i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Polarização política

Progressista ou conservador: mais um rótulo que tentam usar para dividir o Brasil

  • 03/04/2020 13:17

O que significa quando uma pessoa se diz conservadora? Ela quer conservar tudo como está, sem nenhuma alteração? E quando alguém se intitula progressista, ela quer mesmo o progresso? Só progressistas querem o progresso? Parafraseando o título daquele filme que mistura drama e horror... Precisamos falar sobre conservadorismo e progressismo.

Imagino que assim como a mãe deprimida e angustiada por ter parido um assassino (o jovem Kevin do filme) é preciso encarar que viveremos em eterna culpa se não dermos um basta em mais esta confusão que afunda o Brasil numa polarização política ridícula e insuportável.

Na última coluna eu já mencionei a nefasta mania nacional de tentar enquadrar todo mundo, o tempo todo, em Esquerda ou Direita - como se as visões de como o Estado deve agir precisassem necessariamente seguir uma bússola de ponteiro engessado. Se você não leu (ou assistiu ao vídeo) pode ver clicando aqui.

Hoje quero falar de conservadorismo e progressismo para tentar clarear um pouco essa outra discussão tão obscura.

Conservadorismo e progressismo

Conservadorismo é uma corrente política que preza pela manutenção de valores, tradições e estruturas sociais; prega o respeito à propriedade privada e a meritocracia no mercado de trabalho, por exemplo. Progressismo acredita que o progresso se alcança através da ruptura com padrões sociais tradicionais. Romper seria a única forma de se obter, por exemplo, igualdade, justiça e liberdade.

Alto lá! Foram os progressistas que lutaram pela Reforma da Previdência? Não foram os representantes de partidos ditos conservadores que garantiram a ruptura com o padrão obsoleto de aposentadoria? Igualdade e Justiça só se alcança com ruptura? Não devemos manter nada do que já funciona para garantir distribuição justa de remédios ou acesso igual à educação e saúde?

Assim como Esquerda e Direita, conservadorismo e progressismo são visões diferentes, mas não estanques, de qual caminho seguir para atingir um objetivo que, imagino, é de todos: o bem comum. Por isso mesmo não deveriam ser definições usadas como etiquetas para rotular pessoas, gerar ódio e dividir a sociedade.

Tentaram me etiquetar

Pense comigo: sou progressista se eu defender uma causa como a punição a homens que agridem mulheres, porque se sentem seus donos, ou aos que praticam assédio sexual para constrangê-las, antes de exibir sua força física para impor suas vontades? Sou feminista. já que. dizem, toda mulher progressista é feminista?

Acreditem. Já fui taxada de progressista, feminista e até xingada de "feminazi", por causa de textos (e vídeos) que publiquei aqui na Gazeta do Povo, explicando o porquê do Dia Internacional da Mulher ou falando sobre a campanha do governo contra o assédio sexual no carnaval.

Um leitor também me chamou de "feminazi" no comentário de uma reportagem que eu escrevi sobre guarda compartilhada de filhos nesses tempos de quarentena. A matéria simplesmente relatava decisões judicias recentes que puseram fim a litígio entre pais e mães separados que não conseguem decidir de forma amigável quem deveria ficar com os filhos em situações específicas, como por exemplo, quando a criança tem problemas de saúde, o pai mudou-se para outra cidade ou mora com seus próprios pais, idosos.

Pois teve gente que me chamou de "feminazi", defensora de mães feministas, insensível ao direito de um pai à convivência presencial com seus filhos. Com certeza não leram o texto até o fim, que trazia várias orientações de advogados de família e promotor de justiça ao diálogo e ao bom senso, além de recomendar a manutenção das idas da criança à casa do pai, desde que more na mesma cidade e as condições de transporte sejam seguras. E ainda alertava mães que praticam alienação parental sobre os prejuízos disso para as crianças e a punição prevista, que vai de multa até à perda da guarda para quem coloca filhos contra o pai.

