i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Internacional

Por que a aproximação entre Bolsonaro e Putin faz todo o sentido

  • Diogo SchelpPor Diogo Schelp
  • 22/11/2020 18:00
Bolsonaro e Putin
Os presidentes da Russia, Vladimir Putin e do Brasil, Jair Bolsonaro, posam para foto no palácio do Itamaraty, em 2019| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O comentário virou meme, mas não deveria surpreender ninguém. Em videoconferência com os líderes do Brics (grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente russo Vladimir Putin disse que o brasileiro Jair Bolsonaro, ao enfrentar a contaminação por covid-19 e a pandemia no país, demostrou ter "as melhores qualidades masculinas e de determinação". Bolsonaro adorou o elogio e fez questão de publicar o vídeo com as falas do russo em uma rede social. Alguns analistas viram, no episódio, o sinal de uma aproximação entre Bolsonaro e Putin, como se fosse uma grande novidade.

Na verdade, não é. Bolsonaro e Putin vêm estreitando as relações já há algum tempo. Em deferência ao russo, Bolsonaro até deixou de fora um pedido para que seus pares apoiassem uma transição democrática na Venezuela em seu discurso durante uma reunião de cúpula do Brics, em junho do ano passado. "Não quis polemizar com Putin, uma potência nuclear", explicou Bolsonaro depois. "Eu estava na presença do presidente da Rússia e eu vi que não era o momento de ser um pouco mais agressivo."

Bolsonaro, em entrevista a jornalistas, apenas disse que pediu ajuda a Putin para "resolver a questão da Venezuela", sem dar detalhes. A cautela do presidente brasileiro se deve ao fato de a Rússia ser um dos países que apoiam o ditador venezuelano Nicolás Maduro — uma forma de exercer influência na América Latina e manter um bode incômodo no quintal dos Estados Unidos.

A Rússia exerce influência sobre a Venezuela por meio de uma parceria que inclui fornecimento de armamentos e de exercícios militares e um acordo que trocou uma dívida bilateral bilionária por petróleo.

No segundo semestre de 2019, quando o litoral nordestino enfrentava a tragédia ambiental do derramamento de óleo no mar, o governo brasileiro evitou qualquer menção à Rússia quando afirmou que o material tinha origem venezuelana e insinuou que teria sido vazado (ou propositalmente jogado no mar) de um "navio fantasma" de transporte de petróleo vindo da Venezuela.

Ocorre que empresas russas, inclusive a estatal petrolífera Rosneft, estão entre as principais operadoras desses "navios fantasmas", que transportam petróleo venezuelano fora do sistema de rastreamento marítimo para furar as sanções americanas ao produto venezuelano. É significativo que, em suas suspeitas de sabotagem ambiental venezuelana, o governo brasileiro tenha omitido os russos.

Porcos e adubo

Em termos comerciais, a Rússia é um relevante importador de carne suína e de outros produtos agropecuários brasileiros, mas está em um distante 33º lugar no ranking dos maiores destinos das nossas exportações. Já o Brasil importa fertilizantes e minérios. Os esforços para ampliar o comércio bilateral e para reduzir barreiras vêm de outras gestões e continuam no governo Bolsonaro. Mas há um novo produto com alta demanda na mesa de negociações.

Trata-se da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik 5. Criticada por cientistas ocidentais por ter sido registrada na Rússia antes de completar as fases mínimas de testes, a Sputnik 5 tem, segundo seu fabricante, 92% de eficácia contra o novo coronavírus.

Na semana que passou, representantes russos apresentaram a sua vacina em reunião na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Brasília. Em nível estadual, já há acordos para testar o imunizante russo no Brasil. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por exemplo, corre para apresentar às autoridades federais o protocolo de validação para testes no estado.

É evidente o interesse do governo russo em colocar a sua vacina contra covid-19 no imenso mercado brasileiro, o segundo país com mais mortes pela doença no mundo, aproveitando a briga que se instalou entre governo federal e estado de São Paulo em torno da alternativa chinesa, a Coronavac, que está sendo testada pelo Instituto Butantan.

Carente de aliados

Por fim, há o contexto político que dá a Putin uma oportunidade de ouro para ampliar sua influência na América Latina, dessa vez junto ao antípoda ideológico de Maduro, Jair Bolsonaro. Refiro-me à vitória eleitoral do democrata Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos.

Brasil e Rússia estão entre os poucos países que ainda não reconheceram a derrota do presidente Donald Trump. O Brasil porque Bolsonaro considera-se aliado fiel de Trump e, portanto, abraça como verdadeiras as alegações de fraude eleitoral feitas por seu ídolo. E a Rússia porque Biden promete ser mais duro do que Trump com o governo de Vladimir Putin, cujo apoio às ditaduras de Bashar Al Assad, na Síria, de Alexander Lukashenko, em Belarus, e de Nicolás Maduro, na Venezuela, é uma pedra no sapato de qualquer presidente americano internacionalista.

