• Carregando...
Já conhece a série <i>3%?</i>
| Foto:

Há pouco mais de um mês eu recebi por e-mail os links para assistir ao episódio piloto de um seriado brasileiro chamado 3%. Como já tinha lido alguns colegas comentando no Twitter, resolvi assistir e gostei muito logo de cara. Bastante diferente de tudo que está no ar na tevê brasileira — e o que geralmente é produzido por aqui — a série abusa de elementos de ficção científica, tem um visual superfuturista e uma fotografia impecável.

Reprodução
A produção lembra bastante os seriados americanos

O enredo também é bacana. Num universo paralelo e caótico, jovens quando completam 20 anos têm a oportunidade de mudar de vida. A partir de um processo de seleção rigoroso, 3% deles serão selecionados para ir ao “Lado de lá”, onde podem viver dignamente — daí o nome da série.

O primeiro episódio mostra o início deste processo. Impressionado com a qualidade e curiosíssimo para saber o que acontece, entrei em contato com a cineasta paulista Daina Giannechini, uma das diretoras do projeto, para descobrir um pouco mais sobre o seriado. Ela me contou que ele surgiu a partir de um edital do Ministério da Cultura, o FICTV, que estava com inscrições abertas para roteiros voltados ao público jovem. O de 3% foi um dos oito selecionados da primeira fase e ganhou recursos para a produção do piloto.

Infelizmente, ele não passou na segunda fase, na qual foram escolhidos três projetos que serão produzidos e exibidos na TV Brasil. Sem desistir, Daina e os amigos colocaram o episódio na internet e agora, com ajuda da produtora Nation Filmes, buscam uma emissora ou um financiador para o restante da temporada.

Reprodução
Os atores vieram do teatro paulista e dão conta do recado

Eles podem não ter conseguido ainda, mas a série está fazendo barulho nas mídias sociais e na imprensa. Até o blog da conceituada revista norteamericana Wired fez um comentário e deixou o link para o episódio, como você pode conferir aqui. Eu também fiz, a partir da minha entrevista com a Daina, uma matéria para o GAZ+. Lá conto um pouco mais sobre as influências e referências da série, dá uma olhada.

E é claro, não deixem de assistir ao primeiro episódio, que está dividido em três blocos, e comentar com a gente sobre o que acharam!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]