso a 93 estudos com resultados positivos em pacientes com sintomas leves e comunicados de sociedades médicas garantindo autonomia a profissionais de saúde que queriam tratar seus pacientes.

Secretários do Ministério da Saúde defendem tratamento precoce

Durante as quase duas horas de entrevista coletiva para fazer o balanço da Covid-19 no Brasil por várias vezes os secretários do Ministério da Saúde reforçaram o pedido para que fosse divulgada a recomendação ao tratamento precoce. Eles enfatizaram que as pessoas com sintomas de gripe ou suspeita de Covid não devem ficar em casa esperando para ver se a situação se agrava.

Para os mais relutantes em sair de casa por causa de uma tosse fraca ou um congestionamento nasal que não chega a incomodar vale lembrar que até o SUS oferece consultas por telemedicina. E mesmo à distância o médico pode avaliar se há recomendação de remédios em cada caso.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, mostrou um gráfico da queda da letalidade ao longo das chamadas semanas epidemiológicas. O gráfico mostra que, em relação ao número de doentes confirmados, a proporção de mortos começou a cair exatamente a partir da semana de 18 de abril, já com o ministro Pazuello no comando do Ministério da Saúde e mais intensamente a partir de 20 de maio, com o início do tratamento precoce.

Gráfico de redução da letalidade de Covid-19 no Brasil, apresentado durante entrevista coletiva do Ministério da Saúde em 27/11/2020 em que o tratamento precoce foi defendido pelos secretários
Gráfico de redução da letalidade de Covid-19 no Brasil| Reprodução

“Nós sabemos que houve um acréscimo na quantidade de casos. Nós tivemos um pico no mês de julho, depois ficamos num platô. E a gente viu que a letalidade vem diminuindo. Isso é uma curva de aprendizado e merece destaque o tratamento precoce e merece destaque o manejo clínico", disse o secretário.

Ele também apresentou a atual taxa de recuperação de doentes no Brasil, que está em 90%. De mais de 6 milhões e 200 mil casos confirmados na data da entrevista, cerca de 5 milhões e meio já tinham se recuperado e perto de 700 mil ainda lidavam com a doença.

Os secretários lamentaram as mortes por Covid-19, que estavam em 172 mil naquele dia 27 de novembro. Mas o Brasil, que já esteve em 4° lugar do mundo em número de mortes por milhão de habitantes, hoje está em 10°. Muitos atribuem a queda ao avanço da aceitação de tratamento precoce.

O mais enfático na defesa do uso do protocolo de hidroxicolorquina e azitromicina já nos primeiros sintomas foi o Secretário de Ciência e Tecnologia, Hélio Agnotti.

“O caminho está traçado. Tratamento precoce, busca de uma vacina, medidas de higiene: evitar tocas os olhos, tocar a boca, higiene das mãos. Hoje em dia, diante das evidências que se colocam, o que se tem até em termos éticos, não cabe mais falar em placebo, não cabe mais falar em fazer testes e não dar medicação para um tratamento precoce. O tratamento precoce é feito a partir do sintoma. O paciente apresentou sintoma, fez o diagnóstico clínico você já está apto a tratar. Isso é boa medicina. E a boa medicina baseada em evidências."

"Hoje, diante das evidências que temos, é que esse tratamento é benéfico, ele diminui hospitalização pelas evidências existentes e com bom grau de segurança, ele diminui a chance de alguém morrer. Não é uma cura definitiva, mas ele diminui a chance de a pessoa morrer. Isso precisa ficar bem claro. Todas as evidências de tratamento precoce, na dose certa, mostram isso, então isso tem que ser muito bem esclarecido.”

Hélio Angotti Neto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde 

O secretário também enfatizou que, "por uma questão de justiça e de equidade", o governo disponibiliza para pacientes do SUS o mesmo remédio prescrito por médicos particulares para pacientes de plano de saúde. E já entregou quase seis milhões de comprimidos de cloroquina e 300 mil de hidroxicloroquina para estados e municípios que fizeram pedidos.

Como o STF decidiu que governadores e prefeitos têm autonomia para determinar as políticas locais de saúde, em muitas cidades o tratamento precoce não está sendo feito e até hoje a população não encontra hidroxicloroquina nos postos de saúde, tem que comprar caso queira se tratar precocemente.

Esta é uma decisão pessoal. Cabe a cada um decidir se quer se tratar mesmo que os sintomas sejam leves ou se prefere esperar para ver o que acontece, mas é importante lembrar que automedicação não é uma prática segura. A recomendação é sempre a de procurar um médico para que ele indique qual remédio tomar, em que quantidade e por quanto tempo.

102 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 102 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    Georgia Souza

    28/12/2020 20:02:10

    Fico triste em constatar que o tratamento precoce não está sendo oferecido aos paranaenses. Mesmo na rede particular tem medicos resistentes aos remédios baratos e preferem deixar os pacientes piorarem e até irem para o hospital. Também vimos pessoas jovens se recusarem a tomar os medicamentos e acabarem indo a óbito. Morrem de teimosia. Parabéns Cristina Graeml, mas reportagens sempre embasadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • B

      BP

      10/12/2020 18:40:21

      Infecciones por coronavirus – Ministerio de Salud Pública de Cuba: estrategia e indicaciones https://temas.sld.cu/coronavirus/covid-19/minsap-estrategia-e-indicaciones/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        BP

        10/12/2020 18:35:18

        15/07/2020 - *O que Trump, Bolsonaro e o governo cubano têm em comum? A defesa da cloroquina* - Revista Oeste https://revistaoeste.com/o-que-trump-bolsonaro-e-o-governo-cubano-tem-em-comum-a-defesa-da-cloroquina1/ 15/07/20 - Cuba recomenda cloroquina. Boulos, que espalhou fake news sobre "vacina cubana", e agora? (veja o vídeo) https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/21797/cuba-recomenda-cloroquina-boulos-que-espalhou-fake-news-sobre-vacina-cubana-e-agora-veja-o-video Infecciones por coronavirus – Ministerio de Salud Pública de Cuba: estrategia e indicaciones https://temas.sld.cu/coronavirus/covid-19/minsap-estrategia-e-indicaciones/

