i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Família

Parte dos jovens não quer ter filhos e perde uma das mais ricas experiências humanas

  • [21/08/2020] [14:57]

Parte dos jovens não quer ter filhos e perde uma das mais ricas experiências humanas. Sem saber, abre mão, inclusive, de se permitir percorrer um belíssimo caminho de evolução pessoal, o que, por si só, provoca mudanças para melhor em toda a humanidade.

Cheguei a esse tema através de uma reportagem da revista eletrônica espanhola Aceprensa, especializada em temas de tendências sociais. O texto dizia que parte considerável dos chamados millennials não quer ter filhos. São pessoas que nasceram às vésperas da virada do milênio, nos anos 1980 e 1990, e hoje estão na faixa dos 20 aos 40 anos de idade.

E tem gente mais jovem também, nascida depois do ano 2000, que hoje está entre a adolescência e a juventude, já falando isso: “não quero ter filhos”. A revista cita uma pesquisa feita nos EUA em 2018 pela Pew Research Center com adultos entre 18 e 49 anos. 37% daqueles que ainda não eram pais disseram que pretendiam continuar assim, sem filhos. É mais de um terço de uma geração inteira.

Na Austrália o censo de 2016 revelou que 30% das mulheres entre 30 e 44 anos não tinham filhos e metade delas afirmava que não pretendia ter. É uma tendência mundial, que merece ser discutida. É ou não preocupante que de 10% a 30% dos nossos jovens simplesmente não queiram ter filhos?

A reportagem a que eu me referi começa de forma perturbadora, relatando a experiência vivida por uma mãe de 3 filhos que caminhava com eles na rua quando um homem, sem nenhuma sensibilidade, soltou uma crítica: “Você é louca. Você não tem vergonha de ter tantos filhos para serem escravos do capital?”

Além do susto dessa mãe, da surpresa com a falta de educação e a arrogância do homem, imagino também a estranheza que deva ter causado ouvir um pensamento desses, de que todo mundo que nasce vai virar “escravo do capital”!

O artigo não menciona a idade do homem que fez a crítica à maternidade, mas eu arriscaria dizer que é alguém mais velho julgando não as crianças, mas os millennials, justamente a geração que parece estar se deixando "escravizar pelo capital". Por que faço essa associação?

Em pesquisas feitas em vários lugares do mundo, um percentual muito grande dos jovens diz que filhos iriam atrapalhar os planos de ganhar dinheiro, desenvolver uma carreira de sucesso e ficar rico. São projetos de vida focados apenas no capital financeiro.

Pode ser também que o homem que se incomodou ao ver uma mulher com três crianças fosse mais jovem, ele próprio um desses que não querem ter filhos, porque focam o olhar nos problemas do planeta. Ele, no caso, estaria preso aos problemas do capitalismo, mas há outros mencionados com frequência.

Derrotismo, vitimismo, egoísmo e individualismo

Vasculhei outros veículos de imprensa, blogs e os comentários que os jovens fazem nas matérias quando o assunto abordado é esse. Há uma lista meio recorrente de justificativas para não querer deixar descendentes. Muitos dizem não querer "fabricar novos poluidores" ou "novos tiranos do planeta" ou "novas vítimas de injustiças".

É um discurso derrotista e vitimista. Derrotista, porque pressupõe que não há solução para os problemas do mundo. E vitimista, porque quem diz essas coisas está jogando toda a culpa das mazelas atuais nas gerações passadas, como se só os mais velhos fossem responsáveis por poluição, pelos excessos do capitalismo que geram injustiças, e até por governos tiranos.

Os jovens de 20 e poucos anos, ou os adultos na faixa dos 30 ou 40, são a maior parte dos eleitores. Eles têm também o poder de promover mudanças através da política, além de liberdade para consumir menos, economizando os recursos naturais do planeta e reduzindo a poluição.

