i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Sociedade

A cultura do cancelamento e o caso Narloch

  • Por Diogo Schelp
  • 12/07/2020 18:10
Doação de sangue: fim da discriminação
Doação de sangue: fim da discriminação| Foto: Camila Souza/GOVBA

Um grupo de intelectuais e artistas renomados — de esquerda, centro e direita — divulgou na última terça-feira (7) um manifesto contra a cultura do cancelamento no site da Harper's Magazine, uma revista americana. Com o título "Carta sobre Justiça e Debate Aberto", signatários como o linguista e conspiracionista de esquerda Noam Chomsky, o escritor indiano/britânico Salman Rushdie, o cientista político conservador Francis Fukuyama e até a criadora de Harry Potter, a escritora J. K. Rowling, entre outros, dizem que o "clima de intolerância" e a censura estão se enfronhando entre as pessoas que dizem lutar contra as "ameaças à democracia" de nosso tempo.

"Não se pode permitir que a resistência endureça sua própria forma de dogma e coerção", diz (em tradução livre) o manifesto. Essa coerção se manifesta por meio de "uma intolerância a visões discordantes, uma onda de humilhações públicas e ostracismo e a tendência de dissolver questões políticas complexas em uma certeza moral que provoca cegueira".

A carta aberta dá exemplos de como a livre troca de ideias está sendo reprimida: "Editores são demitidos por publicar textos controversos; livros são retirados do mercado por alegada falta de autenticidade; jornalistas são impedidos de escrever sobre certos assuntos; professores são investigados por citar obras de literatura em sala de aula; um pesquisador é demitido por compartilhar um estudo acadêmico revisado pelos pares; e chefes de organizações são dispensados por cometer atos que às vezes não passam de erros desajeitados. Quaisquer que sejam os argumentos em torno de cada episódio particular, o resultado tem sido o estreitamento progressivo do que pode ser dito sem a ameaça de punição."

Alguns dos principais jornais e sites brasileiros repercutiram a carta dos intelectuais contra o que podemos chamar de "cultura do cancelamento". Editores e diretores dos principais veículos de comunicação do país certamente acompanharam a discussão que o manifesto gerou. Mas, em alguns casos, não adiantou nada. Entrou por um ouvido e saiu pelo outro.

Poucos dias depois, o escritor e jornalista Leandro Narloch foi demitido da CNN Brasil depois de ser acusado por alguns blogueiros e pela militância das redes sociais de ter feito comentários homofóbicos em um programa do canal de TV. O tema do noticiário era a permissão para que homens gays doem sangue, concedida em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Narloch se manifestou claramente a favor da decisão, que derrubou uma proibição injusta e discriminatória.

Mas isso não o livrou do "cancelamento". Seu pecado foi ter usado uma expressão que caiu há tempos em desuso e é considerada preconceituosa pela comunidade LGBTQ+ ("opção sexual") e formular uma explicação atrapalhada sobre as estatísticas que justificavam a proibição à doação de sangue por homens gays. Mas, em essência, o que ele defendeu é que a restrição obedeça a um critério de comportamento de risco, seja o doador hetero ou homossexual. Ou seja, repito, ele se posicionou a favor da derrubada da regra discriminatória para a doação de sangue, baseada no conceito de "grupos de risco".

Não adiantou Narloch tentar se explicar. Seus chefes na CNN Brasil, incapazes de analisar o caso com serenidade, se renderam à campanha de cancelamento e o demitiram de uma forma que contribuiu para a humilhação pública. Pior que a demissão é o carimbo de homofóbico, coisa que ele não é. O caso Narloch pode ser facilmente enquadrado nos exemplos de repressão à livre troca de ideias listados na "Carta sobre Justiça e Debate Aberto" e citados acima. Foi um episódio explícito de "estreitamento progressivo do que pode ser dito sem a ameaça de punição".

Narloch tem um dom para produzir polêmicas e muitas vezes erra a mão. Mas um país precisa de pessoas que desconfiam de explicações prontas e da lógica do senso comum. Um polemista pode e deve ser criticado. Mas calar uma voz polêmica é o mesmo que calar a própria voz. O próximo a ser cancelado pode ser quem cancela. O resultado é o fortalecimento justamente dos extremos que se deseja combater, como alertaram os autores do manifesto acima.