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • E

          ERICA PIOVAM DE ULHOA CINTRA

          28/01/2021 9:49:04

          Bem observado. À propósito aquele sujeito de nome impronunciável, lesa.pátria condenado, foi se tratar com a politicamente combatida HCQ em Cuba! Para confirmar que ele e seus asseclas nunca pensaram no bem do.povo brasileiro ! Vai vendo...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • B

        BP

        10/12/2020 18:20:14

        Texto honesto e com referências atualizadas e importantes. Assisti o vídeo do MS e li o boletim epidemiológico. Alguns comentários se prestam a argumentar validamente e podem expor diferentes pontos de vista para reflexão, onde percebi a participação direta e competente da verdadeira jornalista, respondendo de forma objetiva, paciente e elegante, algumas distorções. É triste vermos resistência ao tratamento imediato de uma infecção, julgando "científico" deixar que ela se agrave, com risco à própria vida ou de terceiro. Insensato ainda que o tratamento seja oficialmente adotado pelo sistema cubano, sem alarde, enquanto noticiam que lá os índices de mortos são abaixo da média. #NãoEspere

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          sebastião orlando machado

          08/12/2020 18:54:26

          Meu Deus !!! Agora aparecem doutores de todos os lados indicando estudos contraditorios aos mencionados na matéria, que povo mais chato e **** !!!!! A questão é simples. Existe um tratamento, que independente de estudos de institutos, funciona, basta ver a redução dos óbitos mesmo com o aumento de infectados.Não quer usar o tratamento, não use, mas não impeça quem quer usar. o mesmo vale pras vacinas. Quer tomar uma vachina que esta sendo desenvolvida as pressas, sem saber se havera efeitos futuros, tome, mas não obrigue ninguem a tomar esta porcaria. Oque irrita desta gente, é achar que são donos da sabedoria e da verdade, a arrogancia de tentar impor suas idéias na marra. Bando de babaca!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo H.

            08/12/2020 3:10:30

            Eu fico me perguntando qual parte do ESTÁ ACONTECENDO alguns não conseguem entender. Tentando tonar mais fácil a compreensão: - Huguinho: Zezinho, esse tipo de passarinho não pode voar, os testes randomizados duplo cego já comprovaram isso. - Zezinho: Olha Huguinho, está voando! Está voando! - H.: Olho nada! Tá pensando que eu sou bobo? Ciência, ciência, ciência! - Z.: Mas está bem aí, passando por cima da sua cabeça! É só olhar pra cima! -H.: Não insista ou vou te esfregar este estudo nas ventas! Ooops! Caiu uma meleca fedida na minha cabeça!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo Taufi Maluf Junior

              07/12/2020 20:38:07

              O estudo "pá de cal" tem na sua autoria o Dr Harvey Risch, epidemiologista que defende a HCQ desde o início da pandemia. Veja o contraponto e as críticas metodológicas https://bjgpopen.org/content/4/2/bjgpopen20X101094/tab-article-info

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo Taufi Maluf Junior

                07/12/2020 20:33:33

                Cristina, seguramente voce é lida por um público numeroso, que merece ser esclarecido da forma mais ampla possivel. Aceite uma sugestão, que só enriquecerá sua atuação como formadora de opinião. Procure a USP, UNICAMP, UFPAR aí na sua cidade, ouça os pareceres daqueles que estudam a fundo esse tema, que não permite as afirmações categóricas contidas em seu artigo, pois elas não têm conformidade com o estado atual dos conhecimentos. Verifique melhor sua informação sobre o estudo de Yale, que não tem publicação em revistas de impacto, mas somente na web, em plataforma medRxiv, em formato "pre print". Louvo o esforço em encontrar soluções para a crise de saude, aja portanto de forma assertiva.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • G

                  Georgia Souza

                  28/12/2020 20:04:42

                  Você nunca terá uma resposta positiva para uso de um remédio simples em Universidades de esquerda.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • W

                  WONKA

                  08/12/2020 19:10:40

                  o que funciona é escalda pé a 38º e paracetamol, né?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo H.

                06/12/2020 20:23:21

                O artigo do JAMA e outros citados foram todos citados e considerados no vídeo linkado. Quem quiser bem se informar: https://www.youtube.com/watch?v=se3U-M4Lbj4 De resto, o grande problema não são os q pensam q não tratar seja melhor opção do q tratar, mas o fato de muitos destes quererem atrapalhar o acesso aos medicamentos a quem deseja tratamento.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Jose Roberto Champs

                  06/12/2020 19:00:30

                  Sugiro a leitura de "Misguided Use of Hydroxychloroquine for COVID-19"; JAMA December, 2020; American Medical Association. O conteúdo contém o oposto do que você apresenta em seu artigo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • C

                    CRISTINA GRAEML

                    07/12/2020 19:16:39

                    Gustavo Blume: Basta ler o primeiro parágrafo dos artigos q vc lista aí p ver q NÃO TEM QUALQUER RELACAO com os estudos que embasaram o protocolo do Minis da Saúde. Veja... "We conducted a multicenter, randomized, open-label, three-group, controlled trial involving hospitalized patients with suspected or confirmed Covid-19 who were receiving either no supplemental oxygen or a maximum of 4 liters per minute of supplemental oxygen." Com pacientes graves, hospitalizados, já entubados, como digo no meu artigo, o tratamento com antiviral não funciona mesmo. Isso foi provado há meses. o protocolo Mandetta caiu por isso. Espero ter esclarecido mais essa confusão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gustavo Blume

                    06/12/2020 22:40:50

                    Seguem 4 artigos do maior periódico de medicina do mundo (NEJM) com uso tanto em casos leves como moderados a grave, todos, sem exceção, não demonstrando qualquer evidência para uso da medicação. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2021801?query=featured_coronavirus https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2022926?query=featured_coronavirus https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2019014?query=featured_coronavirus https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2016638?query=featured_coronavirus

