• Carregando...
Ideia da semana – O feminismo surgiu na Idade Média
| Foto:
Reprodução/Internet
Thomas Cahill: um historiador diferente.

Thomas Cahill é um historiador que gosta de ver o mundo de um jeito diferente. Sua série mais famosa de livros não é sobre momentos de perda, guerra ou coisas do gênero. Pelo contrário: ele tenta contar a história do ponto de vista de quem deu contribuições positivas para o mundo.

Seu livro mais famoso continua sendo “Como os irlandeses salvaram a civilização”. Nele, conta a história de religiosos que, expulsos do continente quando os bárbaros tomaram Roma de assalto, se refugiaram na Irlanda. E, lá, puderam conservar seus livros e o conhecimento que, séculos mais tarde, voltariam ao continente.

Em “Mistérios da Idade Média”, ele apresenta uma outra visão curiosa. A de que o feminismo atual pode ter suas raízes na Idade Média. Embora a crença comum seja de que o período medieval tenha sido de pleno domínio dos homens, Cahill tenta mostrar um outro lado.

Segundo ele, o culto da Virgem Maria, que se tornou muito popular na Idade Média, fez com que as pessoas passassem a encarar a possibilidade de uma mulher ter grandes méritos, ser poderosa o suficiente para entrar, inclusive, como parte central do plano de Deus para o mundo – é preciso lembrar que estamos falando de tempos em que a religião era uma força tremenda na sociedade.

Cahill tenta mostrar que isso foi o que possibilitou o surgimento de grandes mulheres intelectuais (como Hildegard Von Bingen) e até de rainhas (como Leonor de Aquitânia). E a visão da mulher como uma força social teria sido reforçada pela poesia da época.

Ele próprio admite que essa é apenas uma visão possível, e não uma visão definitiva do que aconteceu. Mas não deixa de ser curioso pensar sobre o assunto.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]