Quando olham para o mundo enxergando apenas as mazelas, um lugar injusto e poluído que não merece ter novos habitantes, é como se estivessem se colocando na posição de salvadores do planeta, mas a partir do olhar de vítimas. E, assim, eximindo-se da responsabilidade de mudar suas próprias atitudes, enquanto exigem que os outros também mudem, para que as próximas gerações encontrem um lugar melhor para viver.

Não estou querendo julgar pessoas que não querem ter filhos, porque acham que o planeta se tornou inviável. Quero apenas mostrar a incoerência do discurso. Será que jovens preocupados em não ter filhos por causa dos problemas atuais do mundo alguma vez pensaram no que passou na cabeça dos avós ou dos bisavós deles, que viveram em tempos de guerras mundiais e de fome generalizada?

O que seria dos atuais millennials se os pais deles não tivessem nascido, porque os avós julgaram que o mundo pós-guerra era irrecuperável e seus filhos viriam para ser vítimas da opressão ou novos agentes de degradação? Talvez o planeta estivesse melhor do que está, mas nós não estaríamos aqui para saber.

Outra série de justificativas recorrentes entre jovens e adultos convictos a não ter filhos também é bastante preocupante, porque carrega uma carga enorme de egoísmo, individualismo e falta de altruísmo, que é justamente olhar para o próximo, sem considerar interesses particulares - algo essencial para a evolução humana.

Dizem não querer filhos, porque filho tomaria muito tempo, atrapalharia planos de viagens, não permitiria a eles "curtir a vida" ou impediria realizações como as já mencionadas, de ascensão profissional e financeira.

O discurso é até repetitivo: filho dá despesa, dá trabalho demais, dá preocupação, tira a liberdade. Para quem tem filhos dói ouvir isso, porque a maternidade ou paternidade são uma experiência única, de ganhos muito maiores que essa lista infindável de aparentes perdas.

Que viagem, balada, promoção profissional ou quantia em dinheiro permite explorar as profundezas do amor incondicional ou a capacidade de abnegação plena? Filhos não são só a ordem natural da vida, mas a chance de evolução humana.

Tirando as exceções de quem foi pai ou mãe sem planejar e não assumiu a responsabilidade, todo mundo que tem filho esforça-se para se tornar uma pessoa melhor, para que o filho tenha bons exemplos. É como se o centro da vida deixasse de ser nosso próprio umbigo e passássemos a orbitar em torno do filho, que é mais frágil e precisa de proteção, orientação e carinho. Só por causa disso, o mundo fica melhor.

De novo, quero ressaltar que não há aqui qualquer julgamento a pessoas que não querem saber de ser mães ou pais. Cada um é livre para fazer o que quiser da própria vida e precisa ter suas opiniões e vontades respeitadas. Mas reflexões como essa são importantes para que tenhamos a consciência da necessidade de trocar experiências com as gerações mais novas, de permitir que ampliem o olhar, quem sabe até reconsiderem ou reformulem ideias pré-concebidas.

Por mais que digam que o mundo está super povoado, as pessoas são resultado do grande milagre da vida e a vida humana não pode acabar, tem valor inestimável, inclusive para mudar o que está errado. A humanidade já evoluiu muito. Mesmo com todos os problemas atuais, nunca se viveu tanto e tão bem.

Quem diz que ter filhos implicaria em sacrificar o tempo ou economias tem razão. Investe-se mesmo muito tempo e dinheiro na criação e na educação dos filhos. Mas falando assim, fica parecendo que nenhum pai ou mãe tem carreira de sucesso ou uma vida pessoal feliz, o que não é verdade.

Ainda que filhos pequenos limitem a vida dos pais por alguns bons anos, a alegria de acompanhar um ser humano em desenvolvimento substitui plenamente qualquer prazer passageiro e solitário. Há relatos e mais relatos, na vida real e na internet, de pais revelando a riqueza de experimentar o amor incondicional e a satisfação de se descobrirem capazes de assumir a responsabilidade pela criação e pela educação de um novo ser.