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  Anselmo Cimatti Netto

                  06/12/2020 17:48:28

                  Parabéns pelo artigo. Informação objetiva e muito útil. Excelente!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Dilbert

                    06/12/2020 15:54:51

                    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55201873 - por que a pandemia saiu do controle no Paraná - BBC News Brasil - Isso é reportagem. Pena que há muita gente que nega a gravidade da pandemia e passa pano no desgoverno atual, insistindo em “tratamentos precoces” e pílulas inócuas, ao invés de orientar a população sobre o que precisa ser feito

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • E

                      Eduardo Prestes

                      07/12/2020 21:18:08

                      Deu tão certo na Argentina o protocolo esquerdista: toque de recolher, fica em casa à força, sem tratamento precoce, economia destruída e um dos PIORES resultados mundiais em mortes por milhão.. Esse "fica em casa" não funciona, o vírus cumpre sua trajetória normalmente, com ou sem máscaras e distanciamento social

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    José Maria de Lima

                    06/12/2020 14:47:51

                    Parabéns pelo seu artigo exelente e esclarecedor

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      José Maria de Lima

                      06/12/2020 14:47:51

                      Parabéns pelo seu artigo exelente e esclarecedor

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • H

                        Humberto B

                        06/12/2020 10:17:03

                        E Lembro que os Drs. Khalil e David UIP tomaram HCQ quando estavam doentes. Fim de papo contra o tratamento precoce!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Humberto B

                          06/12/2020 10:11:29

                          Cristina, eu me pergunto, em que doença grave, algum médico competente orienta, quando ficar ruim, agora busque ajuda? E que elogiar sua coluna e afirmar que seus vídeos são imperdíveis. Sua clareza, sua explanação de fatos sem paixão ou viés, quando há divergências de opiniões estes pontos são expostos e explicados claramente. Enfim, é uma aula de jornalismo que devia ser mostrada em todas as salas de aula do Brasil e do Mundo. Assino a Gazeta do Povo com satisfação em especial por serviços como os seus. GRATO. HB

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • C

                            CRISTINA GRAEML

                            07/12/2020 19:20:51

                            Obrigada, Humberto. O Jornalismo não pode ter outro norte que não seja a verdade. Jamais deve deixar de defender diretos dos cidadãos. E o direito à saúde, a tratar uma doença, ainda mais durante uma pandemia, é algo que nem deveria ser questionado.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo H.

                          06/12/2020 0:55:14

                          Estamos no campo do ridículo com a argumentação. Há 6 meses fazia sentido discutir apenas sobre papéis. Estudo A, B, C etc. Hoje temos, além dos estudos, a EXPERIÊNCIA PRÁTICA. Ou seja, basta não ser um completo "cidadão de Creta" para confrontar (em linhas gerais) onde se realiza tratamento precoce no país com onde não se realiza e CONSTATAR a diferença. Aí, qualquer sujeito cujo QI seja suficiente p/ discernir um cesto cheio de laranjas até a boca de outro com meia dúzia no fundo será capaz de concluir se o tratamento precoce funciona, ou não.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Joaquim

                            05/12/2020 23:57:03

                            Assim que surgiu esse mal fiquei muito preocupado; mas quando o Presidente Bolsonaro disse que a hidroxicloroquina, azitromicina deveria ser usada no início dos sintomas; fiquei tranqüilo e aguardando ser infectado a qualquer momento em virtude de trabalhar num presídio. Quando comecei a sentir os sintomas de imediato fui ao médico que receitou ivermectina, azitromicina, e cortisona injetável. Tomei a ivermectina, azitromicina e predinisona. Além disso ingeri muito suco de laranja com mel de abelhas e ovos de galinha caipira. Os sintomas continuavam e tomei bezetacil, vitamina D, e sulfato de zinco. E não tomei a hidroxicloroquina por que haviam tirado das farmácias. Tô muito vivo!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • G

                              Georgia Souza

                              28/12/2020 20:07:24

                              Amem. Tratamento precoce para todos!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luciana Amaral

                            05/12/2020 23:21:59

                            Parece que a hidroxicloroquina preconizada pelo deputado federal Osmar Terra,( aquele que disse que em maio tudo estaria acabado) não funcionou. Ouvi a notícia hoje que depois de 2 semanas internado teve alta.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            4 Respostas
                            • E

                              ERICA PIOVAM DE ULHOA CINTRA

                              28/01/2021 10:03:07

                              Opinião rasteira é o que sustenta a desinformação! Luiz foi até muito educado no comentário; é a senhora que tem que pedir desculpas ao Dr.Osmar Terra por sua indelicadeza com a situação particular dele, usado de modo muito leviano na sua "opinião".

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luciana Amaral

                              06/12/2020 0:06:22

                              Luiz só dei uma opinião. Não ofendi ninguém tampouco vc. Não trato dessa forma pessoas que tem opiniões diferentes. Acho que mereço um pedido de desculpas

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              05/12/2020 23:35:19

                              E as milhares de vidas salvas pelo uso do tratamento precoce, o que me diz? É muita delinquência moral não aceitar isso, né? Será que os milhares de médicos que fizeram o tratamento precoce em seus pacientes estão mentindo? Vidas salvas, menos internamentos, menos uso de UTIs . Vc já viu o depoimento do Dr Loiola? 400 pacientes atendidos por ele sabe quantos foram hospitalizados, nenhum. Que tal? Sua hipocrita.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              05/12/2020 23:35:19

                              E as milhares de vidas salvas pelo uso do tratamento precoce, o que me diz? É muita delinquência moral não aceitar isso, né? Será que os milhares de médicos que fizeram o tratamento precoce em seus pacientes estão mentindo? Vidas salvas, menos internamentos, menos uso de UTIs . Vc já viu o depoimento do Dr Loiola? 400 pacientes atendidos por ele sabe quantos foram hospitalizados, nenhum. Que tal? Sua hipocrita.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • T

                            TIAGO

                            05/12/2020 23:19:16

                            Muito obrigado pela informação. Minha mãe está com gripe e febre já vamos providenciar para pedir esses medicamentos a um médico.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • C

