• Carregando...
Verdi e Wagner são os melhores compositores de ópera?
| Foto:
Reprodução/internet
Richard Wagner: um dos dez melhores de todos os tempos?

Postei na semana passada sobre a lista de 10 melhores compositores de todos os tempos que está sendo construída pelo crítico Anthony Tommasini, do New York Times.

O site do jornal continua publicando os textos em que ele justifica suas escolhas. O mais recente discute: quem são os compositores de ópera que podem entrar na lista?

Tommasini não parece nem cogitar os outros. E vai direto no que considera o melhor da ópera italiana (Verdi) e no grande compositor não italiano (Wagner).

Para ele, Verdi é como o Shakespeare da ópera, por seus dramas bem construídos. Como tem muita gente que não leva ópera tão a sério como música erudita, cita Stravinsky para defender Verdi: diz que há mais música sólida e inovadora na ária “La donna è mobile do que em todo o “Anel dos Nibelungos”, de Wagner.

Logo em seguida, diz que, apesar de concordar na defesa de Verdi, discorda do ataque a Wagner. E faz uma defesa empolgada do compositor alemão.

“Musicalmente, Wagner foi uma figura pioneira sem a qual Schoenberg e a Segunda Escola de Viena e mesmo Debussy (embora ele odiasse admitir isso) seriam impossíveis. Você tem de olhar para a Capela Sistina de Michelângelo ou para o romance em sete volumes Em Busca do Tempo Perdido de Proust para encontrar uma obra em qualquer área tão ambiciosa e cativante como o “Anel dos Nibelungos”, de Wagner”.

Ele está certo, do seu ponto de vista? Os dois, segundo ele, estão na lista dos dez melhores de todos os tempos? Na sua lista eles entrariam? Quem mais, do mundo da ópera, entraria?

Aliás, quem quiser pode votar no site do New York Times clicando aqui.

O artigo sobre a ópera, em inglês, pode ser acessado aqui.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]