Isso sem falar na constatação geral já mencionada acima, de que filhos nos fazem querer ser melhores para que possamos dar bons exemplos, o que permite a correção de vícios e atitudes, além da prática da paciência, tolerância e respeito pelas diferenças.

Extremismo assusta

Chega a ser assustador ver iniciativas que estimulam jovens a abrir mão de constituir uma família para usar isso como moeda de pressão sobre governos, ainda que a intenção seja boa. É o caso do movimento No Future, No Children - que significa Sem Futuro, Sem Crianças.

Original do Canadá, o movimento reúne jovens que, mesmo querendo, se comprometem a não ter filhos, a menos que seus países reajam às emergências globais. Tem mais de 10 mil inscritos com idades entre 15 e 26 anos. A ideia dessa iniciativa foi da jovem canadense Emma Lim, que se disse horrorizada com as conclusões do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Segundo a Greta Thumberg do Canadá, só vale a pena ter filhos se houver certeza de que estarão seguros. Será que não seria mais eficiente se esses jovens, em vez de apenas fazerem pressão com cara de birra, se envolvessem em iniciativas específicas, assumindo por exemplo o compromisso de abrir mão de sonhos de viagem para evitar a queima de mais combustível de avião, enquanto exigiam uma contrapartida do governo de seus países?

Falo tudo isso sem sequer entrar na discussão sobre a importância de ter filhos para resolver questões previdenciárias, que são igualmente preocupantes, já que a manutenção das aposentadorias dos mais velhos depende de jovens trabalhadores da ativa e, se não houver crianças nascendo e jovens trabalhando, não há como pagar aposentadoria a quem já envelheceu.

Também deixo de lado a alegação de que filhos podem vir a suprir carências emocionais dos pais na velhice, porque estariam sempre por perto, fazendo companhia. Se houvesse essa garantia, não haveria tanto abandono de idosos em casas de repouso.

A questão crucial é mesmo olharmos para o que pensam e dizem os mais jovens e refletirmos se não vale a pena conversar mais com eles ou melhorar o diálogo, para mostrar que abdicar de filhos significa abrir mão daquela que talvez seja a maior das experiências humanas.

72 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 72 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Dandara Patricio

    ± 0 minutos

    Bem equivocado esse texto... O egoísmo vem justamente do fato da necessidade de ter filho, futuras gerações de que? É muito otimismo achar que o Brasil tá evoluindo... A educação no Brasil ensina tudo menos a criança pensar... os pais se incluem nisso, onde criam crenças, limitações, e por aí vai... Infelizmente você não terá controle disso! Quem sofre?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romeu

    ± 20 dias

    Nem adianta escrever. Esse povo acha que vão viver 190 anos, fazendo crossfit até os 189, só pq bebem agua bonafont e são veganos. Além do suco detox, claro. Um filho atrapalharia os planos de ser super saudável, afinal, ninguém quer tomar bronca do pediatra pq o filho está anêmico e desnutrido pq tem a alimentação baseada 100% em brocolis e tofu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 23 dias

    Importante refletir sobre essas questões às quais, muitas vezes, não damos a devida atenção!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Buss Balk

    ± 24 dias

    Quanto lixo nesse texto. "Derrotistas porque acham que os problemas não têm solução". Há quantas décadas todos sabem dos problemas e mazelas no BR e nada muda? Muita ingenuidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 25 dias

    Num mundo tão conturbado como o de hoje chega a ser loucura querer filhos, se o ser humano melhorasse com a maternidade/paternidade o mundo não seria essa pocilga cada vez não injusta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Daniel M

      ± 25 dias

      *mais

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlosrifan

    ± 25 dias

    Continuar acreditando que ter ou não filhos deva ser uma decisão pessoal (e não social, planejada), significa não encontrar a resposta correta para essas estatísticas (apenas conjecturas). Inclusive as decisões pessoais levam ao vôo cego atual do 1,7 filhos por mulher (mínimo 2,0 para futuro estável).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cogito ergo sum