                              CRISTINA GRAEML

                              06/12/2020 3:32:20

                              Vocês podem consultar até por telemedicina. Inseri no artigo o link p a página do Ministério da Saúde que dá mais informações sobre telemedicina no SUS. Acesse lá. Desejo melhoras para a sua mãe ;)

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João Martins Donizete

                            05/12/2020 23:03:07

                            Esquenta não Cristina com os comentários contra a sua pessoa. No seu texto está explicado que o politizado medicamento sempre foi e sempre será um anti viral e que depois dele já estiver todo instalado e indo para o pulmão realmente seria ele inócuo. Todavia, a ênfase de seu texto é o tratamento precoce e que isso segundo dados científicos coletados e aqui indicados mostraram sim eficazes. Esse é o ponto. O que me espanta é mídia mainstream toda aparelhada não dar nenhuma nota quanto a isso. Se é polêmico também mostrar tais dissonâncias. Simplesmente criticar o ministério da saúde e o ministro não é jornalismo. A você Cristina, meus parabéns, deu a notícia tal como é e sem politicagem.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • E

                              ERICA PIOVAM DE ULHOA CINTRA

                              28/01/2021 10:05:12

                              Perfeito, assino embaixo Sr.João!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • B

                            BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

                            05/12/2020 23:02:31

                            é o que deveria ser proposto desde o inicio. Liberar para o trabalhos os abaixo de 60 (sem comorbidades) e criar um plano para proteger os idosos para aqueles que não tem recursos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fernando Fernandes

                              07/12/2020 10:13:23

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                05/12/2020 21:03:43

                                Que se respeite a liberdade e a competência da jornalista, que não está emitindo uma opinião como médica, mas como cidadã responsável e suficientemente informada.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Eden Lopes Feldman

                                  05/12/2020 20:52:41

                                  Texto com a realidade de uma crise que revelou como a mídia e políticos rivais do atual governo politizaram tratamentos médicos apenas para não deixarem a oportunidade de um ganho político do governo. Independente de qualquer análise clínica, a conveniência política da esquerda apoiada pelo chamado "centrão" e a grande imprensa imperou para estigmatizar o tratamento precoce.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                    05/12/2020 20:38:23

                                    Diariamente se tem notícia de pessoas que conhecemos ,que contraíram o virus e adotaram o tratamento precoce, recuperando-se rapidamente, sem sequelas. Porque então esta teimosia em renegar um tratamento que se comprova na prática? Quais interesses escusos estão por trás disto? A rede de saúde poderia estar com ocupação menor e em condições de atender todos os tipos de doença.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                      05/12/2020 20:38:23

                                      Diariamente se tem notícia de pessoas que conhecemos ,que contraíram o virus e adotaram o tratamento precoce, recuperando-se rapidamente, sem sequelas. Porque então esta teimosia em renegar um tratamento que se comprova na prática? Quais interesses escusos estão por trás disto? A rede de saúde poderia estar com ocupação menor e em condições de atender todos os tipos de doença.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                        05/12/2020 20:38:23

                                        Diariamente se tem notícia de pessoas que conhecemos ,que contraíram o virus e adotaram o tratamento precoce, recuperando-se rapidamente, sem sequelas. Porque então esta teimosia em renegar um tratamento que se comprova na prática? Quais interesses escusos estão por trás disto? A rede de saúde poderia estar com ocupação menor e em condições de atender todos os tipos de doença.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • B

                                          Bingo Two

                                          05/12/2020 20:13:08

                                          Se as pessoas tivessem noção do poder deste vírus, não iriam nem no mercado. A falta de consciência e geral. O covid e pior que veneno de cobra, porque simplesmente não tem tratamento certo. Quem sabe o perigo do vírus, passa longe de aglomeração e evita contato com outras pessoas. É um vírus que leva pessoas para o túmulo. Quem passou pela perda de um parente por covid, sabe. Eu mesmo fiquei com cara de morto-vivo e todo dia rezo um Pai Nosso e uma Ave Maria por ter me livrado de algo pior.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • E

                                            Eduardo Prestes

                                            05/12/2020 22:20:58

                                            Cada um sabe de si, para muitos foi uma gripezinha ou menos do que isso. Não tenho medo amigo, realmente não me impressiona. Mas não é proibido ficar em casa, quem tem medo que fique. E quem jâ pegou está liberado para aglomerar,,,

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Clóvis José Lucena de Medeiros

                                          05/12/2020 19:33:09

                                          Parabéns! Ótima reportagem!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gustavo Blume

                                            05/12/2020 19:02:58

                                            Segue link da maior revista de medicina atual sobre o referido tema. https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2772921?utm_source=silverchair&utm_campaign=jama_network&utm_content=covid_weekly_highlights&utm_medium=email.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            7 Respostas
                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              07/12/2020 19:29:55

                                              Respondi acima, qdo vc fez a mesma postagem, sem mencionar que esses estudos aí foram com paciente graves. Peço que não aumente a confusão em torno de um assunto que já foi referendado pela Ciência há meses (não à toa o protocolo Mandetta p usar hidroxicloroquina em pacientes graves foi abandonado e o remédio passou a ser usado como deveria p um antiviral, logo no início, p combater a replicação do vírus). Mas ninguém é obrigado a se tratar se ficar doente, viu? Quem prefere pagar p ver no que dá tem.liberdade p isso, seja doente de Covid ou de câncer.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Gustavo Blume

                                              06/12/2020 22:38:12

                                              Seguem 4 artigos do maior periódico de medicina do mundo (NEJM) com uso tanto em casos leves como moderados a grave, todos, sem exceção, não demonstrando qualquer evidência para uso da medicação. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2021801?query=featured_coronavirus https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2022926?query=featured_coronavirus https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2019014?query=featured_coronavirus https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2016638?query=featured_coronavirus

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              06/12/2020 3:25:04

                                              Luciana Amaral: acesse os estudos em c19study.com e veja se são "achismos" o que cientistas do mundo todo têm publicado dia após dia, há meses.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luciana Amaral

