• Carregando...
O Pulitzer de música vai para um conservador
| Foto:
Reprodução/Internet
Kevin Puts: vencedor do Pulitzer 2012.

Kevin Puts era um ilustre desconhecido. Ok, talvez ainda continue sendo. Mas desde a semana passada ele é um ilustre desconhecido com um Pulitzer nas mãos. O compositor,de Saint Louis, Missouri, levou o prêmio do ano na categoria música.
A obra que o levou ao Pulitzer é uma ópera chamada “Silent Night”, algo como “Noite silenciosa”. A obra estreou em 2011. (Não tinha achado na internet, mas um leitor me alertou que ela está disponível em áudio, na íntegra, aqui).

Puts nasceu em 1972. Portanto, agora é que está chegando aos 40 anos. É normal que ainda seja pouco conhecido. Mesmo assim, já compôs quatro sinfonias, ganhou alguns outros prêmios e teve um concerto para violoncelo gravado por ninguém menos do que Yo-Yo Ma.

A partir de hoje, o blog vai pôr alguns trechinhos da música dele para quem quiser conhecer. É uma obra basicamente conservadora, sem nenhum ímpeto revolucionário. Em alguns trechos, chega mesmo a lembrar trilha sonora de cinema.
É careta? Sei lá… Na verdade, o Pulitzer tem mesmo escolhido alguns artistas conservadores para premiar. Sei que soa bem, em todo caso. E pelo jeito começa a ser reconhecido por aí.

Para começar a ouvir Kevin Puts, vai aí “Inspiring Beethoven”. O comecinho é tirado da Sétima Sinfonia, de Beethoven, o que deve ter dado razão ao título. É uma bela peça, e uma das mais bem gravadas do novo vencedor do Pulitzer disponíveis na web. Vale ouvir.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]