    ± 26 dias

    Parabéns Cristina. Abordou todos os aspectos. Sim, a decisão individual deve ser respeitada, mas quando tentam coletivizar , deve ser reprimida. To lembrando de uma reportagem sobre um grupo, acho que da França, que queria proibir a reprodução de galinhas porque a galo “judiava” demais das delas na copulação. Bacana né? Linda preocupação, só que o resultado é a extinção da espécie. Por analogia.... , vamos extinguir a raça humana?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo Bento Antoniutti

    ± 26 dias

    Tem uma geração que criou um bando de fracos, chorões, que querem tudo sem o ardo trabalho de construção. Daquela geração que todos ganham medalhas ao final da competição, que é a mesma que não encara a vida de frente, não sai de casa para ganhar salário mínimo e pagar as próprias contas, como exigir que tenham filhos? Dizer que o mundo atual é malvado ou cruel é justificativa falsa para a verdade, o mundo sempre foi difícil e cruel, você não controla o resultado apenas o esforço que põe na vida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 26 dias

    Ótimo texto. Como no anterior, que tratava sobre uma possível condescendência que estejamos tendo sobre o bombardeio deturpador que a juventude vem sofrendo, hoje, seu texto instiga a uma reflexão(assim depreendi) com familiares. Aproveitei a oportunidade e conversei com meus filhos sobre o assunto. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 25 dias

      Oi, Dissenha. Muito obrigada pelo comentário. Você entendeu minha proposta sim. Mais conversa, mais diálogo, propor a discussão, com respeito, entender os argumentos dos outros, rediscutir. Assim se avança no debate. Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUANA CENTA

    ± 26 dias

    Contanto que você não prejudique ninguém, não é obrigado a ter ou não ter filhos. Cada um com sua escolha, e com os ônus e bônus dela. Trabalho com educação e é muito triste a quantidade de crianças que são largadas pelos pais, ainda mais nessa quarentena. Para ter e não cuidar/educar, melhor não ter!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 25 dias

      Sim. A discussão é pertinente. Os pontos que levantei são outros, porém. Botar filho no mundo para largar à própria sorte não está em questão. É claro que se for para isso é melhor nem considerar mesmo deixar descendentes. Só que as justificativas dos jovens em geral são outras. E é muito triste que não estejam dispostos a debater.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Murilo Menin Flores

    ± 26 dias

    Abrir mão de ter filhos é no mínimo reduzir o sentido de vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Avlis Sotnas

      ± 25 dias

      é uma escolha. se nao consegue respeitar a escolha de outros, deve ser uma pessoa autoritária, intolerante e antidemocrática

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 26 dias

    Parabéns Cristina, a paternidade é maior emoção, a maior benção, o maior tesouro tesouro que um homem pode ter na vida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON

    ± 26 dias

    Cristina ,normalmente gosto muito dos seus artigos .Mas ,na minha opinião ,você errou no título deste , que deveria ser : "Parte dos jovens não quer mais ter filhos e , NA MINHA OPINIÃO , perde uma das.....experiências humanas !!! Os espíritos humanos que aqui chegam são muito diferentes entre si ,com missões bem distintas ! Muitas pessoas não vieram para esta vida para serem pais de filhos "físicos" , mas para produzirem "filhos" intelectuais ,que podem ajudar muito a humanidade como um todo : cientistas ,pesquisadores ,inventores , engenheiros , etc.., cujas obras são seus "filhos". E se realizam assim espiritualmente ,sem egoismo ,muito pelo contrário, com doação total à coletividade !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 26 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberta Santos

    ± 26 dias

    Parabéns aos papais e mamães que aqui estão exclamando por suas belas escolhas. Porém respeitem a vontade de quem não tem vontade ou perfil para ter filho. Ter Filho nos tempos de hoje é uma responsabilidade imensa, num mundo com recursos escassos , egoísmo, egocentrismos e alto custo de vida. Além disso, estamos chegando a uma população de quase 8 bilhões de pessoas, das quais muitas não tem acesso a recursos básicos. Pensar somente em você e nas suas vontades , isso sim é egoísmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Giancarlo Bento Antoniutti