                                              05/12/2020 23:24:14

                                              Cristina chegou atrasado pq nada se conclui na pressa e no achismo

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              05/12/2020 22:22:44

                                              Sim. O artigo conclui isso. Para uso do antivírus em fase avançada da doença. Publicado em novembro, chegou com bastante atraso. Meses antes vários outros estudos já haviam comprovado isso, tanto que, aqui no Brasil, o próprio Min da Saude abandonou o protocolo Mandetta e partiu p o tratamento precoce.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Gustavo Blume

                                              05/12/2020 21:36:41

                                              The clear, unambiguous, and compelling lesson from the hydroxychloroquine story for the medical community and the public is that science and politics do not mix. Science, by definition, requires diligence and an honest assessment of findings; politics not so much. The number of articles in the peer-reviewed literature over the last several months that have consistently and convincingly demonstrated the lack of efficacy of a highly hyped “cure” for COVID-19 represent the consequence of the irresponsible infusion of politics into the world of scientific evidence and discourse. For other potential therapies or interventions for COVID-19 (or any other diseases), this should not happen again.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              05/12/2020 20:08:13

                                              "This study, from the National Heart, Lung, and Blood Institute PETAL Clinical Trials Network, focused on hospitalized patients with moderate to severe disease." Gustavo, turei esse trecho do primriro parágrafo do estudo que vc indicou. HOZPITALIZED PACIENTS, são pacientes em estado grave. Nessas condições já está provado desde o início da pandemia que não adianta mesmo usar antivírus, como mencionei no artigo. As medicações que podem dar algum resultado spara pacientes em fase avançada de Covid_19 são outras. É esse tipo de confusão que atrapalha o debate, alimenta intrigas e não ajuda nem o país nem os doentes. Por favor tenha cuidado ao misturar assuntos. Abs.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • N

                                            Nice Paglia

                                            05/12/2020 18:41:30

                                            O problema é que mesmo que você queira não pode se auto medicar, precisa de receita pra Hidrocloroquina por exemplo. E em Curitiba encontrar um médico que a receite é achar agulha no palheiro, por isso tantas mortes, tantos casos. Um absurdo, total descaso com a vida pra continuar manipulando a liberdade de todos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • J

                                              Joe@BR

                                              09/12/2020 12:38:29

                                              Hidroxicloroquina é vendida sem receita. Azitromicina, sim, precisa de retenção da receita.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eduardo Prestes

                                              05/12/2020 22:23:49

                                              Qualquer médico que não for esquerdista receita o tratamento precoce. Tenho vários médicos na família e todos são adeptos do tratamento precoce

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CRISTINA GRAEML

                                              05/12/2020 18:57:02

                                              Dr George Muniz, Dra Ana Paula Menezes Torga, Dra Magali Losso, Dr Ciro Kessel São alguns deles, Nice. Há inúmeros outros. E com a liberação da telemedicina é possível consultar também com médicos se outras cidades.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz

                                            05/12/2020 17:34:17

                                            Cristina, simplesmente absurdo, desumano, antiético que médicos, médicos??? não orientem, não prescrevam o tratamento precoce aos seus pacientes. Milhares de médicos, esses sim preocupados com a saúde de seus doentes, estão usando o protocolo preventivo. Então por que muitos deixam seus pacientes serem hospitalizados, entubados? Ideologia, política, falta de empatia, desleixo, irresponsabilidade, ou por que são contra o governo? Não é possível que o Dr Loiola, por ex, esteja mentindo quando diz que dos 400 pacientes atendidos por ele nenhum foi internado? As UTIS estão cheias? Culpa de quem? Do "Bozo"?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • B

                                              Brasil

                                              05/12/2020 17:04:05

                                              Esta pandemia demonstrou o quanto somos vulneráveis à política nojenta que tomou conta do país. O Mandetta é um exemplo de um grande genocida que precisa responder criminalmente e todos os seus adeptos tambem. Ficou provado desde o início da pandemia que todos os médicos que aderiram aos tratamentos preventivos e curativos através da Hidroxicloroquina/Ivermectina/Azitromicina/Vitamina D/ corticóides e afins pouparam milhares de vidas. Claro que as medidas de proteção e higiene são fundamentais, porem todos nós da classe médica temos a obrigação de orientarmos corretamente a população. Disseminar falsas informações é crime com certeza !!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • W

                                                WONKA

                                                08/12/2020 19:18:33

                                                Vá numa UPA aqui em Curitiba e veja se algum médico receita algum destes remedios, porque não é da política do Greca!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luciana Amaral

                                                05/12/2020 23:32:33

                                                Mandetta ? Deixou o ministério em 16 de abril. Ainda seguem jogando pedras? Está na hora de esquecer para seguir adiante. Em 8 meses, depois de Teich e agora com Pazuello, já houve tempo de prescrever cloroquina, invermectina, para todos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcilio Martins Araujo

                                              05/12/2020 16:37:49

                                              Todos os artigos publicados não consideram as causas do aumentos de casos em todo o Brasil, noque ouve? Pois vinha diminuindo os casos e as mortes. O que tivemos de diferente foi as eleições, que na visão do interesse do TSE era que acontecesse de qualquer forma, foi o refrão: não fique em casa, vai votar é seguro, tomaram todas as medidas de segurança. E as campanhas em todo o Brasil, acharam que seria via mídias? Internet somente? E as festas, churrascos e os Contatos e a velha forma de se fazer campanhas. E agora quem se responsabiliza por essa calamidade que estamos vivendo? O Sr Ministro “Fanhoso” comemorou a democracia, e a pandemia?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Rafael

                                                05/12/2020 15:54:05

                                                Eu tenho artrite reumatóide, uso hidroxicloroquina TODOS os dias. Na minha família ninguém quis fazer tratamento precoce. Todos pegaram, muitos passaram perto da morte. Eu convivi, principalmente qdo minha esposa pegou, sem máscara, não por teimosia, mas por não saber do diagnóstico, ela só descobriu no 8 dia. Ou seja poderia eu estar contaminado. Mesmo sendo grupo de risco, não contraí covid19 graças a hidroxicloroquina diária.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • B

                                                  Bingo Two

                                                  05/12/2020 15:40:11

                                                  O cidadão chega na upa e o médico receita paracetamol. De brinde diz: “só volte aqui se tiver falta de ar!” Pátria amada Brasil!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo H.

