• Carregando...
Espírito esportivo no vestibular é fundamental
| Foto:
Divulgação

Eu treino handebol há três anos e estava aqui filosofando: passar no vestibular é como ganhar uma final de campeonato.

São vários fatores que te levam ao pódio no fim do jogo.

Primeiro: não adianta querer ganhar sem ter aparecido no treino uma vez sequer, ou seja, sem estudar você não chega a lugar nenhum.

Segundo: quando você está em quadra, sempre tem aquela expectativa, o técnico espera que você faça o gol, assim como as suas colegas em quadra ou no banco e também a torcida na arquibancada. Mas você não pode deixar toda aquela gritaria atrapalhar sua concentração, não pode deixar que a pressão daqueles que não entendem o que está acontecendo, te impeça de atingir suas metas e passar no vestibular.

Terceiro: não faz diferença ter um ótimo preparo físico se você deixar o nervosismo te dominar, é como se um ano inteiro de estudos escorresse pelo ralo.

Às vezes quando você entra em quadra e vê as meninas do time adversário, bate aquele desespero, no entanto, tamanho não é documento. A mesma coisa acontece com os números no vestibular, como 500 candidatos por vaga, ou então uma nota de corte muito alta. Não permita que esses números assustem. São apenas números.

Não tem problema errar um gol, então aproveite as chances que aparecem agora e se dê o direito de errar, erre questões em simulados, nos exercícios da apostila, porque afinal é errando que se aprende. Mas não cometa o mesmo erro duas vezes, erre agora, pra quando chegar naqueles 30 segundos decisivos da final, você acertar e definir o jogo a seu favor.

Equilíbrio é fundamental, não adianta treinar demais e não ter tempo pra descansar. A mesma coisa pros estudos, não vale a pena estudar 15 horas por dia, porque:

a) você vai acabar enlouquecendo
b) faz mal a saúde
c) não é a quantidade e sim a qualidade que importa

Acreditar em si mesmo também é fundamental. Não deixe ninguém dizer que é impossível e que suas chances são muito pequenas. É como bater um “7 metros” (pênalti do handebol), só você e o goleiro, se chegar com atitude de quem diz “esse gol é meu”, você vai conseguir, então pense “essa vaga é minha”.

E pra finalizar, não existe sensação melhor do que receber a medalha no pódio, sentir que seu dever foi cumprido, depois de tanto tempo treinando, das dores dos machucados, a sensação de que todo seu esforço te levou a algum lugar. Acredito que é o mesmo sentimento de quem vê seu nome na lista de aprovados, tudo aquilo que você se privou de fazer, tantas horas de estudo, no fim das contas valem a pena porque a alegria é tanta, que torna a sensação indescritível.

Espero que todos os leitores do blog possam partilhar um pouco desta alegria comigo no fim deste ano!

>>> Se tiver sugestões para o Blog, não deixe de escrever para mim!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]