Agora um exemplo oposto. Fui classificada como conservadora, homofóbica e insensível à causa LGBT quando escrevi uma reportagem sobre um movimento de médicos contra a resolução do CFM que reduziu de 21 para 18 anos a idade para cirurgias de mudança de sexo e autorizou terapia de bloqueio hormonal em crianças e aplicação de hormônio do sexo oposto em adolescentes que dizem não se sentir no sexo de nascimento.

Os médicos que se opõe à resolução do CFM (aprovada sem que os pediatras, psiquiatras ou endocrinologistas fossem ouvidos) levantam questões éticas e de saúde mesmo. Há uma preocupação com efeitos colaterais gravíssimos dessas terapias e com a esterilização de milhares de jovens ditos transexuais quando a lei brasileira impede a esterilização de menores de 25 anos que não tenham pelo menos 3 filhos e se enquadrem em uma série de outras exigências. No Brasil há lei, aliás, protegendo até pedófilos e estupradores contra a possibilidade de castração química, como acontece em vários países. Seria ferir a dignidade da pessoa humana, garantida na Constituição.

É incrível que o mero trabalho jornalístico de divulgar preocupações legítimas de médicos que discordam de uma norma do CFM desperte em leitores radicais a necessidade de me rotular disso ou daquilo!

Estamos todos no mesmo barco

Essa história de um grupo que defende determinada ideologia política roubar para si o monopólio das virtudes e, por outro lado, o grupo que supostamente está no espectro oposto da ideologia política acusar todo mundo que defende minorias de estar se vitimizando, só piora a situação de polarização política insuportável que a gente vive hoje no Brasil.

É preciso saber do que estamos falando para não ficarmos alimentando mais ódio contra pessoas que podem ter uma linha de pensamento diferente da nossa para se chegar ao progresso, mas que com certeza estão pensando no bem do Brasil, assim como nós. Estamos ou não no mesmo barco, afinal?

Se você concorda ou até se discorda de mim, fique à vontade para entrar no debate através da área de comentários. Só peço que haja respeito às diferenças de opinião. Compartilhe esse texto para que mais gente reflita antes de cair na tentação de etiquetar alguém de conservador ou progressista.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Clau Mendes

    ± 7 minutos

    Boa análise, se você não concorda com tudo que é defendido pela ideologia de esquerda, você é tachado de fascista, religiosos fanático, se defende temas como justiça social, fim do racismo, igualdade de direitos, você é tachada de "esquerdopata", "comunista", defensora de ladrão, etc. Muito complicado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rutemara

    ± 7 dias

    Não falo mais nada na internet... já fui ameaçada de morte, acusada de racista e de mais um monte de coisas que só me deixaram ansiosa. Prefiro me calar, que é exatamente o que os "progressistas" desejam do que sofrer ao ser acusada de algo que não sou. Cristina, vc como jornalista tem muita coragem ao trazer assuntos de importante debate à pauta pública. Continue assim! Abraço

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO MOURA

    ± 50 dias

    Boa tarde, Cristina. Também acho que essa rotulação é imprópria, mesmo porque nenhum cientista político ou filósofo a quem eu perguntei conseguiu definir em três linhas o que seja politicamente de esquerda ou de direita. O que é indefinível existe? Tenho, porém, uma outra observação: você usa o termo "pessoa humana", grafado na CF, em leis e em pareceres de juristas. Mas o que é isso? Pessoa define-se como ser humano; a expansão dessa expressão resulta em "ser humano humanal"; faz sentido? Ou a CF, as leis e outros textos estão excluindo do seu alcance as pessoas cruéis, desumanas? Ou é só uma grande consolidada bobagem? Vou continuar lendo seus artigos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 68 dias

    Esquerda e direita ainda são conceitos úteis. É inegável o viés esquerdista da mídia (aqui e nos EUA) e as narrativas da esquerda visam não o bem público ou o bem estar das pessoas mas a desmoralização e derrubada do governo. Temos hoje 27 presidentes da república estaduais, 5571 presidentes da republica municipais e um STF que legisla. Tudo isso apoiado pela esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Clau Mendes

