• Carregando...
Culpa de mãe, parte 2 – a culpa no cardápio
| Foto:
Ilustração, Bennet

Fazia algum tempo que a culpa materna não batia por aqui, mas no início da semana resolvi dar uma zapeada pela internet. Encontrei alguns grupos de mães mais “engajadas” e a culpa voltou. Dessa vez o que pesou foi a culpa por não oferecer ao meu filho uma alimentação 100% saudável.

Podem jogar pedra em mim, mas eu confesso: faço miojo (sem o tempero) para o José Fernando comer em alguns jantares aos finais de semana, dou suco de caixinha para ele tomar, danoninho e – o pior de todos os meus pecados alimentares – ofereço papinhas de potinho para o meu bebê. Nesse enredo, inclua ainda algumas vezes que ele tomou refrigerante, comeu batata frita, se deliciou com marshmallows e se lambuzou com chocolate.

Para piorar o meu quadro de culpa, eu raramente cozinho em casa. Durante a semana, comemos em um restaurante. Isso significa que não tem como variar tanto o cardápio quanto uma mãe realmente zelosa deveria. Mais e mais culpa para o pacote…

Passei um dia inteiro remoendo essa culpa e ontem resolvi tomar uma atitude para mudar um pouco o quadro. Comecei por procurar receitas de comidinhas práticas e mais nutritivas para oferecer ao meu pequeno no café-da-manhã e no lanche. Em relação ao almoço, o jeito é aprender a conviver com essa culpa.

A opção de ir todos os dias comer fora foi feita para ter mais tempo livre com o José pelas manhãs e disso não abro mão. Começo só a cogitar a possibilidade de ter refeições saudáveis congeladas em casa, mas é preciso estudar a logística e o custo disso.

Para as mamães que estão em busca de boas receitas, recomendo o site da culinarista infantil Thais Ventura — tem sido uma fonte de inspiração para mim.

Para quem come fora e quer uma opção mais saudável, em Curitiba abriu o Empório da Papinha. Acho que vale a visita.

Para mães que querem sentir um pouquinho de culpa e começar a repensar algumas atitudes, clicar aqui pode ser um bom começo.

E você, o que te faz sentir culpada nos últimos dias?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]