      ± 26 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giancarlo Bento Antoniutti

      ± 26 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 26 dias

    Excelente Cristina, sempre trazendo temas importantes aos seus leitores. É a geração egoica e cheia de mimis. Das Gretas e Felipenetos progressistas da vida. Mamma mia. Abrir mão de ser pai ou mãe é desperdiçar experiências enobrecedoras. Só há realização intima nessa convivência pai, mãe, filhos, netos. Onde estará o porto seguro desses millennials na doença e na velhice? Egoístas. Não querem ter filhos - com as devidas exceções -por puro comodismo. Educar dá trabalho, fora os gastos. Os mimizentos devia é ler M. Aurélio, imperador estoico, que em suas "Meditações" ensinava que se lamuriar por futilidades e preocupar com tolices é o que pode haver de pior na convivência e relações humanas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 25 dias

      Avlis Sotnas: em momento algum eu disse que a opinião dos outros está errada, ou condenei quem quer que seja. Apenas externei a minha e sugeri um debate entre as gerações. Acho realmente triste que parte dos jovens adultos abra mão daquela que é uma das mais ricas experiências humanas. Assim como acho triste que escrever um artigo de opinião sobre um assunto desses seja considerado radicalismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 25 dias

      Cristina, prezado, pelo menos tem a coragem de se posicionar. Não fica em em cima do murro dando uma de isentona. Se vc não concorda, ok, é seu direito. Não quer ter filhos? Problema seu. Mas opinar e ter uma posição firme nesses tempos do politicamente correto é ser "estóico", M.Aurélio. o imperador, ficaria envergonhado dessa geração mimi hodierna, hein?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Avlis Sotnas

      ± 25 dias

      não querer ter filhos é uma escolha. você pode não gostar ou não concordar, mas é apenas sua opinião, não está certo ou errado. a jornalista neste texto deu o tapa e escondeu a mão: deu uma opinião pessoal que tenta impor sua visão, como q condenando o indivíduo q pensa é escolhe diferente dela. esse é o mal do radicalismo: "todos tem sua opinião, mas a sua está errada."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ramiro Henrique Pìris Ribeiro

    ± 26 dias

    Ser pai de uma mocinha foi o maior presente que ganhei de Deus! Digo entre amigos que a paternidade/maternidade é uma sacada genial do criador: é um trabalho dificílimo, tendo como contrapartida um amor e instinto de proteção imensuráveis. Se minha esposa pudesse teríamos pelo menos mais 2 crianças.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 26 dias

    O tempo passa as coisas mudam. Qual é a graça de ser bem sucedido sem filhos para dividir isto?  Sem filhos a vida é um longo envelhecer, com eles é um delicioso renovar. Reviver sua infância agora como Papai Noel, Coelhinho e Fada do Dente. Voltar a brincar, jogar bola, ser o heroi, o exemplo. Comemorar junto as menores conquistas que vão tomando corpo, uma hora ele nos alcança e, se formos bem sucedidos na paternidade, nos supera. É a grande realização da vida, o legado, a perpetuação da nossa existência. Vou agora mesmo acordar minha filha com um abraço. Oba!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 26 dias

      Perfeito!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Colli

    ± 26 dias

    Cristina brilhante teu texto, irei encaminhá-lo para minhas netas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Divonzir

    ± 26 dias

    Minha filha mudou minha visão de mundo. Mas foi planejada, chegou no momento certo. Temos tempo, recursos e principalmente amor. Os benefícios foram maiores para mim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 26 dias

    Infelizmente a tendencia mundial é desta maneira. Jovens do primeiro mundo tambem agem desta forma e transformaram as suas vidas apenas focadas em trabalho, trabalho e mais trabalho. Às vezes entremeadas por viagens interessantes, porem o tempo passa muito rápido e de repente vão se encontrar em uma situação muito complicada que se chama ironicamente de pai avô ou avó. Perderam o belo tempo de conviver como pais jovens e ver as realizações de um filho ou neto e refletir que ter filhos valeu a pena...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 26 dias