      ± 2 minutos

      Taí o exemplo do que a jornalista discute. Como você pode afirmar que esquerdistas não querem o bem público? Só porque pensam por uma lina difernte do que você pensa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Rocha Passos

    ± 71 dias

    A ociosidade, a informação deformada, o pânico e o nervosismo de o país dar certo, polariza as posições obtusas da direita e, principalmente, da esquerda virtuosa!! Duro é estarmos em pleno século XXI e ter que conviver com o politicamente correto, com ações que já morreram na sociedade contemporânea há pelo menos 60 anos!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassiano

    ± 71 dias

    Cristina, não ligue pra essas pessoas que ficam te julgando, geralmente te acusam daquilo que elas mesmas são. Também não gosto desses rótulos, uma vez o conceito que cada um tem sobre eles é diferente. Porém, me assusta como a esquerda progressista parece estar sempre do lado errado, e isso não quer dizer que a direita conservadora seja só virtude. Somos todos pecadores e devemos seguir o ensinamento de Cristo de amar nossos inimigos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucas Menezes

    ± 71 dias

    É isso mesmo Cristina, tudo é rótulo hoje no Brasil. O Brasileiro adquiriu a necessidade extrema de caricaturar as pessoas, por conta de algo que falou ou fez, o que é um grande equívoco. Uma vez estava discutindo civilizadamente com um amigo e disse a ele que abraçar qualquer um dos lados, concordar com 100% das idéias, significa que a pessoa está escrava, não tem o direito de pensar. Está anulado, e sabemos que não há como concordar em tudo. Eu mesmo, apesar de me considerar direita/conservador discordo de algumas posições e por outro lado concordo com pontos da esquerda/liberal. Claro! Quem fecha os olhos e entra de cabeça nessa guerra obrigatoriamente tem que vender a alma, e isso não dá

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 72 dias

    Não é o rótulo que define um lado ou outro mas o compromisso. Se todos estiverem compromisso com o caminhar para um País justo no qual todos podem construir a sua vida. Conseguimos. A questão de ideologia serve para que haja um alinhamento da pessoa e seus objetivos com a coletividade. Quando estamos em um trabalho coletivo cada um tem a responsabilidade de contribuir não negando às suas origem e valores e contribuindo com uma Meta. Infelizmente o que vimos nos últimos tempos só foram rotulagens e muito desvio do dinheiro público o que fez com que parte da Sociedade começasse a defender valores fundamentais para o convívio coletivo que estão escondidos debaixo do tapete!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEANDRO DE OLIVEIRA

    ± 72 dias

    Excelente texto/vídeo. A resposta é sempre mais educação e mais educação...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Augusto Cesar Rocha Ventura

    ± 73 dias

    Muito esclarecedor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Viggiani

    ± 73 dias

    Me classifico como livre pensador. Posso apoiar iniciaticas da esquerda ou da direita, progressistas ou conservadoras. O importante é o mérito da proposta, não a sua origem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jackson Alves Lessa

    ± 73 dias

    Olá Cristina! Creio ser a polarização benéfica, como, da mesma forma, classificar que acordo a ideologia de cada indivíduo. Entendo até que um debate, um tanto mais acolorado, é muito positivo. Por fim, concordo que a ofensa, o insulto e coisas do gênero, devem ser evitadas a qualquer custo. Caso isso aconteça, seu praticante deve ser penalizado na forma da lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 73 dias

    Querem saber o que é ser um bom conservador? Leiam Russel Kirk, o mago de Mecosta, o "incansável cavaleiro da verdade", discípulo de Burk e pai do conservadorismo americano, Lá no capitulo 2 de "A Política da Prudência", Kirk diz que "não sendo nem religião nem uma ideologia", o conjunto de opiniões chamado de conservadorismo não possui "Sagradas Escrituras" e nem um "Das Kapital", como fonte de dogmas. O conservadorismo, pra ele, se apresenta como um conjunto de SENTIMENTOS, e não de DOGMAS IDEOLÓGICOS. Os seus dez "artigos de fé", resumem com mestria os princípios conservadores. Estão lá pra todo o conservador de boa cepa conferir. Boa leitura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 74 dias