Prova disso é que um dos poucos que defendeu Narloch foi o presidente Jair Bolsonaro. O presidente escreveu no Twitter que o escritor é um dos que têm "idéia própria e independência. Isso já é suficiente para serem considerados nocivos dentro de grande parte da mídia, hoje completamente dominada pelo pensamento de esquerda radical".

Mas não nos deixemos enganar pelas palavras de Jair Bolsonaro, que apenas finge se importar com idéias próprias e independência jornalística. Afinal, ele vive reclamando de quem o critica na imprensa e colocou seu ministro da Justiça, num evidente desvio de função, para enquadrar na Lei de Segurança Nacional um cartunista que o chamou de nazista (Renato Aroeira) e, na semana passada, um colunista da Folha de S.Paulo que expressou o desejo que ele morra de covid-19 (Hélio Schwartsman). Estão ambos errados, na minha opinião. Isso não justifica censurá-los ou puni-los. Alguém deveria mostrar a Bolsonaro as charges que eram feitas para desmoralizar e atacar D. Pedro II — e que o imperador tolerava por respeito à liberdade de expressão.

Os blogs, sites e perfis em redes sociais que apoiam Bolsonaro e que ele já chamou de sua "imprensa a favor" têm seus próprios métodos de humilhação pública e destruição de reputação de quem pensa diferente. É a cultura do cancelamento da esquerda com sinal trocado.

"A restrição do debate, seja por um governo repressivo ou por uma sociedade intolerante, invariavelmente prejudica aqueles que não têm poder e torna todos menos capazes de ter participação democrática. O caminho para combater idéias ruins é pela exposição, pelo argumento e pela persuasão, não pela tentativa de silenciá-las ou varrê-las para longe", diz o manifesto dos intelectuais. Faltou combater Narloch com argumentos.

Com editores e diretores que se amedrontam e se dobram diante da intolerância que vem de baixo ao livre debate de ideias, a imprensa brasileira jamais será capaz de resistir à repressão que vem de cima.

36 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 36 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Anna

    ± 36 dias

    Assim grandes jornalistas e comentaristas são tirados do ar. A patrulha do politicamente correto esquerdista já destruiu a reputação de muita gente boa. A CNN mantém o Copolla pra disfarçar seu viés.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anna

    ± 36 dias

    Assim grandes jornalistas e comentaristas são tirados do ar. A patrulha do politicamente correto esquerdista já destruiu a reputação de muita gente boa. A CNN mantém o Copolla pra disfarçar seu viés.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raphael

    ± 76 dias

    Até quando critica a esquerda tem que dar um jeito de forçar uma crítica à direita para pagar o pedágio para a patrulha. Tava indo tão bem... Mas não tem jeito... Esquerdista quando não kh na entrada, kh na saída.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 77 dias

    Quem fala que existe na direita uma esquerda com sinal trocado claramente não entende o coletivismo reinante na esquerda, a total ausência de respeito à verdade (verdade subjetiva) e a limitação de tudo à um mero jogo de poder. Quem fala que os inversos se equivalem claramente não entendeu a esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Toledo

    ± 77 dias

    O articulista desconhece o artigo 138 do código penal que versa sobre o delito de calúnia? "Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Detenção, de seis meses a dois anos, e multa" Desconhece, ademais, o artigo 20 e o parágrafo 1º da lei 7.716? Há, portanto, provas cabais que justificam acusar o presidente de apologia ao nazismo, ideologia macabra e sistema político assassino responsável por um genocídio irracional? Para esse tipo de irresponsabilidade não há liberdade de expressão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 77 dias

    O Schlep-Schlep não faz nem questão de disfarçar seu esquerdismo. Até quando critica a esquerda tem que dar um jeito de forçar uma crítica à direita para pagar o pedágio para a patrulha. É o pavor de ser cancelado, assim como fizeram como o Narloch. Comunista é muito p. no c. mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Moreira de Abreu