                                                    05/12/2020 15:32:26

                                                    Eu disse num comentário anterior que o negócio era surreal, mas às vezes é tragicômico. Você explica que tal coisa está acontecendo na esquina da casa do sujeito, e ele nega sacando um 'paper' dizendo que está provado que é impossível que tal coisa aconteça. É o caso. Basta ver a redução da letalidade (e do agravamento da doença) em que faz tratamento precoce e em quem não faz. Ou seja, só não entendeu ainda o infeliz q se nega a ir até a esquina e constatar.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • P

                                                      Paulo H.

                                                      05/12/2020 15:33:30

                                                      *quem

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Lucas Ribeiro Paulo

                                                    05/12/2020 15:01:27

                                                    A redução da letalidade em nada tem a ver com o tal "tratamento precoce". Primeiro pq outros países que não fazem esse tratamento precoce também tiveram redução de letalidade. Segundo pq essa redução se mostra pela inflação do número de casos por meio da contagem de testes de antígeno como casos positivos, ou seja, casos de pessoas que tiveram o coronavirus a vários meses e nem perceberam. Em lugares sérios o controle epidemiológico é realizado por testes PCRs para verificar o número de casos ativos. Por fim deixo a thread do DoutorMarcio Bittencourt sobre o assunto: https://twitter.com/MBittencourtMD/status/1332474488613646336

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • C

                                                      CRISTINA GRAEML

                                                      05/12/2020 16:25:38

                                                      Oi, Lucas. Trouxe a constatação da queda na letalidade e o gráfico (ambos passados pelo secretário executivo do Min da Saúde na coletiva de 27/11) como informação adicional. Nem eu nem.o secretário associamos isso ao tratamento precoce, ok? Não há mesmo como fazer essa associação. Aliás, a hipótese mais aventada p a queda na letalidade é o aumento do universo amostral em função do aumento na testagem ;)

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    Walter

                                                    05/12/2020 14:20:31

                                                    Mais um excelente texto, com dados e fontes, para não deixar dúvidas. Medicina pertence ao campo de ciência não exata, logo, não há resposta perfeita para todos os problemas, mas os estudos mostram que tratamento precoce ainda é muito melhor, considerando o cenário à época, sema inexistência de uma vacina. Mandetta, Dória e outros deveriam responder criminalmente por isso. Com toda a verdade sendo colocada a panos limpos, ainda têm os esquerdopatas em desespero tentando lacrar mais esses fatos. Lamentável.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      joão José Augusto Mendes

                                                      05/12/2020 13:04:13

                                                      Quando o CEO da Prevent Senior veio a público tentar passar sua experiência sobre o tratamento, foi sumariamente escrachado pelo Mandetta, que sugeriu ser ele alguém que viu uma mina de oura em ter um plano de saúde para idosos, que não estava sabendo como lidar com o covid e seus tratamentos não tinham a famosa evidência cientifica. Bem ele se recolheu em copas e deve ter recuperado muita gente. Temos também o exemplo de Porto Feliz, onde seu prefeito e também médico adotou o tratamento da prevenção e ninguém nem sequer publicou e, foi reeleito com 92% dos votos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • C

                                                        CRISTINA GRAEML

                                                        05/12/2020 16:46:10

                                                        Oi, João. A Gazeta publicou sim uma nota sobre a reeleição dos prefeitos de Porto Feliz e Itajaí, com expressiva votação. gazetadopovo.com.br/elei…mectina-foram-reeleitos

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • I

                                                      IvoHM

                                                      05/12/2020 12:41:27

                                                      O triste é ver que os pandemínions sequer sentem remorsos de terem tão alegremente aderido à campanha de demonização do tratamento precoce. Um primeiro estudo, conduzido pela Universidade de Pisa, na Itália, calculou uma redução em 32% dos óbitos dentre os que fizeram esse tratamento contra os que não o utilizaram. Parece que este percentual aumentou agora. Lembrem-se, pandemínions, pelo menos 50 mil vidas brasileiras poderiam ter sido salvas. Levem esta com vocês, se tiverem algum pingo de consciência.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • B

                                                        Brasil

                                                        05/12/2020 11:10:45

                                                        Esta pandemia demonstrou o quanto somos vulneráveis à política nojenta que tomou conta do país. O Mandetta é um exemplo de um grande genocida que precisa responder criminalmente e todos os seus adeptos tambem. Ficou provado desde o início da pandemia que todos os médicos que aderiram aos tratamentos preventivos e curativos através da Hidroxicloroquina/Ivermectina/Azitromicina/Vitamina D/ corticóides e afins pouparam milhares de vidas. Claro que as medidas de proteção e higiene são fundamentais, porem todos nós da classe médica temos a obrigação de orientarmos corretamente a população. Disseminar falsas informações é crime com certeza !!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • B

                                                          BRUNO MF

                                                          05/12/2020 3:55:55

                                                          Usar o ministério da saúde como fonte já desqualifica bastante essa reportagem. Se alguém se der ao trabalho de acessar o estudo de Yale irá ver que nele mesmo consta ser um pré print não revisado que não deve ser utilizado como guia para prática clínica. A própria Universidade de Yale se manifestou não concordando e concluindo a ineficácia da hidroxicloroquina. Felizmente a mortalidade caiu sim, devido ao aumento do uso dos corticóides na fase inflamatória da doença.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Paulo H.