      Não concordo. Ter filho depois de ter curtido a juventude e guardado dinheiro é muito bom.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIA REGINA SANTOS DE SOUSA

    ± 26 dias

    Sou a favor da paternidade consciente e responsável. Admiro muito as pessoas que se dispõem a serem bons pais e boas mães, mesmo com todas as falhas humanas, mas não gosto dessa pressão social que existe em realização a maternidade e paternidade, nem acho que o Estado deva se meter nessa questão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MARCIA REGINA SANTOS DE SOUSA

      ± 26 dias

      maternidade e paternidade*

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson Moura Sanders

    ± 26 dias

    Após um par de anos, tudo passa a se repetir. Viagens são gratificantes, trabalhar 12 horas te dá a sensação de ser um profissional incomparável, a liberdade desenfreada te embriaga por um momento. Mas nada disso te transforma para melhor como ter um filho. Ser responsável por um pedaço seu no mundo e desenvolvê-lo para ser uma boa pessoa parece-me ser o real sentindo dessa vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jonathan Job

    ± 26 dias

    Ótimo artigo. Após ter filhos, qualquer viagem, emprego ou realização se mostra uma conquista pequena em comparação. O mundo sempre teve problemas, arrisco dizer que vivemos uma época muito boa da humanidade, parece-me que talvez seja da natureza humana imaginar que as coisas estão sempre piorando. A cem anos uma pessoa morria idosa aos 50, as taxas de mortalidade infantil era enorme. Hoje em dia uma pessoa esforçada dificilmente passará necessidades, antigamente não, era necessário nascer bem de berço. O negócio é ter coragem e seguir em frente. Se queremos uma humanidade melhor, mais pessoas precisam vir ao mundo e serem preparadas para tocar o barco quando não estivermos mais aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 26 dias

    Por mim teria uns 5 filhos. É extremamente gratificante!! Essa geração de hoje não quer deveres nem responsabilidades, somente direitos. Coitados!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Luís Vianna

    ± 26 dias

    Talvez,agora,ao ver-se minguando,a humanidade cm um todo se preocupe d verdade c os avanços científicos e tecnológicos necessários p um aumento colossal da longevidade(quiça,a amortalidade)e a resolução da"doença do envelhecimento"(ganhar experiências/aprendizados sendo dissociado do"desmanche orgânico").Nisso,incontáveis doenças já ganhariam cura.E,claro,tb c o desenvolvimento da tecnologia p q as máquinas façam p nós o"trabalho bruto e obrigatório"(ninguém + precisando penar p ter o essencial à sobrevivência:moradia,alimentação,saúde).Só num mundo assim(trabalho criativo e sem a morte cm destino),gerar novos seres(tirá-los do"tranquilo nada"p a"dura batalha p sobreviver")pode valer a pena!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 26 dias

      Hummm! Talvez "criar" filhos nos laboratórios???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Luís Vianna

      ± 26 dias

      Filhos não pedem para nascer.Os pais geralmente os têm,ou sem pensar,ou por"SEUS desejos e SEUS sonhos"(e tão frequentemente sem os devidos preparo e esmero,aos trancos e barrancos,cometendo erros absolutamente irreparáveis).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 26 dias

    Aproveitei a juventude, fui a muitas baladas, muitas mulheres. E sem querer, tive uma filha com a namorada quase aos 50. Não sentia nenhuma vontade de ser pai mas devo ter feito algo que Deus gostou para me ter presenteado assim. Minha existência se elevou a outro nível com ela. É dessas experiências de vida que quem não viveu não faz a menor idéia do que seja. Nada se compara a isso. Triste é lembrar das muitas mulheres que conheci que abdicaram de ter filhos por não ter encontrado o cara certo, algumas até abortaram, quando sei que seriam boas mães. Não há amor maior do que a gente tem pelos filhos A vida se divide em antes e depois do primeiro filho. Quem não tem, só vive a primeira parte