Em artigo publicado no início deste ano, por exemplo, Biden escreveu que pretende "combater a agressão russa" e que, para isso, vai "manter as capacidades militares da Otan afiadas". A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar dos Estados Unidos e do Canadá com países europeus cujo fortalecimento passou longe de ser uma prioridade do governo Trump — para alegria de Putin, que a vê como uma ameaça.

No mês passado, em entrevista a uma TV americana, Biden chegou a dizer que considera a Rússia a "maior ameaça aos Estados Unidos". Putin reagiu criticando a "retórica anti-Rússia" de Biden, mas ponderou que era um bom sinal que o democrata prometera renovar um tratado de controle de armas nucleares entre os dois países.

O russo, porém, tem motivos de sobra para temer um repeteco do governo de Barack Obama, do qual Biden foi vice, que ergueu um série de sanções econômicas contra a Rússia por causa da invasão da Crimeia, na Ucrânia, em 2014.

A diplomacia russa entende o significado da ameaça feita por Biden, durante debate televisivo com Trump, de impor "consequências" econômicas ao Brasil por causa da política ambiental de Bolsonaro. E sabe do risco de o Brasil, se insistir na retórica de "pólvora em vez de saliva" em relação ao governo Biden, ficar ainda mais isolado no cenário internacional.

Putin é mestre em tirar vantagem de alianças estratégicas com governos de países isolados. Ele fez isso com a Síria de Assad e com a Venezuela de Maduro. Por ironia da geopolítica, está encontrando uma brecha para fazer o mesmo com o Brasil de Bolsonaro.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Lucas Rocha

    24/11/2020 16:54:54

    O trecho sobre a distinção da postura de Trump e Biden em relação à Rússia é lixo puro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Bellodi

      24/11/2020 1:14:44

      Afinal o Putin tem uma vacina que concorre com a do Dória e o Bolsonaro tem 200 milhões de 6und4s pra picar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        salcutrim

        24/11/2020 0:56:26

        Acho mesmo que os EUA vão colocar o Brasil de vez nas mãos da China. E se eu fosse Bolsonaro, me aliaria mais ainda a Rússia e China. Com essa tolice do Biden de querer punir o Brasil pra alegrar seus párea progressistas, o Brasil tem mais é que se aliar as Rússia e China. Só assim os tolos democratas vão entender a burrice. Deixar de ter um país do tamanho do Brasil como aliado é uma tolice das maiores. O Brasil vai se dar bem se aliando a esses países. Pelo menos eles não vão tentar minar a sociedade com degradação moral.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          Júnior

          23/11/2020 23:34:07

          A vitória da China nos EUA aperta a Rússia. Afinal, pra Rússia este protagonismo chinês, historicamente, não é saudável para suas fronteiras e nem para para o seu protagonismo internacional. Eles conhecem os vizinhos mais que qualquer um.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Sr. Walker

            23/11/2020 20:12:46

            Olha que bacana, as duas amigas se elogiando. Ui que d+.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Aaron Maltz

              23/11/2020 19:12:15

              Se o Biden se confirmar como Presidente dos Estados Unidos é melhor que haja uma aliança com a Rússia, para o Bem do Brasil. Entre o Putin e o Biden, prefiro, neste momento, ficar com o Putin.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Y

                Yuri

                23/11/2020 17:28:48

                Ao menos o Putin é um dos mais antiglobalistas existentes,

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rodrigo Toni

                  23/11/2020 16:58:09

                  O Brasil hoje paga a conta por nunca ter tido governos estadistas desde a proclamação da República. Tivemos apenas grupos políticos cujo primeiro objetivo eram manter-se no poder. Pensamento em si e nos amigos, mas não no fortalecimento da sociedade. Se tivéssemos tido uma linhagem de estadistas, seríamos não somente uma nação próspera, mas também uma potência militar capaz de defender a nós mesmos, sem depender de ninguém. É muito frustrante pensar no que este país poderia ter sido.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    exclui

                    23/11/2020 14:10:34

                    O Capitão enganou todo mundo, pois na verdade ele é comunista mesmo. Agora ele quer comprar vacina Sputinik que tem 92% de eficácia e dar um chute no traseiro de Oxford que só tem 70% de eficácia, isso faz sentido! Lógico que tem...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      joao cesar reinert

                      23/11/2020 13:50:25

                      Para quem se mantém bem informado , não se deixando iludir pela imprensa marrom , sabe muito bem que o cenário americano está totalmente imprevisível e longe de um desfecho .

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        joao cesar reinert

                        23/11/2020 13:50:24

                        Para quem se mantém bem informado , não se deixando iludir pela imprensa marrom , sabe muito bem que o cenário americano está totalmente imprevisível e longe de um desfecho .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          joao cesar reinert

                          23/11/2020 13:50:24

                          Para quem se mantém bem informado , não se deixando iludir pela imprensa marrom , sabe muito bem que o cenário americano está totalmente imprevisível e longe de um desfecho .

