• Carregando...

Qual é a resposta certa?

A resposta certa é “não sei”, porque você pode ser qualquer coisa, pode ser o inventor da maquina do tempo, a pessoa que vai descobrir a cura do câncer, aquele que vai reinventar a teoria da relatividade ou então pode simplesmente dominar o mundo, tudo depende de você. Mas tem que escolher fazer aquilo que te faz feliz, não adianta nada dominar o mundo, se não vai fazer você se sentir bem, se você não acordar todos os dias feliz sabendo que ter escolhido dominar o mundo foi a escolha certa.

Quantas vezes já te fizeram essa pergunta?

Ouvi essa pergunta várias vezes ao longo da minha infância, e nunca soube direito o que responder, já disse que queria ser uma bailarina, astronauta, artista de circo, já quis ser um cachorro (não gente, eu não sou desequilibrada, só era uma criança feliz), depois que descobri que não podia ser um cachorro quis ser veterinária, e também já pensei em fazer Direito, Arquitetura e Psicologia.

E se minha família não apoiar a minha escolha?

Eu tenho uma amiga, e o sonho dela é fazer História, mas os pais dela querem que ela faça Direito, e ela fica nesse dilema, mas preste atenção, a pergunta era: “O que VOCÊ quer ser quando crescer?”, reparou bem no “você”, então é o que você quer não o que seus pais, seu tio, sua avó, seu cachorro ou seu papagaio querem que você seja.

Eles podem usar a desculpa de que se preocupam com o seu futuro (financeiro), mas o futuro é seu, se você quiser morar em baixo da ponte ou numa mansão (claro que a maioria das pessoas prefere uma mansão), a escolha é sua.

Tente sentar e conversar com eles, se não der certo fuja de casa (é brincadeira, não fuja não, vou tentar pensar em outra solução).

Mas e se o meu curso não tem boa remuneração ou campo de trabalho?

Não existe essa história de desistir do curso que gosta, porque não dá dinheiro ou não tem mercado de trabalho, se você fizer o que gosta, vai fazer bem feito e vai ser um excelente profissional, e sendo um excelente profissional, vai encontrar empregos e ter bons salários.

Agora se escolher um curso só para agradar alguém, ou porque não quer se separar de um amigo (a) ou namorado (a), pense umas mil vezes, mil não um milhão, porque é o seu futuro que está em jogo, e é só você que sai perdendo no final.

E você Natália, o que quer ser quando crescer?

Quando eu era pequena, não conseguia compreender a complexidade dessa pergunta, então era fácil responder, porque eu escolhia a primeira profissão que me vinha à mente. Depois de muitas reflexões entendi que não é só escolher um curso, é escolher aquilo que te completa, já que a sua vida pode ser dividida em amorosa e profissional, é metade de você que estará sendo escolhida, então você tem que amar sua futura profissão.

É quase como se fosse um casamento, você não casa com uma pessoa que você odeia ou que gosta um pouco, você casa com o amor da sua vida, aquela pessoa que você quer amar pra sempre. Claro que nem sempre os casamentos dão certo, por isso mesmo, é uma escolha que exige cautela.

Eu quero ser médica, não sei explicar direito como tenho certeza disso, pra falar a verdade nem sempre tenho certeza, mas toda vez que escuto aquela voz na minha cabeça querendo me deixar na dúvida, eu começo a pensar no futuro, e quando me imagino daqui a 15 ou 20 anos, só consigo me ver com aquele jaleco branco trabalhando em hospitais, ou fazendo trabalho humanitário em algum lugar do mundo, não consigo ter uma visão de futuro onde eu faça algo diferente.

Toda vez que eu passo na frente do HC, digo: “um dia eu ainda vou trabalhar ali”. Sempre que olho para o prédio desse hospital, sinto como se o meu futuro estivesse me esperando lá dentro. É uma mistura de sensações que eu não sei explicar, mas acordo feliz quando penso que é isso que o futuro guarda pra mim.

E afinal tem como saber se fez a escolha certa ou não?

Se você já decidiu seu curso, mas às vezes escuta aquela vozinha na sua cabeça dizendo: “será que essa é mesmo a escolha certa? Você tem certeza? Vai passar o resto da vida fazendo isso, não pode fazer a escolha errada, ou vai se arrepender pra sempre”. Não escute essa voz, ela sempre aparece quando temos uma decisão a tomar, e só atrapalha. Se não sabe mesmo qual curso fazer, não deixe de ir a feiras de profissões, converse com professores, ex-alunos do seu colégio, ou comigo.

Pra ser bem sincera, eu não sei dizer se tem como ter total certeza na escolha do curso, se inventaram uma fórmula pra isso, não me contaram ainda, acho que essa pergunta só pode ser respondida no futuro, quando você olhar pra trás e pensar sobre todas as escolhas que fez, só aí vai poder dizer pra si mesmo se foi a escolha certa ou não, enquanto esse dia não chega, faça de tudo pra transformar a sua escolha na escolha certa.

>>> Se tiver sugestões para o Blog, não deixe de escrever para mim!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]