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Lindo, Neto. Que benção. Quanta alegria poder descobrir a verdadeira razão de viver ainda a tempo de curtir a jornada! Feliz dia dos pais atrasado. É motivo de muita celebração!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 26 dias

    Parte dos jovens não quer ter filhos e ganha as mais ricas experiências humanas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Emerson Moura Sanders

      ± 26 dias

      Qual é o ganho que você cita acima?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 26 dias

      Drogas e baladas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bruno Daminello Zacarias

    ± 26 dias

    Excelente artigo, Cristina! Um tom muito sereno, conciliador e compreensivo. Uma verdadeira respostas aos últimos acontecimentos. Afogando o mal em abundância de bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 27 dias

    Ótimo artigo, mas a meu ver faltou mencionar a parcela de culpa que o feminismo tem nessa história. Esse texto me lembrou uma entrevista em que o Chico Anysio falava das ex-mulheres dele - deve ser de conhecimento de todos que ele foi muito "casador" -. A certa altura ele registrou que ao falar de casamento se referia apenas àqueles nos quais teve filho, porque do contrário não considerava casamento. -- Enfim, é triste e preocupante que "ter filhos" - considerando aqui pessoas casadas - seja visto por muitos desses jovens e adultos/jovens como mera opção, algo como comprar uma casa ou não, com o que tudo se resume a uma opção egoística.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIZA DIOGO COUTINHO

    ± 27 dias

    Cristina Parabens. Como sempre nos brindando com seus inteligentes , agradaveis e bem elaborados artigos. Alto astral e positiva sobressaindo-se do lixo da imorensa main stream. Fico feliz de ouvir as repetidas citaçoes de seus artigos nos videos do Rodrigo Constantino. Pessoas brilhantes compartilhando espaço em um grande jornal. Faz valer assinar a Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aromero

    ± 27 dias

    Com todo respeito a quem pensa o contrário, esse fato tem que ser é comemorado. As pessoas sabem o que é melhor para elas. E tudo tem vantagens e desvantagens. Ser pai e mãe é uma responsabilidade tremenda. De qualquer forma parabéns pela inteligência do tema e do texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Respeito sim, Aromero, as decisões de cada um. Como outro leitor escreveu aqui, cada um sabe o que é melhor pra si. Até imagino que muitos desses que não querem ser pais ou mães não tiveram boas experiências de família e temem repeti-las. Mas é de coração que digo que me dói saber disso. Que tanta gente abra mãe dessa experiência única, intensa e indescritível que é a de se perpetuar através dos filhos, se responsabilizar por transmitir valores e se permitir aprender com quem chega, de alma e coração limpos, também prontos a nos ensinar. Eu acho triste. Mas agradeço por sua leitura e sua participação no debate. Abs.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aromero

    ± 27 dias

    Com todo respeito a quem pensa o contrário, esse fato tem que ser é comemorado. As pessoas sabem o que é melhor para elas. E tudo tem vantagens e desvantagens. Ser pai e mãe é uma responsabilidade tremenda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 27 dias

    Não ter filhos é abrir mão da eternidade, somos os nossos filhos no futuro! os mulçumanos irão dominar o mundo, pois neste quesito respeitam as escrituras. Crescei e multiplicai.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gervasio Alves da Silva

      ± 26 dias

      assim cada pessoa acredita no que quer acreditar pra mim que tenho pensamento livre não acredito como você

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Claudio

    ± 27 dias

    Depois de ler esta coluna incrível, todos mudarão de ideia e terão 8 filhos, no mínimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Luiz Claudio

      ± 26 dias

      CRISTINA GRAEML: Desculpe se fui indelicado, não foi minha intenção! Apenas considero este assunto extremamente complexo pra ser tratado de forma superficial. As variáveis são inúmeras e, convenhamos, o mundo atual é muito violento e brutal, desanima qualquer um. Observação: tenho 3 filhos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Emerson Moura Sanders