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            joao cesar reinert

                            23/11/2020 13:50:24

                            Para quem se mantém bem informado , não se deixando iludir pela imprensa marrom , sabe muito bem que o cenário americano está totalmente imprevisível e longe de um desfecho .

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              josewammes1@hotmail.com

                              23/11/2020 12:45:27

                              O Brasil, desde tempos imemoriáveis, tem inclinação à colônia de alguma potência estrangeira. Começamos por Portugal, quase fomos da Holanda e da França, passamos pelos ingleses, americanos e, agora, pasmem, de chineses (que vendem as suas bugigangas e apetreches inservíveis à população miserável) e russos que nos importunam em fronteiras próximas (Venezuela, Bolívia, Argentina) com tratados de amizade, comércio, defesa e assistência militar (armamentos, treinamentos, uso de bases navais e aeródromos). Colônia, sempre colônia. Simples, assim.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                MARIO MARCIO ARCHEGAS FERREIRA

                                23/11/2020 12:07:05

                                Interessante a afirmação de invadir a Criméia. Quando Napoleão invadiu a Rússia em 1912, o General Kutuzov, que recebeu o comando do exercito russo para se opor a Bonaparte, era Governador Militar da Criméia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • M

                                  MARIO MARCIO ARCHEGAS FERREIRA

                                  23/11/2020 19:01:17

                                  Cidadão Brasileiro: Desculpe-me, erro de digitação, 1812.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Cidadão Brasileiro

                                  23/11/2020 12:53:53

                                  Em 1912 deve ter sido o fantasma de Napoleão.... kkkk

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • O

                                Oirad Ojuara

                                23/11/2020 10:06:38

                                Sim, faz todo o sentido, desde que não se meta a fazer alianças militares! O Brasil deveria intensificar esforços para ampliar as relações econômicas e culturais com a Rússia e a Índia, dois países grandes como o Brasil e que hoje, com todos seus defeitos, são democracias. O Brasil pode negociar com a Rússia uma transição democrática na Venezuela em troco de ampliação do comércio na região. Já a Índia, tem um potencial econômico gigantesco e um povo com características muito semelhantes ao brasileiro. Povo simples e alegre! A gente percebe isso vendo os filmes indianos da Netflix.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • O

                                  Oirad Ojuara

                                  23/11/2020 21:35:43

                                  PARREIRAS RODRIGUES: https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%BAssia#Governo_e_pol%C3%ADtica

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • O

                                  Oirad Ojuara

                                  23/11/2020 21:35:16

                                  https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%BAssia#Governo_e_pol%C3%ADtica

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  PARREIRAS RODRIGUES

                                  23/11/2020 13:15:37

                                  Onde a Rússia é democrática? Nem na Netflix.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • S

                                Stanislau Surek

                                23/11/2020 7:35:53

                                As relações do Brasil com outros países deveriam ser institucionais e não pessoais. Tem muito dinheiro investido em comércio exterior para deixar isso no campo de amizades ou inimizades pessoais.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  Wendell

                                  23/11/2020 7:30:02

                                  Comércio entre grandes países é sempre lucrativo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Fernando Nunes

                                    23/11/2020 2:31:05

                                    Ao que parece, o Putin simpatizou com Bolsonaro diante do não reconhecimento do Biden como Presidente, visto que o sleep Joe ainda não é presidente e que pretende se complicar com o Putin e vai se dar mal. Bolsonaro por sua vez, vê em Putin um parceiro comercial, o que é muito interessante para o Brasil.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • P

                                      PARREIRAS RODRIGUES

                                      23/11/2020 13:24:32

                                      Com Bolso se abraçando a Putin, os bolsonaristas não poderão mais, à falta de argumentos atinentes, convicentes, concretos, xingar a gente de esquerdalha, de comunista,, esquecendo-se que ele se elegeu justamente com os chamados votos úteis, isto é, com os votos daqueles, o meu no meio, que viam nele o único candidato capaz de somar para varrer o PT para o lixo da História.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cidadão Brasileiro

                                      23/11/2020 12:57:12

                                      Seu raciocínio tb se aplica à China, não? Os fins da diplomacia são as vantagens financeiras, não as bravatas ideológicas - estas são úteis apenas para os espertalhões alcançarem o poder e nele se agarrarem às custas dos tolos fanáticos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Fernando Nunes

                                    23/11/2020 2:31:05

                                    Ao que parece, o Putin simpatizou com Bolsonaro diante do não reconhecimento do Biden como Presidente, visto que o sleep Joe ainda não é presidente e que pretende se complicar com o Putin e vai se dar mal. Bolsonaro por sua vez, vê em Putin um parceiro comercial, o que é muito interessante para o Brasil.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    Fim dos comentários.