• Carregando...
Grimm é um conto de fadas policial
| Foto:
Divulgação
O lobisomen Monroe (Mitchell, à esq.) e o detetive Nick (Giuntoli) desvendam mistérios que envolvem criaturas saídas dos contos de fadas


Uma mulher corre em um parque vestindo um mo­­letom vermelho. Minutos depois, ela é morta. Assim é a cena de abertura do primeiro episódio do seriado Grimm. Não demora muito para que o espectador identifique o caso, especialmente diante das evidências de que a vítima foi assassinada por mordidas caninas. O lobo e o capuz vermelho denunciam: trata-se do assassinato de Chapeuzinho Vermelho.

Criada pelo trio de produtores Stephen Carpenter (Alucinação), David Greenwalt (Buffy – A Caça-Vampiros) e Jim Kouf (Ghost Whisperer), Grimm é uma série de horror policial ambientada no universo dos contos de fada dos Irmãos Grimm. Na trama, no entanto, em vez de escritores de histórias infantis, os autores alemães fazem parte de uma longa linhagem de caçadores de criaturas mágicas, com habilidade de identificar lobisomens, bruxas e ogros que se escondem entre os humanos.

Sem conhecer muito sobre sua origem, o detetive Nick Burkhardt (David Giuntoli) acaba investigando a morte da moça de moletom vermelho quando se depara com seu passado. Ele é, na verdade, um Grimm – conta sua tia careca, em determinado momento. “As histórias são verdade”, diz a personagem.

Descrente, ele acaba suspeitando do comportamento de um vizinho (Silas Weir Mitchell) – que se revela um astuto lobisomem. Juntos, os dois vão resolver mistérios semanais envolvendo criaturas de contos de fadas e uma misteriosa corporação que deseja aniquilar os Grimm caçadores de monstros.

A série é exibida no Universal Channel todas as segundas-feiras, às 21 horas. Cada episódio é uma mistura da narrativa de Buffy – A Caça Vampiros com o clima sombrio do filme Irmãos Grimm (2005), dirigido por Terry Gilliam. A série parece, inclusive, reciclar os efeitos visuais precários dessas produções.

O piloto pode incomodar um público mais exigente, acostumado com textos refinados de seriados como Os Sopranos, The Walking Dead e Game of Thrones. Em pouco mais de 40 minutos, o seriado aborda mais temas do que devia para um único episódio – e a maioria deles são deslocados do “caso” da Chapeuzinho Vermelho.

Com 22 episódios encomendados para a primeira temporada, o programa tem atingido bons índices de audiência nos Estados Unidos. Curiosamente, a série não é a única produção ambientada nos contos de fadas a estrear na televisão americana este ano. No seriado Once Upon a Time, os personagens dos Irmãos Grimm são pessoas desmemoriadas vivendo em uma cidade dominada pela madrasta malvada da Branca de Neve. Parece que o tema está na moda.

* Texto publicado originalmente na coluna Sintonia Fina do Caderno G (12/12/2011)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]