      ± 26 dias

      A colunista não está tentando convencer ninguém a ter filhos. O que ela traz é uma reflexão sobre o que ela acredita ser a maior experiência humana em sua existência. E concordo com ela.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Oi, Luiz Claudio. Espero não ter sido mal compreendida. Propus um tema, a meu ver necessário, para discussão. Jamais pregaria a procriação sem planejamento ou sem condições para cuidar dos filhos depois. Mas acho que todos nós temos antepassados que, em tempos em que não havia como controlar a natalidade, tiveram 8 ou até mais filhos e criaram famílias estruturadas e amorosas. Hoje o estilo de vida não nos permite mais isso e, mesmo que permitisse, acho difícil que nos dispuséssemos a tanto. Mas abrir mão de viver a maternidade ou a paternidade uma única vez que seja e, assim, ter uma vida inteira de desafios e aprendizados, é impor para si uma caminhada um tanto menos colorida, a meu ver.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    ± 27 dias

    Sou mãe de 3 filhos, mas não discordo da opinião dos jovens de não quererem ter filhos. A forma de se viver hoje, faz com que um pai e uma mãe se sacrifiquem muito para a criação e educação dos filhos. Além das preocupações eternas e da falácia dos complexos parentais que a psicologia propaga, a qual culpa os pais por tudo e vitimiza os filhos e suas próprias escolhas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Você sabe que as falácias dos complexos parentais não se aplicam a você, certo? Já os que pregam isso talvez não tenham a experiência que você tem com seus três filhos, sejam seres incompletos em vivência do amor incondicional. Desejo saúde para todos vocês, uma vida plena. E que haja muita gratidão por se permitirem caminhar juntos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Você sabe que as falácias dos complexos parentais não se aplicam a você, certo? Já os que pregam isso talvez não tenham a experiência que você tem com seus três filhos, sejam seres incompletos em vivência do amor incondicional. Desejo saúde para todos vocês, uma vida plena. E que haja muita gratidão por se permitirem caminhar juntos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 27 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 27 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • T

      THIAGO DA CUNHA MEDEIROS

      ± 26 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Oi. Quer nos contar sua experiência para tentarmos entender onde está o fetiche que você vê? Para mim ser mãe é pura alegria, uma experiência que não se compara a absolutamente nenhuma outra em intensidade, duração, desafio, dedicação e retorno. Mas respeito sua opinião, viu? Só queria entender o que te leva a essa conclusão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Oi. Quer nos contar sua experiência para tentarmos entender onde está o fetiche que você vê? Para mim ser mãe é pura alegria, uma experiência que não se compara a absolutamente nenhuma outra em intensidade, duração, desafio, dedicação e retorno. Mas respeito sua opinião, viu? Só queria entender o que te leva a essa conclusão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo Pacheco

    ± 27 dias

    Não ter filhos é um opção interessante. Desde que a pessoa realmente tenha foco no motivo do não querer, que não penso ser "ganhar dinheiro". Que seja para desfrutar de tudo que a vida pode oferecer sem ter as preocupações, despesas e muitos incômodos de criar filhos hoje em dia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    L Machado

    ± 27 dias

    Fantástica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    ± 27 dias

    Arrependo-me de algumas, talvez muitas coisas que fiz em minha já ñ tão breve vida, mas ñ me arrependo nenhum pouco em ter abdicado da paternidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 26 dias

      Que bom pra você. Seria muito ruim se tivesse sido pai e se arrependido de ter colocado um filho no mundo. Muito ruim mesmo. Não para você apenas, mas para o filho que eventualmente você tivesse tido. Filhos precisam de pais conscientes de querem isso para sua vida, de pais que estejam dispostos a dividir tempo e amor, a ensinar e a aprender a amar. Não tem vontade, melhor não ter mesmo. Respeito. Até admiro. De verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sandra vicentin

    ± 27 dias

    Sim .mas a escolha e de cada um e naturalmente cada vez mais as pessoas querem menos filhos, quem não e do bem não melhora sendo pai e mãe pelo menos e o que acredito

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.