                                                            05/12/2020 2:56:37

                                                            A situação é surreal. Querem insistir no confinamento, que a experiência já demonstrou ser ineficaz (e com as consequências que todos sabem). E querem impedir o tratamento precoce, que a experiência vem demonstrando exitoso. A coisa toda é de uma obviedade irritante: as UTIs que estão cheias de pacientes de COVID, estão cheias de pacientes que não trataram precocemente! Torno a postar o vídeo pq é de utilidade pública: https://www.youtube.com/watch?v=se3U-M4Lbj4&list=LL

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Anderson

                                                              05/12/2020 2:36:08

                                                              O ministério da saúde deveria ser referência, mas infelizmente não é. Atualmente, temos um ministro que de interino passou a permanente, pois engole as decisões do planalto, mesmo que tenha que agir contrariamente a decisões técnicas. O ministério da saúde está isolado em relação aos seus pares internacionais. Nenhum país sério preconiza o uso da cloroquina. Utilizar a suposta autoridade do ministério para tentar justificar o uso de uma droga comprovadamente ineficaz não parece ser a atitude mais correta. O argumento de que “mal não faz” também é fraco. As pessoas têm a falsa impressão de que estão protegidas e o estado drena recursos e tempo que poderiam ser empregados de melhor maneira.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              3 Respostas
                                                              • L

                                                                LuizMG

                                                                06/12/2020 19:40:36

                                                                Não sei porque esse pessoal discute tanto por causa de 6 comprimidos de HDCL. A Cristina presta um serviço jornalístico sobre o assunto. Muito bem embasado, por sinal. Quem não quer usar, não use. Eu e minha família, por nossa decisão e, após consultar mais de 26 médicos conhecidos, estamos preparados para o tratamento precoce. Funciona? Não sei. O que sei, com absoluta certeza é que não tem outra alternativa. É isso, ou nada. Prefiro viver empiricamente a morrer cientificamente.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Eduardo Prestes

                                                                05/12/2020 12:51:57

                                                                Dezenas de milhares de médicos receitam a hidroxicloriquina na primeira fase da COVID, não para combater o vírus, mas para impedir ou reduzir a formação de líquidos e pus nos pulmões, produzidos pelo próprio corpo. Há décadas a hidroxicliriquina é empregada contra doenças auto-imunes, como a lúpus, exatamente para frear uma resposta imunológica exagerada. Dizer que hidroxicliriquina não funciona é como afirmar que paracetamol não combate dor de cabeça em quem tem COVID. Para o objetivo que se busca (redução da reação imunológica do corpo), a hidroxicloriquina é remédio de referência

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                CRISTINA GRAEML

                                                                05/12/2020 12:19:55

                                                                Anderson, sugiro que pesquise sobre os países que estão utilizando hidroxicloroquina no tratamento inicial da doença e revise seus conceitos de pais sério.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • W

                                                              WILSON

                                                              05/12/2020 2:32:40

                                                              Grande Cristina !!!Excelente artigo . O difícil vai ser mudar as cabeças dos figurões médicos que assessoram o prefeito de Curitiba e o governador . Acho que é quase uma luta perdida ,triste e clássica na história da medicina , onde o conhecimento novo é considerado ameaça pessoal aos médicos acostumados com o conhecimento passado . Isso ,misturado à arrogância e à incapacidade desses médicos de reconhecerem que estão errados ,só se resolveria com a demissão de todas as equipes contrárias aos tratamentos preventivo e precoce! Me parece que só uma ameaça bem clara de processo por homicídio é que seria entendida ,inclusive pelo prefeito e governador ... Que esperança...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • P

                                                                Paulo H.

                                                                05/12/2020 2:18:12

                                                                Mais um excelente artigo! Quem quiser se informar melhor: https://www.youtube.com/watch?v=se3U-M4Lbj4&list=LL

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Fernando Fernandes

                                                                  05/12/2020 1:30:56

                                                                  CDC e FDA norte-americanos vetaram o uso da droga politizada por Trump no tratamento da COVID. Logo em seguida, os USA doaram milhões de comprimidos para o Brasil. Mesmo assim, passados meses da comprovação da ineficácia e riscos, muito altos, pois a dosagem de uso da droga que supostamente faria efeito contra COVID é muito maior que o seu uso conhecido em outras doenças, jornalistas pseudo-cientistas, da tropa de frente do Bolsonaro, insistem com a ladainha... muitos intere$$e$ escusos devem existir...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • E

                                                                    Eduardo Prestes

                                                                    05/12/2020 12:56:42

                                                                    Mortos por efeito colateral por uso de cloriquina = ZERO. Mortos por COVID no Brasil = mais de 170.000. Mas claro que para um esquerdista, o risco maior está no uso do remédio divulgado pelo Presidente como opção de tratamento. A falta de lógica da seita da terra parada é um espanto.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    Carlos

                                                                    05/12/2020 11:10:32

                                                                    Não é verdade que a dosagem recomendado é muito maior que a utilizada em doenças como a malária. Digo isso por experiência própria já que acompanhei de perto o tratamento de 6 dos meus familiares, inclusive pais com mais de 80 anos e comorbidades e irmã obesa mórbida, asmática e diabética. Nenhum deles correu risco efetivo de morte e credito isso ao tratamento precoce.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CRISTINA GRAEML

                                                                    05/12/2020 2:24:25

                                                                    Fernando, o artigo traz as atualizações de recomendações técnicas do órgão máximo de saúde do país. A meu ver há interesse jornalístico em acompanhar os comunicados oficias, de um órgão oficial. Quanto ao público leitor, é livre p ler o que quiser e acreditar ou não nas fontes e informações que trazemos.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  José Tadeu Lúcio Machado

                                                                  05/12/2020 1:25:47

                                                                  A Gazeta deveria impedir a publicação de tamanha barbaridade,essa cidadã está prestando um mal muito grande a saúde pública. Vamos ter responsabilidade, esse tipo de atitude ofende aos leitores e assinantes preocupados com a saúde pública de paranaenses e brasileiros.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • E

                                                                    ERICA PIOVAM DE ULHOA CINTRA

                                                                    28/01/2021 10:28:02

                                                                    O senhor fala apenas por si, graças a Deus! Prezada Cristina Graemml, peço eu desculpas por esse tresloucado cidadão leitor da mass media da resposta pronta. "Fica em casa", meu caro; cruzes!!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • E

