• Carregando...
Praça Generoso Marques
Praça Generoso Marques| Foto:

Continuando a análise da mobilidade em Curitiba.

Diz-se que as calçadas em Curitiba são intransitáveis. Pedestres acidentam-se. Usuários de cadeiras de rodas sofrem.

Tão importante quanto a qualidade do asfalto ou a disponibilidade do transporte público é a conservação das calçadas. E, como demonstram as fotos abaixo, as da região central não são as melhores.

Rua Alto da XV

Rua XV

Reitora

Reitoria

 

Praça Santos Andrade

Praça Santos Andrade

A responsabilidade para a manutenção dos passeios  é, conforme a Lei Municipal 11.596/2005, do proprietário do terreno (Art. 1º O proprietário de terreno, edificado ou não, situado em via provida de pavimentação, deverá construir e manter calçada em toda a extensão da testada do imóvel). Bem público, mas que deve ser cuidado pelo particular (ou por pessoa jurídica de direito público, se imóvel público).

O proprietário que não conserva calçamento em frente ao seu imóvel está sujeito, primeiro, à notificação e, persistindo a omissão, a sanções (multas), cabendo ao Município a execução da obra com posterior cobrança contra o proprietário (art. 18, Lei Municipal 11.596/2005).

Nada obstante ao previsto em lei, as decisões judiciais, acertadamente, vêm responsabilizando o Município por acidentes decorrentes de falta à conservação dos passeios. O fundamento é a ausência do Município à fiscalização do cumprimento da lei (conferir, por exemplo, o Agravo de Instrumento n° 1.169.269-6 e Apelação Cível 1182281-0), além do descumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro.

Em último plano, é o Município o responsável pela manutenção das calçadas. Tem o dever de fiscalizar o particular (substituindo-o, se necessário), e tem o dever de fornecer manutenção para passeios em praças e parques.

***

O orçamento de 2014 fixou despesas de R$475.000,00 para Execução da Política de Requalificação de Calçadas em Vias do Município, com recursos do Fundo de Recuperação de Calçadas, mais R$3.267.000,00 como Programa de Trabalho da Prefeitura, com recursos ordinários (LOA 2014 – clique aqui). Deste último Programa, os objetos são: “executar obras de calçamento e implantação de rampas de acessibilidade em áreas de abrangência das Administrações Regionais; executar calçamento na Rua Monsenhor Manoel Vicente, 1004, até a Rua Goiás e na Rua Goiás entre a Av. Rep. Argentina e Av. dos Estados. – Executar rampas de acessibilidade na Rua Bruno Filgueira”. Poderia ser melhor.

***

O site da Prefeitura de Curitiba afirma que novas calçadas foram entregues e que há “Plano Estratégico de Calçadas, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que contempla obras de implantação e revitalização de 234 quilômetros de calçamento no entorno de equipamentos públicos (terminais, creches, escolas, postos de saúde, hospitais)” (clique aqui e aqui). Esperamos que os planos sejam executados.

***

Sobre a melhor calçada (considerando facilidade de locomoção e custo), voto na da foto abaixo (ao lado do Paço da Liberdade).

Praça Generoso Marques

Praça Generoso Marques

A coluna Entrelinhas, da Gazeta do Povo, já promoveu uma pesquisa informal sobre a melhor calçada de Curitiba. Pode ser lida aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]