    ± 77 dias

    Não está na hora de termos uma TV de direita tipo a FOX nos EUA? Se a esquerda tem a Folha, Estadão, Globo, Veja, Isto É, Carta Capital, por que não podemos ter um veículo que divulgue o pensamento de direita?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luciano

      ± 77 dias

      Já estão cancelando o Schelp.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renato BM

      ± 77 dias

      Então cara, tá entrando o site do Lacombe que vai fazer o que a GP não faz: declarar sua posição claramente e cumprir o que diz, ao invez de deixar esses colunista de esquerda ficar falando besteira. Depois simplesmente escrevem que "o artigo não reflete a posição do jornal". Reflete sim e engana a nós os leitores. Casa dia estou desistindo de ler a GP. Vamos pro Lacombe...vamos ver que vai dar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NIWA

    ± 77 dias

    Achei exagerada essa reação da CNN. Senti até uma grande preocupação do Narloch em não ser homofóbico nas palavras usadas. O problema talvez seja o fato de que, quando não dominamos um assunto, acabamos revelando isso ao utilizarmos termos impróprios. No caso de comentar uma questão relacionada a preconceito, o risco é parecer preconceituoso. Em outros termos, apesar de concordar que existe uma cultura de cancelamento muitas vezes injusta, penso que o jornalismo poderia repensar o papel desses comentaristas generalistas, somente pelo fato de que ninguém entende de tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 77 dias

    "O próximo a ser cancelado pode ser quem cancela". Simples e excelente colocação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gisele Menezes vilela

    ± 77 dias

    Entendo, não só como louvável, mas de de extrema relevância a "carta aberta", objeto do presente artigo, contudo, percebo que o autor, infelizmente, não conseguiu internalizá-la de forma adequada, quando questiona o uso da lei de segurança nacional pelo Ministro da justiça e, ao mesmo tempo, as defende com veemência no famigerado "inquérito das fake news" (em seu artigo publicado no UOL, em 16.06.20), que, inclusive, levou à prisão colegas seus jornalistas sem qualquer embasamento legal para tal, ferindo de morte o que o autor deste artigo supostamente alega defender. Lembrando, por oportuno, que nenhuma prova foi apresentada contra os jornalistas presos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 77 dias

    Schelp, volte lá pra sua "Vejinha". Ou vá lá pra Falha? A perseguição que o "Bozo" sofre da imprensa mainstream, da mídia progressista não se viu antes na história "deztepaís". Nunca vi, ouvi Bolsonaro defender a censura. Que fazia isso, prezado, eram os petistas. Lembra? Claro que não. Os Schelpes da vida querem mesmo é "cancelar o Bozo", e qualquer outro que defenda valores liberal/conservadores. O Alcalumbre é outro exemplo do cancelamento. Daqui a pouco o Coppolla, lá da esquerdista/progressista CNN, será a bola da vez, Podem esperar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Barros

    ± 77 dias

    Grande decepção com a CNN.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON MUGNAINI

    ± 77 dias

    Imagino o que aconteceria com o Millor Fernandes caso ainda fosse vivo!....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luciano

      ± 77 dias

      Bem lembrado. Ele descia o porrte em qualquer um e "chamava para briga" no ringue intelectual. Ningém ousava subir no ringue com ele, mas nem por isso tentaram impedí-lo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rosianne Leandro

    ± 77 dias

    Parabéns pelo texto... Muito correto...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    James Paul Macca

    ± 77 dias

    Muito esclarecedor. Chega de discurso de ódio, venha de onde vier.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marisa Barreto

    ± 77 dias

    Texto perfeito

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 77 dias

    Mas quem começou com esse patrulamento? Não foram os progessistas? Os amantes das causas mais lindas da humanidade? A discriminaçao de gays na doação de sangue atendeu a um dado estatístico e que por consequência pode se incluido os heterossexuais com comportamento xexual promiscuo. As ilações que se pode levar são as verdades desconcertantes. Agora o nobre articulista não fez a mea culpa que deveria. Provavelmente, também contribuiu para essa perseguição absurda a qualquer a um que tenha uma opinião contrária. Se eu for contra as cotas raciais, sou racsta?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABFeitoza

    ± 77 dias

    Muito hom. Esta lenga-lenga de “ discurso de ódio “ é o ovo da serpente do autoritarismo através da “censura do bem”. Morte ao ovo da serpente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 77 dias

    Que decepção com a CNN.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romeu

    ± 77 dias

    Bonoro 2022, 26, 30, 34..... até essa meia dúzia de esquerdinhas barulhentos descobrirem que o melhor é parar de falar e fazer mer d a.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tony

    ± 77 dias

    O triste de ver é o silêncio da grande maioria da população que claramente não apoia essa turba minúscula e barulhenta dessa famigerada ideologia woke. Quando esse gigante acordar teremos outra guerra mundial, só que na esfera da cultura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano

    ± 77 dias

    Excelente texto. Enorme decepção essa CNN.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovanna Chiodi

    ± 77 dias

    Por ter sido decisão monocrática do ministro Facchin, a ANVISA muito sabiamente não acatou a decisão. A questão envolve muito mais saúde publica. O debate deveria girar em torno de não misturar o politicamente correto com questões de saúde publica. Uma breve pesquisa em artigos da OMS de 2010 esclarecerá por qual motivo a ANVISA não aceitou a decisão do STF. E qto a liberdade de expressão ela acaba qdo os ditos " formadores de opinião" entram em uma seara que desconhecem totalmente, no caso aqui a ciência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    ± 77 dias

    A máscara de "isentona" da CNN caiu de vez. É esquerda igual a matriz americana. Seria tbm uma boa hora do Caio Copolla abandonar essa canoa furada e investir em novos projetos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 78 dias

    Tudo onde se mete o STF da confusão. Só quero ver no dia que o STF me obrigue a receber lgbt xyz em minha casa

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    H. Romeu Pinto

    ± 78 dias

    Colocar no mesmo balaio críticas ao governo com desejo de morte do governante é de cair o c* da bunda!... Quem leu esse arrazoado de palavras até o fim entendeu que demissões, por pura pressão dos grupos que estão acima do bem e do mal, ainda assim são toleráveis. Mas o Bonoro racista, taxidermista, xiita, esse não. Como diria FHC: Assim não pode, assim não dá!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 78 dias

    Não entendi o articulista, deu um jeito de arrumar uma culpa para o B38. Quem. tem feito *****, perseguidos pessoas, é a esquerda e não a direita ou Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 78 dias

    No Brasil se pode criticar todo mundo, exceto os deuses do STF e a turma dos LGVT...WYXZ. Se mexer com um desses , o mundo cai na cabeça do infeliz, se ele for de direita. Se for da esquerda, ainda recebe elogios dos coleguinhas. Não entendo como o William Waack, vítima de injustiça semelhante na Globo, não manda a CNN a ***.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 78 dias

    Pior que o Narloch nem falou toda a verdade. Para começar eu nem consigo entender como o Judiciário pode julgar "orientações médicas". Claro, na verdade não poderia, mas estamos falando do STF... a orientação, ademais, evidentemente se circunscrevia à questão puramente médica e não fazia absolutamente nenhum juízo de valor, razão pela qual deveria ser considerada ridícula ou risível a alegação de que se trata de uma "regra discriminatória". Quanto ao "cancelamento", de resto, não passa de uma espécie de censura branca, mais desonesta que a própria censura na medida em que esta última ao menos se assume como tal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Giovanna Chiodi

      ± 77 dias

      Sábias palavras. Narloch foi condenado pela forma, mas o seu conteúdo está totalmente equivocado do ponto de vista da ciencia. Infelizmente as narrativas do politicamente correto querem mudar condutas cientificas. O Brasil cansa. A superficialidade de idéias é fruto de uma educação de baixíssima qualidade e valores intelectuais totalmente equivocados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 78 dias

    Como um pequeno grupo de pessoas ativistas podem comandar o debate e orientar conforme seu entendimento e impor à maioria esmagadora essas atitudes tão drásticas. Tem que ter uma explicação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joxi

    ± 78 dias

    O bom senso parece querer "dar a cara". Parabéns aos artistas que escreveram o manifeto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BDSC

    ± 78 dias

    começou até bem, mas quando foi criticar o bolsonaro meteu os pés pelas mãos e só escreveu sandice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.