• Carregando...
Fotógrafo: Matthew Henry do Burst
https://pt.shopify.com/burst/saude
Fotógrafo: Matthew Henry do Burst https://pt.shopify.com/burst/saude| Foto:

Um dos problemas enfrentados por muitas famílias com crianças com autismo tem sido a oferta de terapeutas carentes de qualificação para aplicação de terapia ABA. Mas fica a pergunta: quem pode aplicar terapia ABA? A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental – ABPMC tem mostrado constante preocupação com o desenfreado crescimento no número de terapeutas que dizem estar aplicando terapia ABA, porém sem qualificação para tanto.

A ABPMC fez um estudo sobre o que o próprio protocolo terapêutico ABA exige daquele que o maneja (ou seja, em outras palavras, qual a formação exigida pela própria terapia ABA como requisito fundamental da equipe que a está manejando).

Como produto desta análise, a Comissão de desenvolvimento atípico da ABPMC elaborou um programa de acreditação de profissionais, que recebem, após detalhada análise de seus currículos acadêmicos e profissionais, entre outras etapas, o título de Analista do Comportamento Acreditado pela ABPMC. E apenas a graduação em Psicologia ou Fonoaudiologia não é, de longe, suficiente para tanto. Em documento disponível no site da própria ABPMC, encontra-se uma vasta lista de doze exigências de cunho formativo e profissional, das quais o candidato à acreditação deve comprovar a realização de, no mínimo, duas. E estas exigências abrangem desde publicações específicas em periódicos da área, atuação como orientador(a) de trabalhos de dissertação de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de mestrado profissional à própria comprovação de mestrado/doutorado no âmbito específico da Análise do Comportamento. Definitivamente, “não é para qualquer um”. Você pode conferir o regulamento do processo de acreditação mencionado aqui.

A própria ABMC ressalta: “No Brasil, a Análise do Comportamento é uma disciplina científica estudada de forma mais frequente em cursos de graduação de Psicologia. A ênfase do ensino é, geralmente, em conceitos básicos e que são apresentados em um ou dois cursos semestrais. As disciplinas podem ser lecionadas por um especialista (com mestrado ou doutorado em Análise do Comportamento) ou por um professor que não é da área. A formação básica em Análise do Comportamento, mesmo dentro do curso de Psicologia, é bastante desigual e deficitária em nosso país. Desta forma, a graduação não é suficiente para formar o profissional com as habilidades listadas acima.” Relembrando que, no site da ABPMC, você encontrará diversas informações sobre qualificação mínima recomendável para aplicação de terapia ABA.

Não basta dizer que “aplica terapia ABA”, mas é preciso efetivamente saber aplicar a referida terapia, sob pena de a criança ser a maior prejudicada. Exigir o tratamento adequado é um cuidado com seu filho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]