                                                                    Eduardo Prestes

                                                                    05/12/2020 13:02:32

                                                                    Bom para você deve ser o protocolo esquerdista: fica em casa de máscara e sem trabalhar, se ficar doente não toma nada até ter dificuldade de respirar e aí vai para um hospital para ser entubado (situação em que a taxa de mortalidade chega a superar 50% em alguns hospitais). Olha, prefiro o tratamento precoce. E de qualquer forma, é um vírus de baixíssimo risco para pessoas com menos de 50 anos, para a imensa maioria das pessoas é como uma gripe.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CRISTINA GRAEML

                                                                    05/12/2020 2:27:48

                                                                    José Tadeu, os dados que trouxe no artigo são dados do Ministério da Saúde, órgão que comanda o Sistema Único de Saúde do país. São resultado do balanço feito públicamente pelos secretários no dia 27/11. Deixei os links no texto p quem quiser conferir a íntegra da entrevista coletiva e ler a nota informativa e o protocolo de tratamento precoce. Abs.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  José Tadeu Lúcio Machado

                                                                  05/12/2020 1:25:47

                                                                  A Gazeta deveria impedir a publicação de tamanha barbaridade,essa cidadã está prestando um mal muito grande a saúde pública. Vamos ter responsabilidade, esse tipo de atitude ofende aos leitores e assinantes preocupados com a saúde pública de paranaenses e brasileiros.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • C

                                                                    CRISTINA GRAEML

                                                                    05/12/2020 2:30:24

                                                                    Comentário repetido, resposta acima.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  José Tadeu Lúcio Machado

                                                                  05/12/2020 1:25:47

                                                                  A Gazeta deveria impedir a publicação de tamanha barbaridade,essa cidadã está prestando um mal muito grande a saúde pública. Vamos ter responsabilidade, esse tipo de atitude ofende aos leitores e assinantes preocupados com a saúde pública de paranaenses e brasileiros.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • C

                                                                    CRISTINA GRAEML

                                                                    05/12/2020 2:30:51

                                                                    Comentário repetido, resposta acima.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Felipe Bruschi

                                                                  04/12/2020 23:46:40

                                                                  Primeiro que qualquer “coisa” (leia-se, argumento científico) observacional, seja dado, pesquisa, estudo, representações gráficas medíocres e epidemiologicamente óbvias de dados observados em municípios, e que não tenha a palavra INTERVENÇÃO, não pode, não tem força para provar que uma terapia funciona. Segundo, a sra poderia citar a fonte exata do tal estudo de Yale, revista ou periódico científico onde foi publicado, título do artigo, nome dos autores e pares que revisaram? De preferência também se possível como foi feita a seleção dos 300.000 indivíduos estudados, bem como critérios de inclusão, exclusão?

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • L

                                                                    LuizMG

                                                                    06/12/2020 19:27:58

                                                                    O Felipe tem preguiça de pesquisar e prefere contestar sem embasamento.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    CRISTINA GRAEML

                                                                    05/12/2020 0:08:25

                                                                    Felipe, está tudo listado na nota informativa do Ministério da Saúde como mencionei no artigo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Eduardo Prestes

                                                                  04/12/2020 22:34:43

                                                                  O #ficaemcasa está PROVADO que não funciona A Argentina fez a quarentena mais rigorosa e longa do mundo e não adiantou nada Quem sabe o tratamento precoce funcione, ao menos parcialmente já estou com o kit anti-covid em casa. É o que temos, o resto é vida normal. Tenho que trabalhar, quero ganhar dinheiro, nem escuto o que a extrema-imprensa fala. O vírus não vai sumir por mágica, vamos conviver por anos ou para sempre com isso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    Dilbert

                                                                    04/12/2020 21:53:34

                                                                    É por isso que somos piada no resto do mundo. Os mesmos que antes negavam a gravidade da doença ou que escreviam longos textos para “provar” que as mortes não eram tantas assim (e era tudo uma conspiração da mídia ideologizada) agora preconizam tratamento precoce com pílulas inócuas (mas tomam o cuidado de avisar que a escolha é pessoal). A internação do Osmar Terra e o tratamento de anticorpos do Trump deviam falar por si, enquanto o general da Saúde se esconde para fugir da responsabilidade pelo fiasco na atenção básica. Não temos testes, rastreamento de doentes e nem gestão capaz de lidar com uma pandemia tão grave. Mas cria-se uma narrativa de ficção ao invés de enfrentar a situação.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • E

                                                                      Eduardo Prestes

                                                                      04/12/2020 22:37:19

                                                                      Fiasco mesmo fez a esqierdista Argentina Ficaram meses trancados em casa com toque de recolher, com a população sendo perseguida nas ruas. Não adiantou nada, só destruiu a economia. A Argentina tem um dos PIORES resultados mundiais Lockdown e quarentena NÃO funcionam, isso é ciência e realidade.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    Joaquim

                                                                    04/12/2020 21:34:37

                                                                    No paraná até mesmo a capital ainda não adotou o tratamento precosse! Governafor, secretário de saúde já passou da hora de deixar a politicagem de lado e salvar vidas! Sr secretário de saúde Paulo Preto PT vc tem culpa por muitas mortes no estado do Paraná!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • J

                                                                      Joaquim

                                                                      04/12/2020 21:34:37

                                                                      No paraná até mesmo a capital ainda não adotou o tratamento precosse! Governafor, secretário de saúde já passou da hora de deixar a politicagem de lado e salvar vidas! Sr secretário de saúde Paulo Preto PT vc tem culpa por muitas mortes no estado do Paraná!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        Joaquim

                                                                        04/12/2020 21:34:37

                                                                        No paraná até mesmo a capital ainda não adotou o tratamento precosse! Governafor, secretário de saúde já passou da hora de deixar a politicagem de lado e salvar vidas! Sr secretário de saúde Paulo Preto PT vc tem culpa por muitas mortes no estado do Paraná!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        Fim dos comentários.