    Excelente, Cristina. A polarização não é um processo natural, mas estimulado por aqueles que nele apostam para auferir vantagens. A crise do covid19 ameaça pesadamente essa polarização, vez que as fantasias dos fanáticos precisam sair de cens para dar voz aos técnicos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvana Moreira

    ± 74 dias

    a propria imprensa da qual vc faz parte , fomentA essa divisão. o Pais necessita urgente de um Parlamentarismo, varias das mais fortes economias mundias as são. Mesmo com a Pandemia do corona eles permaneceran fortes. Quanto a nós , idiotizados, divididos , subdesenvolvidos, manipulados pela imprensa e pelos politicos. Autêntico salve-se quen puder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bruno da Silva

    ± 74 dias

    Parabéns pelo excelente texto. Obrigado por enriquecer mais o meu repertório. Ótimo trabalho e espero outros muitos para poder ler.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabiano Pimenta

    ± 74 dias

    Se você só percebeu agora que existe uma divisão entre progressistas e conservadores, está uns 7 anos atrasada pelo menos. Essa divisão existe há muito mais tempo ela só ficou anestesiada enquanto saíamos de uma ditadura militar até começarmos com nossa primeira experiência socialista com o Lula. No apogeu dessa experiência em 2013, com as manifestações populares, ela voltou à tona e renasceu o pensamento conservador que estava sufocado por uma hegemonia socialista ( não gosto do termo progressista ,não faz jus à verdade), voltou às ruas, às academias, à mídia.Finalmente temos o contraditório. Passemos pelo ajuste, e quando o pêndulo parar de oscilar, seremos melhores do que antes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    ± 74 dias

    Tudo vai piorar mais. 57 milhões são conservadores e votaram no Bolsonaro. 47 milhões são progressistas e votaram no Haddad (Lula Pixuleco). Vejam o caráter e a ficha policial de representantes dessas 2 correntes e faça uma escolha. Que não se importa com corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crimes afins vai preferir ser progressista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 74 dias

    Nao e' na discussao de ideias e no debate entre contraditorios que nasce o refinamento das melhores soluces? Entao por que a midia se esforça tanto em demonizar a tal polarização? Por que usar a expressao como "dividir o Brasil" ?A ignorancia sempre existiu e e' natural que ao se deparar com um complexo sistema de ideias e conceitos as pessoas tentem rotular ideias e ate quem as emitiu para poder organizar essa nova realidade dentro de seu ser. Ate' alguns jornalistas fazem isso, por ex, com Olavo de Carvalho, mas sera' que nao esta claro ainda que o pior sistema politico e' aquele da hegemonia de pensamento?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GILBERTO ANDRADE

    ± 74 dias

    Concordo com você. Para que rótulos. Discuta-se ideias, propostas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO HOISLER SALLET

    ± 74 dias

    Parabéns Cristina pelo trabalho. Assim é que se ajuda a criar um país melhor, com construção e não destruição mútua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio E S Barboza

    ± 74 dias

    Parabéns Cristina. Sou assinante recente da GAZETA do POVO e estou muito satisfeito de encontrar leituras onde prevalece o bom senso e o jornalismo na acepção da palavra. Profissionais como você me dão alento e esperança de ainda virmos a ter uma mídia de qualidade e idônea.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTINA GRAEML

      ± 74 dias

      Obrigada, Marco, não só pelo retorno, mas por valorizar o Jornalismo da Gazeta do Povo e, com isso, manter ativa uma equipe imensa (não só de jornalistas), comprometida com a verdade e apaixonada por comunicação. Como você é assinante recente te convido a acessar os links das outras matérias e artigos que incluí ao longo do texto, quase tudo exclusivo para assinantes. Boa leitura. Tem vídeos também ;)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.